PTBR/Prabhupada 0960 - Qualquer um que nega a existência de Deus, ele é um louco



750624 - Conversation - Los Angeles

Prabhupāda: A desfrutadora e sofredora verdadeira é a alma, não esse corpo. Quando a alma está fora desse corpo, o corpo não é mais desfrutador ou sofredor; é um pedaço de matéria. A sensação de prazer e sofrimento existe enquanto a alma está presente. Portanto, a alma é importante. E se você pode estudar a alma, então você pode entender o que é Deus.

Peter: Como você sabe que existe uma alma?

Prabhupāda: porque você está falando. Porque você está perguntando, eu entendo, a alma. Porque você é alma, então você está perguntando. Assim que a alma estiver fora de seu corpo, você não pode mais perguntar. Questionamento acaba.

Dr. Wolfe: Pode-se dizer que alma e vida são idênticas? Pode-se dizer que a alma e a vida são idênticas?

Prabhupāda: Sim. Idênticas ... A vida é o sintoma da alma. Porque a alma está presente, então a vida está presente. E, logo que a alma não está presente, não há mais vida. O sol está no céu, e a luz está presente, a luz do sol. Quando o sol se põe, não há mais luz; fica escuro.

Dr. Orr: O corpo é então pra ser resistido? O corpo deve ser disciplinado, resistido, ignorado? É o que você está sugerindo?

Prabhupāda: Ignorado?

Bahulāśva: Como tratar o corpo?

Dr. Orr: Como você trata o corpo?

Prabhupāda: Faça o melhor uso de um negócio ruim. (risos) É um negócio ruim. Mas temos que utilizá-lo.

Dr. Orr: Quando você diz, então, que tudo é parte de Deus, você faz uma exceção com corpo - o corpo não é divino.

Prabhupāda: Sim.

Devoto: Não, ele está dizendo que quando dizemos que tudo é parte de Deus, o corpo é uma exceção. Ele diz que o corpo é uma exceção. O corpo não é parte de Deus?

Prabhupāda: Não, por quê? O corpo também é parte. Sim, isso eu expliquei.

Dr. Judah: Māyā-śakti.

Prabhupāda: Sim, é outra energia.

Dr. Orr: Ah, eu vejo.

Dr. Judah: Energia inferior de Kṛṣṇa.

Dr. Orr: energia inferior.

Prabhupāda: Tudo é energia de Deus, então o corpo também é energia de Deus. Portanto, o melhor uso do corpo é que a energia de Deus deve ser utilizada para Deus. Então ele é... o corpo é espiritualizado. O corpo também é energia de Deus e se está envolvido no serviço de Deus então o corpo não é mais um negócio ruim, é um bom negócio. (pausa)

Prabhupāda: se o inquilino pensa que "Este apartamento é meu. Eu sou o proprietário", então ele está errado. Se ele sabe perfeitamente que pertence ao arrendador, "Eu recebi para uso", então isso é conhecimento.

Dr. Wolfe: Śrīla Prabhupāda, e o inquilino pode ser facilmente despejado.

Prabhupāda: Sim. Despejado. Naquele momento, ele conhece o proprietário, (risos) quando ele é expulso. Isso é afirmado também no Bhagavad-gītā: mṛtyuḥ sarva-haraś cāham (BG 10.34). Aqueles que não acreditam em Deus, para eles Deus virá um dia como a morte, "Agora acredite em Mim. Saia!" Acabou. Todo seu orgulho terminado. Seu orgulho, sua propriedade, sua família, seu saldo bancário, seu prédio de arranha-céu - tudo tirado de você: "Acabou. Sai fora". Este é Deus. Agora entende Deus? Acreditando ou não acreditando, Deus virá um dia. Ele irá levá-lo, tirar o seu tudo e "Sai fora!" Isso é Deus. Você acreditando ou não acreditando, não importa. O mesmo exemplo: o inquilino pode não acreditar no senhorio, mas quando o senhorio virá com a ordem do tribunal, "Saia fora" então você tem que sair. Isso é tudo. Isso é afirmado no Bhagavad-gītā, que "Aqueles que não são crentes em Deus, para eles, Eu venho como a morte e tiro tudo deles. Acabou." Aquele tem que acreditar. "Sim, tão certo quanto a morte". Então, Deus é certo. Você pode desafiar enquanto você possui essa vida curta por alguns anos, (risadas) mas Deus virá e afastará você do seu presente orgulho, posição de prestígio, "Sai fora". Então, a menos que alguém seja louco, ele não pode dizer: "Não existe Deus". Qualquer um que nega a existência de Deus, ele é um louco.

Dr. Wolfe: Prabhupāda, não seria melhor dizer que ele é cego, ele é estúpido?

Prabhupāda: Sim, a mesma coisa. Louco é a soma total de toda a estupidez. (risos) Quando digo louco, é a soma total de todos os tipos de estupidez. (ao lado:) Agora você pode dar-lhes prasādam. Eu acho que ocupamos seu tempo.