PTBR/Prabhupada 1008 - Meu Guru Maharaja me ordenou 'Vá e pregue este culto nos países ocidentais'



750713 - Conversation B - Philadelphia

Sandy Nixon: Como você lida com a negatividade? No mundo exterior... Os devotos encontram negatividade todos os dias, pessoas que não estão interessadas. Como, não apenas no mundo exterior, mas como se lida com isso dentro de si? Como alguém se livra desse negativismo?

Prabhupāda: Negatividade significa... Assim como dizemos: "Sem sexo ilícito". Dizemos, nós ensinamos aos nossos alunos: "Sem sexo ilícito". Você acha que é negativo? (aparte :) O que ela quer dizer com...?

Jayatīrtha: A situação é que outras pessoas pensam que é negativo e, portanto, sentem-se negativamente em relação a nós. Então, como devemos reagir a isso, ela está dizendo.

Sandy Nixon: Bem, como você..., como você lida com isso dentro de si mesmo, sabe?

Ravīndra-svarūpa: O que você quer dizer com negatividade dentro de si mesmo?

Sandy Nixon: Não, não, não apenas críticas, mas... Se você tem muitas pessoas trabalhando contra você o tempo todo... Aqui você está cercado por pessoas que são positivas e que reforçam. Mas quando você se coloca no mundo exterior em uma posição onde há pessoas que estão drenando você e tomando sua energia, como você reabastece essa energia? Como você...

Ravīndra-svarūpa: Como permanecemos fixos quando há tantas pessoas contra nós?

Prabhupada: Hein? Ravīndra-svarūpa: Ela quer saber como permanecemos fixos quando há tantas pessoas contra nós.

Prabhupāda: Então ninguém está contra você? Você acha que ninguém está contra você? Eu estou a perguntar-te. Sandy Nixon: Eu acho que ninguém é contra mim? Ah, claro, há pessoas a meu favor, contra mim, que não se importam comigo.

Prabhupāda: Então existem contra e para. Por que você se incomoda com o contra? Como há algumas pessoas contra nós, há muitas pessoas para nós. Então essa é a posição em todos os campos de atividade. Então, se alguém está contra nós, por que deveríamos nos incomodar com isso? Vamos continuar com nosso trabalho positivo.

Sandy Nixon: Por exemplo, se o dia passa e o devoto se encontra apenas com pessoas que estão contra ele, ele faz contatos ruins e se sente esgotado. Como ele...

Prabhupāda: Nosso devoto não é tão volúvel. (risos) Eles vão para a pessoa que está contra nós e o induz a comprar um livro. Nós estamos vendendo livros diariamente, uma quantia enorme. Portanto, não há questão alguma de contra nós. Até alguém que esteja contra nós, ele é convencido a comprar um livro. Então, como ele está contra nós? Ele está comprando nosso livro. (aparte :) Qual é a quantidade diária de vendas, nossos livros?

Jayatīrtha: Nós vendemos cerca de vinte e cinco mil livros e revistas por dia.

Prabhupada: Qual é o preço?

Jayatīrtha: A coleção provavelmente seria em torno de trinta e cinco a quarenta mil dólares por dia.

Prabhupāda: Estamos coletando quarenta mil dólares por dia vendendo livros. Como posso dizer que eles estão contra nós?

Sandy Nixon: Você é muito positivo. Eu gosto disso.

Prabhupada: Onde está outra instituição que pode vender quarenta mil dólares por dia? Então, como você diz que eles estão contra nós?

Sandy Nixon: Minha última pergunta. Você poderia me falar sobre o mantra Hare Kṛṣṇa? porque é tão importante para a consciência de Kṛṣṇa, e eu gostaria de ter em suas palavras...

Prabhupāda: É muito simples. Hare significa "Ó energia do Senhor", e Kṛṣṇa significa "Ó Senhor". "Vocês dois gentilmente me envolvem em Seu serviço." Isso é tudo. "Vocês dois, Kṛṣṇa e Sua energia..." Assim como aqui nós temos a concepção de macho e fêmea, similarmente, originalmente, Deus e Sua energia, Deus é macho e a energia feminina, prakṛti e puruṣa. Esta ideia de macho e fêmea, de onde vem? Deus está fabricando tantos masculinos e femininos. Então, a ideia masculina e feminina, de onde vem? Vem de Deus. Ele é a origem de tudo. Então a fêmea, ou prakṛti, ou energia de Deus, e o próprio Deus... Ele é chamado puruṣa. Por isso, estamos apelando tanto a Deus quanto à Sua energia, combinados em conjunto, que nos envolvam em Seus serviços. Isso é Hare Kṛṣṇa. Ó Hare significa "Ó energia de Deus", Ó Kṛṣṇa, "Ó Senhor, Vocês dois cuidem de mim e me envolvam no Seu serviço." Isso é tudo. Esse é o significado.

Sandy Nixon: Ok, obrigada. E eu perdi um pouco no caminho, eu acho.

Prabhupada: Obrigado.

Sandy Nixon: Quando me mudei para casa, haviam estes... Acabaram de sair da terra, e era tão bonito vê-los.

Prabhupāda: Então suas perguntas também estão respondidas?

Anne Jackson: Posso fazer algumas perguntas? Você poderia, por favor, me contar um pouco sobre sua vida, e como você sabia que você era o mestre espiritual do movimento da consciência de Kṛṣṇa?

Prabhupāda: Minha vida é simples. Eu era um senhor casado. Eu ainda tenho minha esposa, meus filhos, meus netos. Então meu Guru Mahārāja me ordenou que "Vá e pregue este culto nos países ocidentais". Então eu deixei tudo em ordem do meu Guru Mahārāja, e estou tentando executar o pedido. Isso é tudo. Anne Jackson: E esta foto aqui é o homem?

Prabhupāda: Sim, ele é meu Guru Mahārāja.

Anne Jackson: E ele não está mais vivo.

Prabhupāda: Não.

Anne Jackson: Ele falou com você espiritualmente?

Prabhupāda: Então esta é minha (indistinto). Isso é tudo.

Anne Jackson: Em que momento ele disse para você fazer isso? Foi muito tarde em sua vida que você...?

Prabhupāda: Sim. Quando eu tinha vinte e cinco anos, eu o conheci pela primeira vez. Na nossa primeira reunião ele me mandou fazer isso. Então naquela época eu era um homem casado. Eu tive dois filhos. Então eu pensei: "Eu farei isso mais tarde." Mas eu estava tentando sair da vida familiar. Demorou algum tempo. Mas eu estava tentando o meu melhor para cumprir sua ordem. Em 1944 eu comecei a revista, Back to Godhead, quando eu era gṛhastha. Então comecei a escrever livros em 1958 ou ´59. Desta forma, em 1955 (1965) eu vim para o seu país.