PTBR/Prabhupada 0996 - Eu não subordinei vocês a me seguirem. A única atração foi cantar



730406 - Lecture SB 02.01.01-2 - New York

Prabhupāda: Então Parīkṣit Mahārāja questionou a Śukadeva Gosvāmī... "Qual é o meu dever? Agora que eu vou morrer dentro de sete dias, qual é o meu dever?" Então ele perguntou sobre Kṛṣṇa porque Parīkṣit Mahārāja, nascido em uma família Vaiṣṇava, neto de Arjuna... Os Pāṇḍavas, eles são Vaishnavas e devotos de Kṛṣṇa, então, desde a infância, ele teve a oportunidade de adorar Kṛṣṇa. Ele estava brincando com as deidades de Kṛṣṇa, então naturalmente ele estava inclinado a ouvir sobre Kṛṣṇa. Então ele perguntou: "Qual é o meu dever? Devo simplesmente ouvir sobre Kṛṣṇa ou alguma outra coisa? Então, ao ouvir essa pergunta, Śukadeva Gosvāmī está parabenizando, varīyān eṣa te praśnaḥ: (SB 2.1.1) "Oh, sua pergunta é muito maravilhosa, muito bem vinda, varīyān." Varīyān significa "muito bem-vindo", o que eu atribuí, varīyān. Glorioso, sim. "Glorioso praśnaḥ, porque você perguntou sobre Kṛṣṇa."

Assim varīyān eṣa te praśnaḥ kṛto loka-hitaṁ nṛpa: (SB 2.1.1) "Meu querido rei, esta questão é tão auspiciosa para todas as pessoas do mundo." Se você simplesmente perguntar sobre Kṛṣṇa ou ouvir sobre Kṛṣṇa, mesmo que não entendam, mas essa vibração de Kṛṣṇa... Assim como estamos cantando "Hare Kṛṣṇa", podemos não entender o que é o significado de Hare Kṛṣṇa, mas ainda assim, porque é um som transcendental, é auspicioso. Onde quer que você cante Hare Kṛṣṇa, eles podem ouvir ou não ouvir, é auspicioso para eles. Então estamos enviando nossos homens para saṅkīrtana nas ruas. Não importa se as pessoas estão ansiosas para ouvir ou não, mas é auspicioso. Isso criará uma atmosfera muito agradável à sociedade humana. Esse deve ser o nosso princípio. Não que porque estamos cantando, ninguém está se importando. Não ficaremos desapontados. Nosso, este movimento saṅkīrtana é tão bom que simplesmente cantando, a vibração criará uma atmosfera auspiciosa, varīyān eṣa te praśnaḥ (SB 2.1.1). Agora você pode ver praticamente aqueles que são membros antigos... Então eu comecei nessa Nova York naquela loja simplesmente cantando. Então eu não subornei vocês meninas e meninos americanos a me seguirem. Esta foi a única atração, o cantar. No parque da praça Tompkinson, este Brahmānanda Swami, ele foi o primeiro a dançar ao meu canto. (risos) Ele e Acyutānanda, essa foi a primeira dança do nosso movimento consciente de Kṛṣṇa. (risos) Sim. E eu não tinha mṛdaṅgas. Aquilo foi um, o que é aquilo?

Devoto: (indistinto) tambor.

Prabhupāda: tambor, tamborzinho. Então eu estava cantando Hare Kṛṣṇa de duas a cinco horas, três horas, e tantos meninos e meninas estavam vindo e se juntando, e ocorreu a primeira fotografia no Times. New York Times, eles apreciaram e as pessoas também apreciaram. Então, este cantar, no começo foi apenas cantando. Não havia mais nada. Naquela época não havia programa de distribuição de prasāda. Isso, mais tarde veio. Portanto, devemos estar sempre confiantes de que este canto não é uma vibração deste mundo material. Não é vibração do mundo material. Narottama dāsa Ṭhākura diz: golokera prema-dhana hari-nāma-saṅkīrtana. É importado do mundo espiritual. É completamente espiritual. Caso contrário, como é possível? Às vezes, os então-chamados yogis, dizem que cantar... Em Bombaim há um patife, ele diz, "O cantar do mantra Hare Kṛṣṇa e o cantar da Coca-Cola é o mesmo." Ele é um grande patife. Ele não sabe que esse não é uma vibração deste mundo material. Mas quem não tem conhecimento, eles pensam que "Qual é o significado deste canto, 'Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa'?" Mas eles podem praticamente ver que podemos continuar cantando dia e noite, ainda assim não nos cansaremos, mas qualquer outro nome material que você pronunciar, depois de cantá-lo três vezes, você se sentirá cansado. Essa é a prova. Você pode continuar cantando dia e noite, nunca se sentirá cansado. Então essas pessoas, pobres pessoas, não têm cérebro para entender.