PTBR/Prabhupada 1009 - Se você respeita o mestre espiritual como Deus, você deve oferecer-lhe as facilidades de Deus



750713 - Conversation B - Philadelphia

Anne Jackson: Você disse que é muito pequeno e que não é Deus, e, no entanto, parece-me, como uma pessoa de fora, que os devotos te tratam como se você fosse Deus.

Prabhupāda: Sim, esse é dever do devoto. Assim como um oficial do governo. Pessoalmente ele não é muito importante, mas enquanto ele executa a ordem do governo, ele deve ser respeitado como governo. Esse é o caminho. Se até um policial comum vem, você tem que respeitá-lo porque ele é homem do governo. Mas isso não significa que ele é governo. Ele é respeitado. Sākṣād-dharitvena samasta-śāstrair uktas tathā bhāvyata eva sadbhiḥ. Se aquele homem pensa que "Eu me tornei governo. As pessoas estão me respeitando", então ele é tolo. Então... Mas é a etiqueta. Se o homem do governo vier, ele deve ser respeitado como governo.

Anne Jackson: Na mesma idéia, eu me pergunto também sobre as muitas coisas materiais bonitas, que os devotos trazem para você e, por exemplo, quando você saiu do aeroporto, você saiu em um carro lindo, grande e elegante, e eu me pergunto sobre isso porque...

Prabhupāda: Isso é ensiná-los a respeitar. Se você respeita o homem do governo como governo, então você deve tratá-lo assim.

Anne Jackson: Mas...

Prabhupāda: Se você respeita o mestre espiritual como Deus, então você deve oferecer a ele as facilidades de Deus. Caso contrário, como você o trata como Deus? Simplesmente em mente? Em ação também.

Anne Jackson: Me desculpe. Qual foi a última coisa que você disse?

Prabhupāda: Se o mestre espiritual é tratado como Deus, então se deve mostrar, praticamente mostrar, que ele está o tratando como Deus. Então Deus viaja de carro dourado. Então, se ao mestre espiritual é oferecido um carro comum, então ainda não é suficiente, porque ele tem que ser tratado como Deus. O que é esse carro pra Deus? (risos) Isso ainda é deficiente. Se Deus vier a sua casa, você O trará em um carro comum? ou você arranjaria um carro de ouro, se você O tratasse como Deus? Então seu ponto é que eles me oferecem um ótimo carro, mas eu digo que não é o suficiente. Isso ainda está em falta para tratá-lo como Deus. Seja prático.

Anne Jackson: Ontem eu conheci um devoto de Nova York que disse que haviam muitas pessoas presentes no festival de outros planetas, e que você podia vê-los. Isso é verdade?

Prabhupāda: Sim, sim. Todos podem ver. Se você tem olhos, você pode ver também. Mas se você não tem os olhos, então você é invejosa porque eles ofereceram um lindo carro. Então você tem que fazer seus olhos verem. Um homem cego não pode ver. Os olhos devem ser tratados em como ver.

Anne Jackson: Isso é verdade também de seus outros sentidos?

Prabhupāda: todos os sentidos. Se você quiser ver algo, você deve ser treinado para ver. Como um cientista está vendo algo através do microscópio. E você quer ver com os olhos nus. Como será possível ver? Você deve adotar o processo pra ver. Então você poderá ver tudo.