PTBR/Prabhupada 1068 - Existem três tipos de atividades de acordo com os diferentes modos da natureza



660219-20 - Lecture BG Introduction - New York

O Senhor, sendo pūrṇam ou perfeitíssimo, não há nenhuma chance de Ele sujeitar-Se às leis da natureza material. Por isso, todos devem ser inteligentes o suficiente para saberem que, exceto o Senhor, ninguém é o proprietário de coisa alguma no universo. Isso é explicado no Bhagavad-gītā:

ahaṁ sarvasya prabhavo
mattaḥ sarvaṁ pravartate
iti matvā bhajante māṁ
budhā bhāva-samanvitāḥ
(BG 10.8)

O Senhor é o criador original. Ele é o criador de Brahmā, Ele é o criador... Isso também é explicado. Ele é o criador de Brahmā. No décimo primeiro capítulo o Senhor é tratado como prapitāmaha (BG 11.39) porque Brahmā é chamado de pitāmaha, o avô, mas Ele é o criador do avô também. Então, ninguém deve alegar ser o proprietário de qualquer coisa, mas ele deve aceitar as coisas estipuladas pelo Senhor como sua quota de manutenção. Agora, existem muitos exemplos de como temos que utilizar aquilo que o Senhor designou para nós. Isso também é explicado no Bhagavad-gītā. Arjuna, ele decidiu no início que ele não deveria lutar. Essa era a sua decisão. Arjuna disse ao Senhor que não era possível para ele desfrutar do reino após matar seus próprios parentes. E esse ponto de vista foi devido a sua concepção corpórea. Porque ele estava pensando que era o corpo, e os parentes corporais, seus irmãos, seus sobrinhos, o sogro, ou o seu avô, eles eram expansões de seu corpo, e ele estava pensando daquela maneira para satisfazer suas exigências corporais. E a coisa toda foi dita pelo Senhor apenas para mudar esta opinião. E ele concordou em trabalhar sob a direção do Senhor. E ele disse: kariṣye vacanaṁ tava (BG 18.73).

Portanto, neste mundo os seres humanos não são destinados a brigar como cães e gatos. Eles devem ser inteligentes o suficiente para perceber a importância da vida humana e recusarem-se a agir como um animal comum. Ele deve... um ser humano deve perceber o objetivo da vida humana. Essa direção é dada em toda a literatura védica, e a essência é dada no Bhagavad-gītā. A literatura védica é voltada para o ser humano e não para os cães e gatos. Os cães e gatos podem matar outros animais vivos para comer, e por isso não há questão alguma de pecado da sua parte. Mas se um homem mata um animal para a satisfação de seu paladar descontrolado, ele deve ser responsável por infringir as leis da natureza. E no Bhagavad-gītā é claramente explicado que existem três tipos de atividades de acordo com os diferentes modos da natureza: as atividades em bondade, as atividades em paixão, as atividades em ignorância. Da mesma forma, existem três tipos de alimentos: alimentos em bondade, alimentos em paixão, alimentos em ignorância. Eles estão todos descritos claramente, e se utilizarmos corretamente as instruções do Bhagavad-gītā, em seguida, toda a nossa vida vai se tornar purificada e, finalmente, seremos capazes de alcançar o destino. Yad gatvā na nivartante tad dhāma paramaṁ mama (BG 15.6).

Essa informação é dada no Bhagavad-gītā, que além deste céu material, existe um outro céu, espiritual; ele é chamado de céu sanātana. Neste céu, este céu coberto, vê-se que tudo é temporário. Ele se manifesta, permanece por algum tempo, produz algum subproduto, e, em seguida, vai minguando, e depois desaparece. Essa é a lei deste mundo material. Você pode tomar como exemplo este corpo, uma fruta ou qualquer coisa que é criada aqui, tudo é destruído no final. Assim, para além deste mundo temporário existe um outro mundo sobre o qual temos informação, que paras tasmāt tu bhāvaḥ anyaḥ (BG 8.20). Há uma outra natureza que é eterna, sanātana, que é eterna. E o jīva, jīva também é descrito como sanātana. Mamaivāṁśo jīva-bhūtaḥ jīva-loke sanātanaḥ (BG 15.7). Sanātana, sanātana significa eterno. E o Senhor também é descrito como sanātana no décimo primeiro capítulo. Então porque temos uma relação íntima com o Senhor, e todos nós somos qualitativamente unos... O sanātana-dhama, e a Suprema Personalidade sanātana, e as entidades vivas sanātana, eles estão no mesmo plano qualitativamente. Portanto todo o propósito do Bhagavad-gītā é reviver nossa ocupação sanātana ou sanātana, que é chamado sanātana-dharma, ou a ocupação eterna da entidade viva. Agora estamos temporariamente envolvidos em diferentes atividades e todas essas atividades estão sendo purificadas. Quando largamos todas essas atividades temporárias, sarva-dharmān parityajya (BG 18.66), e quando executamos as atividades desejadas pelo Senhor Supremo, essa é chamada de nossa vida pura.