PTBR/Prabhupada 0919 - Krishna não tem inimigo. Krishna não tem amigo. Ele é completamente independente



730421 - Lecture SB 01.08.29 - Los Angeles

Prabhupāda: Então, para Kṛṣṇa, não existe tal coisa, que você pode acusar Kṛṣṇa como luxurioso, sensual. Não. Ele mostrou favor a todos os seus devotos. Há muitos devotos de Kṛṣṇa. Alguns devotos pedem a Kṛṣṇa que Se torne seu marido. Alguns devotos pedem a Kṛṣṇa que Se torne seu amigo. Alguns devotos pedem a Kṛṣṇa que Se torne seu filho. E alguns devotos pedem para que Se torne seu companheiro em brincadeiras. Desta forma, milhões e trilhões de devotos estão por todo o universo. E Kṛṣṇa deve satisfazer todos eles. Ele não requer nenhuma ajuda dos devotos. Mas, como os devotos querem... Então essas 16.000 devotas queriam Kṛṣṇa como seu marido. Kṛṣṇa concordou. E isso é... Assim como o homem comum. Mas, como Deus, Ele se expandiu em 16 mil formas.

Então Nārada veio ver. "Kṛṣṇa casou-Se com 16 mil esposas. Como Ele está lidando com elas, deixe-me ver". Então ele, quando ele veio aqui, viu em 16.000 palácios, Kṛṣṇa está agindo de forma diferente. Em um lugar, Ele está conversando com Sua esposa, em outro lugar que Ele está brincando com Seus filhos. Em outro lugar, Ele está recebendo a cerimônia de casamento de Seus filhos e filhas. De tantas, 16 mil maneiras Ele está comprometido. Isso é Kṛṣṇa. Kṛṣṇa, embora... Assim como, Ele estava brincando como uma criança comum. Mas quando a Mãe Yaśodā queria ver Sua boca aberta, se Ele comeu terra, sujeira, Ele mostrou dentro de Sua boca todos os universos. Então, isso é Kṛṣṇa. Embora Ele esteja brincando como criança comum, ser humano comum, Mas quando há necessidade, Ele mostra Sua natureza Divina.

Assim como Arjuna. Ele estava dirigindo a carruagem, mas quando Arjuna queria ver a Sua forma universal, imediatamente Ele o mostrou. Milhares e milhões de cabeças e armas. Isso é Kṛṣṇa. Então na yasya kaścit. Caso contrário Kṛṣṇa não tem inimigo. Kṛṣṇa não tem amigo. Ele é completamente independente. Ele não depende de inimigo. Mas Ele encena dessa forma para o benefício do então-chamados amigo e inimigo. Ele é Kṛṣṇa... Essa é a natureza absoluta de Kṛṣṇa. Quando Kṛṣṇa favorece tanto como inimigo ou como amigo, O resultado é o mesmo. Portanto, Kṛṣṇa é absoluto.

Muito obrigado.

Devotos: Jaya Prabhupāda!