PTBR/Prabhupada 0940 - O mundo espiritual significa que não há trabalho. Existe apenas ananda, felicidade



730427 - Lecture SB 01.08.35 - Los Angeles

Então, aqui neste mundo material, quem nasce, ele não deve pensar, que "eu sou um convidado honrado ou genro honrado". Não. Todo mundo tem que trabalhar. Isso você vê, o mundo todo. No seu país existe um presidente, em todos os lugares - ele também trabalha duro dia e noite. Caso contrário, ele não pode manter sua presidência. Isso não é possível. Todo o cérebro está congestionado em assuntos políticos. Tantos problemas, soluções. Ele tem que trabalhar. Da mesma forma, um homem na rua, ele também tem que trabalhar. Esta é a natureza, a natureza material. Você tem que trabalhar. Não é o mundo espiritual. O mundo espiritual significa que não há trabalho. Existe apenas ananda, felicidade. Isso você vê ao ler o livro de Kṛṣṇa. Eles não estão trabalhando. Kṛṣṇa está indo com os bezerros e as vacas. Isso não é trabalho. Isso é diversão. Isso é diversão. Eles estão dançando, estão indo para a floresta, estão sentados na margem do Ganges. Às vezes, os demônios estão atacando, Kṛṣṇa está matando. Isso é tudo prazer, diversão. Ānanda-mayo 'bhyāsāt. Esse é o mundo espiritual.

Assim como, use uma amostra de atividade espiritual. Nós estamos... Temos tantos ramos, tantos membros, mas não estamos trabalhando. Simples, uma amostra da vida espiritual. Nossos vizinhos têm inveja: "Como essas pessoas dançam, cantam e comem?" (risos) Porque eles estão trabalhando duro como cães e gatos, e nós não temos essa responsabilidade. Não temos que ir ao escritório ou indústria. Basta ver, exemplo prático. Este é apenas um pequeno toque da vida espiritual. Simplesmente você está tentando chegar à vida espiritual, uma amostra. Na amostra existe tanto prazer, na amostra, imagine o que é realidade. Qualquer um pode perceber. Isso é prático. Você toma a vida espiritual, estamos convidando! "Por favor, venha, junte-se a nós. Cante, dance com a gente. Receba prasādam, seja feliz." "Não, não, temos que trabalhar." (Risos) Apenas veja. Qual é o nosso envolvimento? Nós estamos simplesmente solicitando: "Por favor, venha.""Não." "Por quê?" "Eu devo trabalhar como gatos e cachorros", isso é tudo.

Então, apenas tente entender. Esta é a diferença entre a vida espiritual e a vida material. A vida material significa que você tem que trabalhar. Você será forçado. Avidyā-karma-saṁjñānyā tṛtīyā śaktir iṣyate (CC Adi 7.119). Ao analisar a energia de Kṛṣṇa no Viṣṇu Purāṇa é dito, viṣṇu-śaktiḥ parā proktā. Viṣṇu, a energia de Viṣṇu é parā, energia superior ou energia espiritual. Parā. Parā e aparā, você leu no Bhagavad-gītā. Apareyam itas tu vidhi me prakṛtiṁ parā (BG 7.5). Quando Kṛṣṇa está analisando, dois tipos de natureza, parā e aparā, inferior e superior. Isso também é natureza, bhūmih, āpaḥ, analo, vāyuḥ, terra, água, fogo, ar. Essa também é a natureza de Kṛṣṇa. Kṛṣṇa diz vidhi me prakṛtiḥ aṣṭadhā. "Estes oito tipos de natureza material, eles são a Minha natureza, eles são a Minha energia. Mas eles apareyam. Mas esta é a energia inferior. E há outra, natureza superior." "O que é isso, senhor?" Jīva-bhūta, essa energia viva. E esses patifes, eles não sabem que existem duas naturezas trabalhando - a natureza material e a natureza espiritual. A natureza espiritual está dentro da natureza material; portanto, esta está funcionando. Caso contrário, a natureza material não tem o poder de trabalhar de forma independente. Essa coisa simples, os tão chamados cientistas, não conseguem entender.