PTBR/Prabhupada 1069 - Religião transmite a ideia de fé. A fé pode mudar - sanātana-dharma não pode



660219-20 - Lecture BG Introduction - New York

Portanto, sanātana-dharma, como mencionado acima, que o Senhor Supremo é sanātana, e a morada transcendental, que está além do céu espiritual, é também sanātana. E as entidades vivas, elas também são sanātana. Então a associação do Senhor Supremo sanātana, das entidades vivas sanātana, na morada eterna sanātana é o objetivo último da forma de vida humana. O Senhor é tão bondoso com as entidades vivas porque as entidades vivas são todas reivindicadas como filhas do Senhor Supremo. O Senhor declara:

sarva-yoniṣu kaunteya sambhavanti mūrtayo yāḥ (BG 14.4)

Toda vida, todo tipo de entidade viva... Existem diferentes tipos de seres vivos, de acordo com seus diferentes karmas, mas o Senhor afirma que Ele é o pai de todas as entidades vivas, e, portanto, o Senhor desce para recuperar todas essas almas condicionadas esquecidas de volta para o sanātana-dhāma, o céu sanātana, para que a entidade viva sanātana possa readquirir sua posição sanātana na associação eterna do Senhor. Ele vem pessoalmente em diferentes encarnações. Ele envia Seus servos confidenciais como filhos ou associados ou ācāryas para recuperar as almas condicionadas.

E, portanto, sanātana-dharma não se refere a qualquer processo religioso sectário. É a função eterna das entidades vivas eternas em relação com o eterno Senhor Supremo. No que concerne sanātana-dharma, ele significa a ocupação eterna. Śrīpāda Rāmānujācārya explicou a palavra sanātana como "aquilo que não tem nem começo nem fim." E quando falamos de sanātana-dharma devemos estar certos, baseando-nos na autoridade de Śrīpāda Rāmānujācārya, que trata-se de algo que não tem começo, nem fim. A palavra religião é um pouco diferente de sanātana-dharma. Religião transmite a idéia de fé. A fé pode mudar. Pode-se ter fé em um processo específico, e pode-se mudar de fé depois e adotar outra. Mas sanātana-dharma significa que não pode ser alterado, aquilo que não pode ser alterado. Assim como a água e o estado líquido. A característica do estado líquido não pode ser removida da água. Calor e fogo. O calor não pode ser removido do fogo. Da mesma forma, a função eterna da entidade viva eterna, que é conhecida como sanātana-dharma, não pode ser alterada. Não é possível mudar. Temos que descobrir qual é a função eterna da entidade viva eterna. Quando falamos de sanātana-dharma, portanto, devemos tomar como certo o fato de que refere-se à algo que não tem começo nem fim, baseando-nos na autoridade de Śrīpāda Rāmānujācārya. O que não tem fim ou começo, não deve ser qualquer coisa sectária ou limitada por qualquer fronteira. Quando organizamos uma conferência sobre o sanātana-dharma, pessoas pertencentes a alguns dos credos religiosos não eternos podem considerar erroneamente que se trata de algo sectário. Mas se nos aprofundarmos no assunto e estudarmos tudo à luz da ciência moderna, será possível vermos sanātana-dharma como a atividade de todas as pessoas do mundo, ou melhor, todos os seres vivos do universo. Uma fé religiosa não-sanātana pode ter algum início nos anais da sociedade humana, mas não pode haver qualquer história do sanātana-dharma porque ele acompanha eternamente os seres vivos. Assim, no que concerne as entidades viva, encontramos a partir da autoridade dos śāstras que as entidades vivas não têm nascimento ou morte. No Bhagavad-gītā afirma-se claramente que a entidade viva nunca nasce, nem nunca morre. Ele é eterno, indestrutível, e continua a viver após a destruição de seu corpo material temporário.