PTBR/Prabhupada 0918 - Tornar-se inimigo de Krishna não é muito lucrativo. Melhor se tornar amigo



730421 - Lecture SB 01.08.29 - Los Angeles

Então, aqui é dito: na veda kaścid bhagavaṁś cikīrṣitam (SB 1.8.29). "Ninguém sabe qual é o propósito de Seu aparecimento e desaparecimento. Ninguém sabe." Então tava, tava īhamānasya nṛṇāṁ viḍambanam (SB 1.8.29). É confuso. Ninguém pode entender qual é o real propósito. O verdadeiro propósito é a Sua vontade. "Deixe-me ir e ver". Ele não precisa vir pra matar os demônios. Há tantos agentes, que se houver um vento forte, milhares de demônios podem ser mortos em um momento. Então Kṛṣṇa não precisa vir pra matar os demônios. E Ele não precisa também vir dar proteção ao devoto. Por simples vontade, tudo está lá. Mas ele faz um passatempo prazeroso, "Deixe-me ir e ver".

Às vezes Ele quer lutar. Porque o espírito de luta também está em Kṛṣṇa. Caso contrário, de onde o tiramos? Porque somos parte integrante de Kṛṣṇa, todas as qualidades de Kṛṣṇa em quantidade minima, estão dentro de nós. Somos uma amostra de Kṛṣṇa, mas de onde conseguimos esse espírito de luta? O espírito de luta está em Kṛṣṇa. Portanto, assim como às vezes um grande homem ou reis, eles encarregam algum lutador para lutar. Eles, eles pagam o lutador para lutar com o rei. Mas ele não é inimigo. Ele está dando prazer ao rei lutando, simulando luta.

Da mesma forma, quando Kṛṣṇa quer lutar, quem vai lutar com Ele? Algum de Seus devotos, grandes devotos lutarão com Ele. Não ordinários. Assim como um rei, se ele quiser praticar luta simulada, um lutador muito exaltado, um lutador específico será contratado. Da mesma forma... Isso também é serviço. Porque Kṛṣṇa quer lutar, portanto, alguns de seus devotos descendem para se tornar Seu inimigo. Assim como Jaya-Vijaya. Este Hiraṇyakaśipu e Hiraṇyākṣa. Você acha que eles são entidades vivas comuns? Se... que... Nṛsiṁhadeva, o próprio Deus veio matá-lo. Você acha que eles são comuns? Não, eles não são comuns. Eles são devotos. Mas Kṛṣṇa queria lutar. No mundo de Vaikuṇṭha, não há possibilidade de lutar porque, por toda parte, todos estão envolvidos no serviço de Kṛṣṇa. Com quem Ele vai lutar? (risos) Por isso, ele envia algum devoto fardado de inimigo e Kṛṣṇa vem aqui para lutar com ele.

Ao mesmo tempo, para nos ensinar que se tornar inimigo, inimigo de Kṛṣṇa não é muito lucrativo. Melhor se tornar amigo. Isso será lucrativo. (risos) Portanto, é dito que: na veda kaścid bhagavaṁś cikīrṣitam (SB 1.8.29). "Ninguém sabe qual é o propósito de Seu aparecimento e desaparecimento." Tava īhamānasya nṛṇāṁ viḍambanam. "Você está neste mundo, assim como o ser humano comum. Isso é confuso." Portanto, o homem comum não pode acreditar. "Como Deus pode se tornar pessoa comum como...?" Kṛṣṇa está encenando. Mas Ele não estava fazendo papel de uma pessoa comum. Ele estava encenando como Deus. Onde houvesse necessidade...

Assim como Ele se casou com 16 mil esposas. Quando ele se casou, ele era um, e 16 mil meninas ofereceram rendição a Kṛṣṇa que: "Nós estamos agora seqüestradas. Se nós formos para casa, ninguém se casará conosco". Isso é um sistema Védico rigoroso. Se uma garota solteira sair de casa mesmo por uma noite, ninguém se casará com ela. Isso ainda ocorre. Ninguém se casará. Então este é o sistema antigo. Todas as 16 mil meninas que foram sequestradas por Bhaumāsura... Então elas rezaram à Kṛṣṇa e Kṛṣṇa veio, matou Bhaumāsura, libertou todas as meninas. Então, quando Kṛṣṇa requisitou: "Agora vocês podem voltar com segurança à casa de seus pais", elas responderam: "Senhor, se voltarmos à casa de nossos pais, qual será nosso destino? Ninguém se casará conosco. Porque este homem, este rākṣasa, eles nos seqüestraram". "Então o que você quer?" "Queremos que Você se torne nosso marido". Então Kṛṣṇa é tão gentil. "Sim." Imediatamente aceitou. Isso é Kṛṣṇa.

Agora, quando elas foram trazidas pra casa, não que as 16 mil esposas terão que esperar 16 mil noites para se encontrar com Kṛṣṇa. (risos) Kṛṣṇa se expandiu em 16 mil formas, e construiu 16 mil palácios, e estabelecimentos, em cada palácio... A descrição está lá no... Esse é Bhagavān. Então, esses patifes, eles não conseguem entender. Eles criticam Kṛṣṇa, que Ele era cheio de luxúria. Ele se casou com 16 mil esposas. (risos) Mesmo que Ele fosse cheio de luxúria, Ele seria ilimitadamente luxurioso. (risos) Porque Ele é ilimitado. Por que 16 mil? Se Ele se casasse com 16 milhões de esposas ainda seria imperfeito. Isso é Kṛṣṇa.