PTBR/Prabhupada 1026 - Se nós entendemos que não somos desfrutadores, Krishna é o desfrutador - esse é o mundo espiritual



731129 - Lecture SB 01.15.01 - New York

Queremos ser felizes, com tantas ideias. Todo mundo está fazendo a sua própria ideia: "Agora este é o..." Mas os patifes, eles não sabem, que qual é o real processo pra obter felicidade, esse é Kṛṣṇa. Isso eles não sabem. Na te viduḥ svārtha-gatiṁ hi viṣṇuṁ durāśayā ye bahir-artha-māninaḥ (SB 7.5.31). Vocês, vocês podem ver no seu país, eles estão tentando muitas coisas. Tantos edifícios arranha-céus, tantos carros, tantas cidades enormes. mas não há felicidade. Porque eles não sabem o que está faltando. Aquele aspecto em falta que estamos dando. Aqui está, "Você toma Kṛṣṇa e você será feliz". Esta é nossa consciência de Kṛṣṇa. Kṛṣṇa e a entidade viva, eles estão intimamente conectados. Como pai e filho, ou amigo e amigo, ou senhor e servo, dessa forma. Estamos muito intimamente conectados. Mas porque nos esquecemos do nosso relacionamento íntimo com Kṛṣṇa, e tentamos nos tornar felizes neste mundo material, então temos que passar por tantas tribulações. Essa é a posição. Kṛṣṇa bhuliya jīva bhoga vañcha kare.

Nós, entidades vivas, estamos tentando nos tornar felizes neste mundo material... "Por que você está no mundo material, por que não no mundo espiritual?" No mundo espiritual, ninguém pode se tornar o desfrutador, bhokta. Esse é apenas Supremo, bhoktāraṁ yajña-tapasāṁ sarva (BG 5.29). Não há erro. Há também entidades vivas, mas elas sabem perfeitamente bem que o verdadeiro desfrutador, proprietário, é Kṛṣṇa. Esse é o reino espiritual. Da mesma forma, mesmo neste mundo material, se entendermos perfeitamente bem que nós não somos desfrutadores, Kṛṣṇa é o desfrutador, então isso é mundo espiritual. Este movimento da consciência de Kṛṣṇa está tentando convencer a todos, que nós, não somos desfrutadores. O desfrutador é Kṛṣṇa. Assim como todo esse corpo. O desfrutador é o estômago, e as mãos e pernas e olhos e ouvidos e cérebro e tudo mais, estes devem estar ocupados em descobrir as coisas agradáveis e colocá-as no estômago. Isso é natural. Da mesma forma, somos parte integrante de Deus, ou Kṛṣṇa, não somos desfrutadores. Em todas as religiões, isso é aceito. Assim como na religião cristã, também é dito: "Oh Deus, dá-nos o pão de cada dia". Pão, não podemos fabricar. Tem que vir de Deus. Isso também é védico, versão. Nityo nityānāṁ cetanaṣ cetanānām eko bahūnāṁ yo vidadhāti kāmān (Kaṭha Upaniṣad 2.2.13). Deus, ou Kṛṣṇa, Ele dá tudo, necessidades da vida, como você gosta, mas se você aceitar suas coisas agradáveis como você quer, você ficará enredado. Mas se você aceita coisas à ser apreciadas por você, tena tyaktena bhuñjīthā (ISO mantra 1), como Kṛṣṇa oferece a você, então você ficará feliz. Se você fizer... Assim como um paciente doente, se ele quer aproveitar a vida na sua própria maneira caprichosa, ele continuará sua doença. Mas se ele aceita os modos de vida de acordo com as instruções do médico, então ele se torna livre de... Portanto, existem dois métodos, pravṛtti e nivṛtti. Pravṛtti significa "Eu tenho inclinação para comer isso ou pra aproveitar isso. Por que não? Eu farei isso. Eu tenho minha liberdade." "Mas você não tem liberdade senhor, você está simplesmente..." Isso é māyā. Você não tem liberdade. Nós temos experiência. Suponha que haja comida saborosa muito boa. Se eu pensar, deixe-me comer o máximo possível, então no dia seguinte eu terei que passar fome. Imediatamente disenteria ou indigestão.