PT/Prabhupada 0327 - O Ser Vivo está Dentro deste Corpo, o Corpo Grosso e o Corpo Sutil



Room Conversation -- April 20, 1976, Melbourne

Carol Jarvis: O senhor disse anteriormente que ganha milhares de dólares por dia com as vendas dos seus livros.

Prabhupāda: Sim.

Carol Jarvis: Se deseja que os seus pensamentos sejam transmitidos a outras pessoas, porque vende os livros e ganha dinheiro com eles?

Prabhupāda: Caso contrário, você não o lerá. Se eu te der de graça, pensarás: "Ah, isso é algo sem sentido. Eles estão a dar e graça."

Carol Jarvis: Não necessariamente os dê de graça, mas talvez os venda por um preço que pague o custo da sua produção.

Prabhupāda: Então, quando eles pagam por isso ... Quando eles pagam por isso, eles tentam ver "O que esses livros estão a dizer? Deixe-me ver." E se os receber de graça, poderá mantê-los no seu armário por centenas de anos. Então ... Mas, afinal, temos que imprimir esses livros, então quem pagará por isso? Nós não temos dinheiro.

Carol Jarvis: Bem, o que acontece com o restante do dinheiro coletado nas ruas?

Prabhupāda: Estamos a aumentar o nosso movimento. Estamos a abrir centros. Estamos a imprimir mais livros. Estes são os meus livros. Eu criei a Bhaktivedanta Book Trust. Essa é a minha vontade, e dei a ordem que cinquenta por cento da coleta seja gasta para reimprimir os livros e cinquenta por cento deve ser gasto para espalhar o movimento. Portanto, não há questão de lucro material.

Carol Jarvis: Gostaria de saber se finalmente posso perguntar se o senhor tem uma mensagem.

Prabhupāda: Sim, esta é a mensagem, de que as pessoas têm a impressão de que alguém é esse corpo, mas esse não é o fato. A alma, ou o homem, ele está dentro do corpo. Assim como você não é sua, esta camisa e casaco. Você está dentro da camisa e casaco. Da mesma forma, a entidade viva, o ser vivo, está dentro deste corpo, no corpo grosseiro e no corpo subtil. O corpo subtil é composto de mente, inteligência e ego, e o corpo bruto é uma composição dessas coisas materiais, terra, água, ar, fogo, assim, cinco elementos. Ao todo, oito elementos. Isso é energia inferior. E a energia superior está dentro desses oito elementos, cinco brutos e três subtis. Então temos que estudar sobre isso. Assim como eu perguntei ao rapaz, "Você pode fabricar uma máquina enorme, voando no céu, 747, mas porque não fabrica o piloto?"