PTBR/Prabhupada 0976 - Não há questão alguma de superpopulação. Esta é uma teoria falsa Não há questão alguma de superpopulação. Esta é uma teoria falsa



Lecture on BG 4.13 -- New York, April 8, 1973

Se Deus pode criar, Ele também pode manter. E, na verdade, esse é o fato. Eu estou viajando por todo o mundo. Há tantos lugares vagos na superfície do globo, que dez vezes mais do que a população atual pode ser facilmente mantida. Mas nós, nós, não sabemos como usá-los. Na África, na Austrália, na sua América, terra suficiente ainda à disposição. Mas porque nós estamos invadindo a terra de Kṛṣṇa, a dificuldade está presente. A China está superpovoada. A Índia está superpovoada.

Mas nós, se tomarmos a consciência de Kṛṣṇa, essas dificuldades acabarão em um segundo. Consciência de Kṛṣṇa significa entender que tudo é de Kṛṣṇa. Eu também sou de Kṛṣṇa. Isso é consciência de Kṛṣṇa. Na verdade, isso é o fato. Tudo... Kṛṣṇa significa Deus. Tudo pertence a Deus. Eu também pertenço a Deus. Īśāvāsyam idaṁ sarvam (ISO mantra 1). Tudo pertence a Deus. Isso é um fato. Mas nós não aceitamos o fato. Nós aceitamos algo ilusório. Portanto, isso é chamado māyā.

Assim como os americanos. Eles estão reivindicando que esta terra é para o grupo americano. Da mesma forma, outras nações, elas estão... Mas a terra na verdade pertence a Deus. A terra, o céu, a água e os produtos da terra, do céu, da água, tudo pertence a Deus. E nós somos filhos de Deus. Temos o direito de viver às custas do pai. Assim como nós vivemos, crianças pequenas. Elas vivem às custas do pai. Da mesma forma, nós também vivemos pelo arranjo de Deus. Por que devemos afirmar que esta é nossa propriedade?

Essa é a ideia do comunismo espiritual. Em Bhagavata essas coisas são declaradas, como sentir o comunismo espiritual. No comunismo espiritual... Os comunistas atuais, eles estão pensando apenas no ser humano. E os animais estão sendo enviados para os matadouros. Embora o ser humano e o animal nasçam na mesma terra... Na verdade, eles também são nacionais. Nacional significa aquele que nasce naquela terra em particular. Então porque não estes animais, nacionais? Mas porque eles não têm consciência de Kṛṣṇa, eles não podem pensar tão amplamente. Eles acham que nacionalismo significa o que é limitado ao ser humano, não aos animais, não às árvores.

Mas quando você se torna consciente de Kṛṣṇa, você entende que as árvores, as plantas, os répteis, os aquáticos, os seres humanos, as bestas, todos, cada um e todos, parte e parcela de Deus. De acordo com o seu karma, eles têm corpos diferentes, a cor, como expliquei. De acordo com kāraṇam guṇa-sango 'sya sad-asad-janma-yoniṣu (BG 13.22). Essas coisas são descritas no Bhagavad-gītā. O indivíduo tem um tipo diferente de corpo de acordo com o seu karma. Karmaṇā daiva netreṇa jantor deha upapattaye (BG 13.22). Pelo karma nós criamos o próximo corpo. Então esta é uma ciência grandiosa. As pessoas não sabem como as coisas estão acontecendo, como existem tantas espécies de vida, como um é tão chamado feliz, outro tão conhecido como angustiado. Por que um é rico, outro é pobre. Por que existem tantos planetas? Por que alguns deles são semideuses e alguns deles são seres humanos, alguns deles são animais? É uma grande ciência, mas não há cultivo desse conhecimento nas universidades modernas ou instituições de ensino. Talvez sejamos o único grupo de homens, estamos tentando propagar esta ciência da consciência de Kṛṣṇa. Mas é uma ciência perfeita para entender a posição.