PTBR/Prabhupada 1080 - Resumido no Bhagavad-gītā - O Deus único é Krishna. Krishna não é um Deus sectário



660219-20 - Lecture BG Introduction - New York

Resumido no Bhagavad-gītā - O Deus único é Kṛṣṇa. Kṛṣṇa não é um Deus sectário O Senhor diz muito alto no Bhagavad-gītā, na última parte, ahaṁ tvāṁ sarva-pāpebhyo mokṣayiṣyāmi mā śucaḥ (BG 18.66). O Senhor assume a responsabilidade. Aquele que se entrega ao Senhor, Ele assume a responsabilidade de eximir, eximir de todas as reações de pecados.

mala-nirmocanaṁ puṁsāṁ
jala-snānaṁ dine dine
sakṛd gītāmṛta-snānam
saṁsāra-mala-nāśanam
(Gītā-māhātmya 3)

Uma pessoa limpa-se diariamente, tomando banho na água, mas aquele que uma vez toma banho na água sagrada do Ganges do Bhagavad-gītā, sua, a vida material suja está completamente extinta.

gītā su-gītā kartavyā
kim anyaiḥ śāstra-vistaraiḥ
yā svayaṁ padmanābhasya
mukha-padmād viniḥsṛtā
(Gītā-māhātmya 4)

Porque o Bhagavad-gītā é falado pela Suprema Personalidade de Deus, portanto as pessoas deveriam... As pessoas podem não ler todos os outros textos védicos. Simplesmente se ele atenta e regularmente lê e ouve Bhagavad-gītā, gītā su-gītā kartavyā... E deve-se adotar este meio por todos os meios. Gītā su-gītā kartavyā kim anyaiḥ śāstra-vistaraiḥ. Porque na idade atual as pessoas estão constrangidas por tantas coisas, que dificilmente é possível desviar sua atenção para todos os textos védicos. Esta única literatura é suficiente porque ela é a essência de toda a literatura védica, e foi especialmente falada pela Suprema Personalidade de Deus.

bhāratāmṛta-sarvasvaṁ
viṣṇu-vaktrād viniḥsṛtam
gītā-gaṅgodakaṁ pītvā
punar janma na vidyate
(Gītā-māhātmya 5)

Como é dito que aquele que beber da água do Ganges, ele também recebe a salvação, então o que falar do Bhagavad-gītā? Bhagavad-gītā é o néctar de todo o Mahābhārata, e é falado por Viṣṇu. O Senhor Kṛṣṇa é o Viṣṇu inicial. Viṣṇu-vaktrād viniḥsṛtam. Ele está saindo da boca da Suprema Personalidade de Deus. E gaṅgodakaṁ, é dito que o Ganges emana dos pés de lótus do Senhor, e o Bhagavad-gītā é emanado da boca do Senhor. É claro que não há diferença entre a boca e os pés do Senhor Supremo. Ainda assim, a partir de uma posição neutra podemos estudar que o Bhagavad-gītā é ainda mais importante do que a água do Ganges.

sarvopaniṣado gāvo
dogdhā gopāla-nandana
pārtho vatsaḥ su-dhīr bhoktā
dugdhaṁ gītāmṛtaṁ mahat
(Gītā-māhātmya 6)

Apenas... Este Gītopaniṣad é como uma vaca, e o Senhor é famoso como vaqueirinho, e Ele estava ordenhando esta vaca. Sarvopaniṣado. E ele é a essência de todos os Upaniṣads e é representado como a vaca. E o Senhor, sendo famoso como vaqueirinho, Ele está ordenhando a vaca. E pārtho vatsaḥ. E Arjuna é como o bezerro. E su-dhīr bhoktā. E eruditos e devotos puros, a eles se recomenda tomar este leite. Su-dhīr bhoktā dugdhaṁ gītāmṛtaṁ mahat. O néctar, o leite do Bhagavad-gītā, é destinado para os devotos estudiosos.

ekaṁ śāstraṁ devakī-putra-gītam
eko devo devakī-putra ev
eko mantras tasya nāmāni yāni
karmāpy ekaṁ tasya devasya sevā
(Gītā-māhātmya 7)

Agora o mundo deveria aprender a lição do Bhagavad-gītā Evaṁ śāstraṁ devakī-putra-gītam. Há apenas uma escritura, uma escritura comum para o mundo inteiro, para as pessoas de todo o mundo, e trata-se deste Bhagavad-gītā. Devo Devakī-putra eva. E há um só Deus para o mundo inteiro, Ele é Śrī Kṛṣṇa. E eko mantras tasya nāmāni. E um hino, mantra, apenas um hino, uma oração, ou um hino, é cantar o Seu nome,

Hare Kṛṣṇa Hare Kṛṣṇa Kṛṣṇa Kṛṣṇa Hare Hare
Hare Rāma Hare Rāma Rāma Rāma Hare Hare

Eko mantras tasya nāmāni yāni karmāpy ekaṁ tasya devasya sevā. E há apenas uma atividade, que é servir a Suprema Personalidade de Deus. Se aprendemos com o Bhagavad-gītā, vemos que as pessoas estão muito ansiosas por ter uma religião, um só Deus, uma escritura, e um negócio ou uma atividade de vida. Isto é resumido no Bhagavad-gītā. Aquele, o Deus único, é Kṛṣṇa. Kṛṣṇa não é um Deus sectário. Kṛṣṇa, a partir do nome de Kṛṣṇa... Kṛṣṇa significa, como já explicado acima, Kṛṣṇa significa o maior prazer.