PTBR/Prabhupada 1010 - Você pode ver madeira, pedra. Você não pode ver o que é espírito



750713 - Conversation B - Philadelphia

Anne Jackson: Eu tenho apenas mais uma pergunta, e esta também é do ponto de vista de uma pessoa de fora. Parece-me que um dos aspectos mais difíceis da consciência de Kṛṣṇa para alguém aceitar, pra quem foi educado fora desse ponto de vista, são as Deidades, e a ideia de que elas representam Kṛṣṇa.

Prabhupāda: as Deidades?

Anne Jackson: Você poderia falar um pouco sobre isso?

Prabhupāda: Sim. No momento presente, porque você não está treinada para ver Kṛṣṇa, então Kṛṣṇa gentilmente aparece diante de você como você pode ver. Você pode ver madeira, pedra. Você não pode ver o que é espírito. Até você própria você não se vê. Você está pensando: "Eu sou esse corpo". Mas você é alma espiritual. Você está vendo seu pai e sua mãe diariamente, e quando o pai ou a mãe morre, você chora. Por que você está chorando? "Agora meu pai foi embora." Para onde seu pai foi? Ele está deitado aqui. Por que você diz que ele se foi? O que é aquilo que se foi? Por que você diz: "Meu pai se foi", embora deitado na cama? Você viu diariamente seu pai. Agora você diz: "Meu pai se foi". Então... Mas ele está deitado na cama. Então quem foi? Qual é sua resposta?

Anne Jackson: (escutando mal) Onde está Deus?

Jayatīrtha: Quem se foi? Se você vê seu pai morto e diz que ele morreu, o que foi embora?

Anne Jackson: o pai dele.

Prabhupāda: quem é esse pai? Anne Jackson: Só esse corpo material se foi.

Prabhupāda: O corpo material está lá, deitado na cama.

Ravīndra-svarūpa: Seu corpo está lá. E você diz: "Meu pai se foi". Então, o que se foi?

Anne Jackson: Bem, seu espírito ainda está lá...

Prabhupāda: Mas você viu esse espírito?

Anne Jackson: Não.

Prabhupāda: Portanto, você não pode ver o espírito e Deus é o Espírito Supremo. Portanto, para mostrar Sua bondade sobre você, Ele apareceu como madeira e pedra para que você possa ver.

Anne Jackson: Ah, entendo.

Prabhupāda: Ele é tudo. Ele é espírito e matéria, tudo. Mas você não pode vê-Lo como identidade espiritual. Portanto, Ele apareceu em forma material para que você possa vê-Lo. Isso é Deidade. Ele é Deus, mas você não pode vê-Lo em Sua forma espiritual original no momento presente. Portanto, por conta de Sua misericórdia ilimitada, Ele apareceu diante de você assim como feito de madeira e pedra para que você possa ver.

Anne Jackson: Muito obrigada.

Prabhupāda: Hare Kṛṣṇa. Hmm. Então você vem diariamente em nossa reunião?

Sandy Nixon: Não diariamente, mas eu venho.

Prabhupāda: Isso é bom.

Sandy Nixon: Sim.