PTBR/Prabhupada 1004 - Trabalhar como gatos e cachorros e morrer. Isto não é inteligência



750713 - Conversation B - Philadelphia

Sandy Nixon: Quais são os métodos utilizados para alcançar a consciência de Kṛṣṇa? Como a pessoa consegue...

Prabhupāda: Sim, pela consciência de Kṛṣṇa você alcança o objetivo da vida. Na condição presente nós estamos aceitando um corpo, e nós estamos morrendo após alguns dias, então aceitamos outro corpo. E este corpo está de acordo com nossas atividades. Existem 8.400.000 de diferentes tipos de corpo. Você pode conseguir qualquer um deles. Você vai ter que aceitar um corpo. Isto é chamado transmigração da alma. Então se a pessoa está sob essa consciência de que "Eu sou eterno. Por que eu estou mudando de corpo? Como resolver isso?" Isto é inteligência. E não trabalhar como gatos e cachorros e morrer. Isto não é inteligência. A pessoa que traz solução para este problema, ele é inteligente. Então, portanto, este movimento para a consciência de Kṛṣṇa é a solução final para todos os problemas da vida.

Sandy Nixon: Por quais transformações a pessoa passa no caminho da consciência de Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Sem transformação. A consciência está lá. Ela agora está preenchida com coisas inúteis. Você tem que limpa-la, e então chega à consciência de Kṛṣṇa... Assim como a água. A água é, por natureza, clara, transparente. Mas, quando ela está cheia de coisas sujas, ela fica turva; você não pode ver muito claramente. Mas se você filtra-la, todas as coisas lamacentas, coisas sujas, então novamente ela volta a sua posição original - clara, água transparente.

Sandy Nixon: Uma pessoa funciona melhor na sociedade como um resultado da afiliação com a consciência de Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Humm?

Gurudāsa: Uma pessoa funciona melhor em sociedade após ser consciente de Kṛṣṇa? Prabhupāda: Qual é o significado?

Ravīndra-svarūpa: Ele é um cidadão melhor?

Sandy Nixon: E também sociologicamente ou cultu... Ela pode trabalhar melhor na comunidade?

Prabhupāda: Isto você pode ser na prática. Eles não são bêbados, eles não são comedores de carne. Sob o ponto de vista fisiológico, eles são muito limpos. Ele nunca serão atacados por tantas doenças. Então eles não comem carne, que significa o maior pecado, matar outros para a satisfação da língua. Deus tem dado para a sociedade humana muitas coisas para comer: boas frutas, boas flores, bons grãos, leite de primeira classe. E do leite você pode preparar centenas de comidas nutritivas. Mas eles não conhecem a arte. Eles estão mantendo grandes, grandes matadouros e comendo carne. Sem discriminação. Isto significa que eles não são sequer civilizados. Quando um homem não é civilizado, ele mata um animal e come, porque ele não sabe como cultivar comida. Assim como nós temos uma fazenda, em Nova Vrindaban. Então nós estamos preparando alimentos tão bons a partir do leite que os vizinhos vem, eles estão admirados que a partir do leite tantas preparações deliciosas podem ser feitas, centenas.

Então isto significa que eles não são sequer civilizados, sobre como preparar alimentos nutritivos a partir do leite. Leite... Aceitar que a carne e o sangue da vaca são muito nutritivos... Isto nós também admitimos, mas um homem civilizado utiliza o sangue e a carne de forma diferente. O leite não é nada além de sangue. Mas está transformado em leite. E novamente, a partir do leite você faz tantas coisas. Você faz iogurte, você faz coalhada, você faz ghee, tantas coisas. E a combinação destes produtos do leite com grãos, com frutas e vegetais, você faz similarmente centenas de preparações. Então isto é vida civilizada, não diretamente matar um animal e comer. Isto é vida incivilizada. Se você aceita que a carne e o sangue da vaca são muito nutritivos vocês está aceitando um caminho incivilizado. Por que você deveria matar? É um animal inocente. Está simplesmente comendo grama dada por Deus e fornecendo leite. E a partir do leite você pode viver. E a gratidão está em cortar sua garganta? Isto é civilização? O que você diz?

Jayatīrtha: Isto é civilização?

Sandy Nixon: Não, eu concordo com você cem por cento. Eu quero que você diga estas coisas, entretanto, ao invés de mim. Eu estou perguntando a você questões esperando que eu não tenha que descrever nada, apenas questões curtas...

Prabhupāda: Então estas coisas são o caminho de vida incivilizada, e como eles vão entender Deus? Isto não é possível.

Sandy Nixon: Eu estou perguntando estas questões para outros, claro, para um público que não conhece a consciência de Kṛṣṇa.

Prabhupāda: Entender Deus significa que a pessoa deve ser um homem civilizado de primeira classe. Assim como a universidade é destinada a estudantes de primeira classe, similarmente, a consciência de Deus significa que é destinada para seres humanos de primeira classe.