PTBR/Prabhupada 0989 - Pela graça do Guru pode-se alcançar Krishna. Isso é bhagavad-bhakti-yoga



740724 - Lecture SB 01.02.20 - New York

Prabhupāda: Entender Kṛṣṇa não é uma coisa comum. Kṛṣṇa fala,

manuṣyāṇāṁ sahasreṣu
kaścid yatati siddhaye
yatatām api siddhānāṁ
kaścin vetti māṁ tattvataḥ
(BG 7.3)

Portanto, esta verdade é compreensível através da... Através da misericórdia de Kṛṣṇa ou através de representantes de Kṛṣṇa. No Bhagavad-gītā Kṛṣṇa fala,

mayy āsakta-manāḥ pārtha
yogaṁ yuñjan mad-āśrayaḥ
(BG 7.1)

Mad-āśrayaḥ. Mad-āśrayaḥ significa: "Sob Minha... Sob Mim... Na verdade, isso significa... Mad-āśrayaḥ significa, aquele que toma abrigo de Kṛṣṇa, ou aquele que se rendeu a Kṛṣṇa, sem qualquer reserva. Essa pessoa chama-se mad-āśrayaḥ, ou aquele que toma abrigo perfeitamente em Kṛṣṇa. Então, este yoga, este bhakti-yoga, como é afirmado aqui, bhagavad-bhakti-yogataḥ... Portanto, bhagavad-bhakti-yoga pode ser aprendido quando a pessoa toma abrigo integral aos pés de lótus de um Bhagavad-bhakta. Isso é chamado de bhagava-bhakta. Ele não pode se tornar um Bhagavad-bhakta independente, sem se importar com seu mestre espiritual. Isso é um absurdo. Isso é patifaria. Ele nunca será capaz.

Estamos cantando diariamente, yasya prasādād bhagavat-prasādo. Mas você não sabe o significado, infelizmente. Yasya prasādād: se o mestre espiritual está satisfeito, então Bhagavān está satisfeito. Não de forma independente... Yasya, yasya prasādād. Nos dez tipos de ofensas, a primeira ofensa é guror avajñā, desobedecer as ordens do guru. e o negócio do guru é especialmente pregar a Consciência de Kṛṣṇa. E se alguém blasfemar uma pessoa que está pregando em todo o mundo a Consciência de Kṛṣṇa, esta é a maior ofensa. Mas estamos lendo dez tipos de ofensas, gurvaṣṭaka, e o guru... Você sabe o significado, o que é isso, śrī-guru-carana-padma? O que é essa música? Leia.

Devoto: Śrī-guru-carana-padma, kevala bhakati-sadma, bando mui sāvadhāna...

Prabhupāda: Ah, sāvadhāna mate, "com muito cuidado". Você canta esta canção - você sabe o significado? Não. Quem pode explicar o significado? Sim, você explica.

Devoto: Śrī-guru-carana-padma significa "os pés de lótus do guru". Kevala bhakati-sadma, que ele é um reservatório de toda a devoção, ou bhakti. Bando mui sāvadhāna significa que nós o adoramos com grande admiração.

Prabhupāda: Hmm. Leia. Leia as outras linhas.

Devoto: Jāhāra prasāde bhāi...

Prabhupāda: Ah, jāhāra prasāde bhāi. Depois?

Devoto: E bha va toriyā jāi.

Prabhupāda: E bhava toriyā jāi. Se alguém for, eu quero dizer, favorecido pelo guru, então, o caminho para atravessar a ignorância é claro. Jāhāra prasāde bhāi, e bha va toriyā jāi. Então, próxima linha?

Devoto: Kṛṣṇa-prāpti hoy jāhā hāte.

Prabhupāda: e krṣṇa-prāpti hoy jāhā hate: pela benevolência de um guru a pessoa recebe Kṛṣṇa. Este é o... Yasya prasādād bhagavat. Em toda parte. Este é o bhagavad-bhakti-yoga. Então, aquele que não tenha atingido este estágio, o que é este bhagavad-bhakti? Isto é patifaria. Este não é Bhagavad...

evaṁ prasanna-manaso
bhagavad-bhakti-yogataḥ
(SB 1.2.20)