PTBR/Prabhupada 1078 - Absorto, mente e inteligência, vinte e quatro horas pensando no Senhor



660219-20 - Lecture BG Introduction - New York

Quando você tem um forte sentimento de amor pelo Senhor Supremo, então é possível que possamos desempenhar o nosso dever e, ao mesmo tempo, lembrarmo-nos do Senhor. Então nós temos que desenvolver este sentimento. Assim como Arjuna estava sempre pensando no Senhor. Ele, das vinte e quatro horas, nem por um segundo ele podia esquecer Kṛṣṇa. Companheiro constante de Kṛṣṇa. Ao mesmo tempo, um guerreiro. O Senhor Kṛṣṇa não aconselhou Arjuna a desistir de sua luta, ir para a floresta, ir para o Himalaya e meditar. Quando o sistema de yoga foi aconselhado a Arjuna, ele o rejeitou, que "este sistema não é possível para mim".

Então o Senhor disse, yoginām api sarveṣāṁ mad-gatenāntarātmanā (BG 6.47). Mad-gatenāntarātmanā śraddhāvān bhajate yo māṁ sa me yuktatamo mataḥ. Então, aquele que sempre pensa no Senhor Supremo, ele é o maior yogī, ele é o melhor jñānī, e ele também é o maior devoto ao mesmo tempo. O Senhor aconselha que tasmāt sarveṣu kāleṣu mām anusmara yudhya ca (BG 8.7). "Sendo um kṣatriya, você não pode abandonar a sua ocupação de luta. Você tem que lutar. Assim, ao mesmo tempo, se você pratica lembrar-se sempre de Mim, então será possível", anta-kāle ca mām eva smaran (BG 8.5), "então será possível lembrar-se de Mim também no momento da morte". Mayy arpita-mano-buddhir mām evaiṣyasy asaṁśayaḥ.

Novamente Ele diz que não há dúvida. Se alguém está completamente rendido ao serviço do Senhor, no serviço amoroso transcendental do Senhor, mayy arpita-mano-buddhir (BG 8.7). Porque, na realidade, não trabalhamos com o nosso corpo. Nós trabalhamos com as nossas mente e inteligência. Então, se as nossas inteligência e mente estão sempre engajadas no pensamento do Senhor Supremo, então, naturalmente, os nossos sentidos também estão engajados no serviço do Senhor. Esse é o segredo do Bhagavad-gītā. É preciso aprender esta arte, como tornar-se absorto, tanto mente e inteligência, vinte e quatro horas pensando no Senhor. E isso vai ajudar a nos transferirmos ao reino de Deus ou à atmosfera espiritual depois de deixar este corpo material.

Os cientistas modernos, eles estão tentando por anos e anos, atingir o planeta Lua, e eles ainda não acharam uma maneira de fazê-lo. Mas aqui no Bhagavad-gītā, aqui está uma sugestão. Suponha que um homem vive por mais 50 anos e ele... Então tenta elevar-se nas ideias espirituais por 50 anos. Essa é uma ideia muito boa. Mas, mesmo por dez anos ou cinco anos, se alguém tenta sinceramente esta prática, mayy arpita-mano-buddhir (BG 8.7)... É simplesmente uma questão de prática. E essa prática pode ser muito facilmente possível pelo processo devocional, śravaṇaṁ. Śravaṇaṁ. O processo mais fácil é ouvir.

śravaṇaṁ kīrtanaṁ viṣṇoḥ
smaraṇaṁ pāda-sevanam
arcanaṁ vandanaṁ dāsyaṁ
sakhyam ātma-nivedanam
(SB 7.5.23)

Estes nove processos. Assim, o processo mais fácil é simplesmente ouvir.