PTBR/Prabhupada 1022 - A Primeira Coisa é que Temos que Aprender Como Amar. Isso é Religião de Primeira Classe



730408 - Lecture SB 01.14.44 - New York

Então, a primeira coisa é que temos que aprender como amar. Sa vai puṁsāṁ paro dharmo (SB 1.2.6). Isso é a religião de primeira classe. Sistema religioso você segue, yato bhaktir adhokṣaje. Se você sabe como amar Adhokṣaja ... Então, quando há questão de amor, a próxima pergunta será: "A quem devo amar?" Portanto, o outro nome de Kṛṣṇa é Adhokṣaja. Adhokṣaja significa "além da sua percepção sensorial". Aqui amamos algo que está dentro da categoria, ou dentro da jurisdição, da minha percepção sensorial. Eu amo uma menina ou um menino, ou alguém, meu país, minha sociedade, meu cachorro, tudo. Mas isso está dentro da jurisdição da sua percepção sensorial. Mas Deus está além da sua percepção sensorial. Mas ainda assim você tem que amar, e isso é religião. Deus está além da percepção dos sentidos, mas se você ama, embora seja, Ele está além da sua percepção sensorial, então você realizará a Deus. Sevonmukhe hi jihvadau svayam eva sphurat adaḥ (Brs. 1.2.234).
Assim como estamos adorando aqui Rādhā-Kṛṣṇa. Aqueles que não são amantes de Kṛṣṇa, eles pensarão que "Essas pessoas tolas, eles trouxeram uma boneca de mármore, e eles estão simplesmente perdendo seu tempo. "Você vê? Porque eles não tem amor. Ele não tem amor; portanto ele não pode apreciar esta adoração de Kṛṣṇa, por falta de amor. E aquele que é amante de Kṛṣṇa, assim como Caitanya Mahāprabhu, assim que entrou no templo de Jagannātha: "Aqui está o meu Senhor", Ele imediatamente caiu há seus pés.

Então, qual é a diferença entre o… Essa é a diferença: um amante de Deus, ele pode ver em toda parte que Deus está presente.

premāñjana-cchurita-bhakti-vilocanena
santaḥ sadaiva hṛdayeṣu vilokayanti
(Bs. 5.38)

Se você realmente tem ... Se você é realmente um amante de Deus, então você verá Deus em cada passo. Cada passo. Assim como Prahlāda Mahārāja. Prahlāda Mahārāja, quando ele estava sendo atacado por seu pai, ele estava olhando para a coluna, pilar e o pai achou que o seu Deus talvez estaria ali no pilar então ele imediatamente, "Seu Deus está nesta coluna?" "Sim, meu pai." "Oh" Imediatamente quebrou o pilar. Para manter as palavras do seu devoto, Deus apareceu.

Sendo assim, a aparência e o desaparecimento de Deus são para o devoto.

paritrāṇāya sādhūnāṁ
vināśāya ca duṣkṛtām
(BG 4.8)