PT/Prabhupada 0048 - Civilização aryana: Difference between revisions

(Created page with "<!-- BEGIN CATEGORY LIST --> Category:1080 Portuguese Pages with Videos Category:Prabhupada 0048 - in all Languages Category:PT-Quotes - 1972 Category:PT-Quotes...")
 
(Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
 
Line 7: Line 7:
[[Category:PT-Quotes - in India]]
[[Category:PT-Quotes - in India]]
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- BEGIN NAVIGATION BAR -- DO NOT EDIT OR REMOVE -->
{{1080 videos navigation - All Languages|Portuguese|PT/Prabhupada 0047 - Krishna é absoluto|0047|PT/Prabhupada 0049 - Estamos presos pelas leis da natureza|0049}}
<!-- END NAVIGATION BAR -->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<div class="center">
<div class="center">
Line 15: Line 18:


<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
{{youtube_right|Afz-Y2ocNtc|Aryan Civilization - Prabhupāda 0048}}
{{youtube_right|1dhZcqHAaLI|Aryan Civilization - Prabhupāda 0048}}
<!-- END VIDEO LINK -->
<!-- END VIDEO LINK -->


<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<mp3player>http://vaniquotes.org/w/images/721211BG.AHM_clip1.mp3</mp3player>  
<mp3player>https://s3.amazonaws.com/vanipedia/clip/721211BG-AHM_clip1.mp3</mp3player>  
<!-- END AUDIO LINK -->
<!-- END AUDIO LINK -->


Line 27: Line 30:


<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT -->
<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT -->
Anārya-juṣṭam, "nada condizente com um homem que conhece os valores progressistas da vida." Āryan. Āryan significa aqueles que são progressistas. Portanto, este desânimo de Arjuna no campo de batalha é descrito como condizente com um não-Ariano. Ariano, de acordo com a civilização Ariana, conforme descrito no Bhagavad-gītā, Há quatro divisões inauguradas pela Suprema Personalidade de Deus. Como já explicamos, dharmaṁ tu sākṣād bhagavat-praṇītam ([[Vanisource:SB 6.3.19|SB 6.3.19]]). Qualquer processo religioso sistemático deve ser entendido como sendo dado por Deus. O homem não pode criar qualquer sistema religioso. Então, esse sistema Ariano, sistema progressivo, é cātur-varṇyaṁ mayā sṛṣṭaṁ guṇa-karma-vibhāgaśaḥ ([[Vanisource:BG 4.13|BG 4.13]]). Kṛṣṇa diz: "Ele é introduzido por mim para o gerenciamento perfeito da ordem social." Brāhmaṇa, kṣatriya, vaiśya, śūdra. Então Arjuna pertencia à família kṣatriya. Portanto, sua hesitação para lutar no campo de batalha não é condizente com os Arianos. Para a ordem real, tornar-se não-violenta não é bom. Os kṣatriyas, quando eles estão lutando no campo de batalha, matar não é um pecado para eles. Da mesma forma, um brāhmaṇa, quando ele está oferecendo um sacrifício, por vezes animais são sacrificados; mas isto não significa que ele está cometendo pecado. Este sacrifício de animais não era feito para comer os animais. Era para testar o mantra védico. Se os brāhmaṇas que estavam empenhados em oferecer o sacrifício, se eles estavam cantando o mantra védico da maneira correta, isso era testado oferecendo-se um animal e, novamente, dando-lhe uma nova vida. Esse era o sacrifício de animais. Às vezes cavalos, às vezes vacas, eram oferecidos. Mas nesta época, Kali-Yuga, eles são proibidos porque não existe tal yājñika-brāhmaṇa. Todos os tipos de sacrifícios são proibidos nesta idade.  
Anārya-juṣṭam, "nada condizente com um homem que conhece os valores progressistas da vida." Āryan. Āryan significa aqueles que são progressistas. Portanto, este desânimo de Arjuna no campo de batalha é descrito como condizente com um não-Ariano. Ariano, de acordo com a civilização Ariana, conforme descrito no Bhagavad-gītā, Há quatro divisões inauguradas pela Suprema Personalidade de Deus. Como já explicamos, dharmaṁ tu sākṣād bhagavat-praṇītam ([[Vanisource:SB 6.3.19|SB 6.3.19]]). Qualquer processo religioso sistemático deve ser entendido como sendo dado por Deus. O homem não pode criar qualquer sistema religioso. Então, esse sistema Ariano, sistema progressivo, é cātur-varṇyaṁ mayā sṛṣṭaṁ guṇa-karma-vibhāgaśaḥ ([[PT/BG 4.13|BG 4.13]]). Kṛṣṇa diz: "Ele é introduzido por mim para o gerenciamento perfeito da ordem social." Brāhmaṇa, kṣatriya, vaiśya, śūdra. Então Arjuna pertencia à família kṣatriya. Portanto, sua hesitação para lutar no campo de batalha não é condizente com os Arianos. Para a ordem real, tornar-se não-violenta não é bom. Os kṣatriyas, quando eles estão lutando no campo de batalha, matar não é um pecado para eles. Da mesma forma, um brāhmaṇa, quando ele está oferecendo um sacrifício, por vezes animais são sacrificados; mas isto não significa que ele está cometendo pecado. Este sacrifício de animais não era feito para comer os animais. Era para testar o mantra védico. Se os brāhmaṇas que estavam empenhados em oferecer o sacrifício, se eles estavam cantando o mantra védico da maneira correta, isso era testado oferecendo-se um animal e, novamente, dando-lhe uma nova vida. Esse era o sacrifício de animais. Às vezes cavalos, às vezes vacas, eram oferecidos. Mas nesta época, Kali-Yuga, eles são proibidos porque não existe tal yājñika-brāhmaṇa. Todos os tipos de sacrifícios são proibidos nesta idade.  


:aśvamedhaṁ gavālambhaṁ
:aśvamedhaṁ gavālambhaṁ

Latest revision as of 13:49, 18 October 2018



Lecture on BG 2.2-6 -- Ahmedabad, December 11, 1972

Anārya-juṣṭam, "nada condizente com um homem que conhece os valores progressistas da vida." Āryan. Āryan significa aqueles que são progressistas. Portanto, este desânimo de Arjuna no campo de batalha é descrito como condizente com um não-Ariano. Ariano, de acordo com a civilização Ariana, conforme descrito no Bhagavad-gītā, Há quatro divisões inauguradas pela Suprema Personalidade de Deus. Como já explicamos, dharmaṁ tu sākṣād bhagavat-praṇītam (SB 6.3.19). Qualquer processo religioso sistemático deve ser entendido como sendo dado por Deus. O homem não pode criar qualquer sistema religioso. Então, esse sistema Ariano, sistema progressivo, é cātur-varṇyaṁ mayā sṛṣṭaṁ guṇa-karma-vibhāgaśaḥ (BG 4.13). Kṛṣṇa diz: "Ele é introduzido por mim para o gerenciamento perfeito da ordem social." Brāhmaṇa, kṣatriya, vaiśya, śūdra. Então Arjuna pertencia à família kṣatriya. Portanto, sua hesitação para lutar no campo de batalha não é condizente com os Arianos. Para a ordem real, tornar-se não-violenta não é bom. Os kṣatriyas, quando eles estão lutando no campo de batalha, matar não é um pecado para eles. Da mesma forma, um brāhmaṇa, quando ele está oferecendo um sacrifício, por vezes animais são sacrificados; mas isto não significa que ele está cometendo pecado. Este sacrifício de animais não era feito para comer os animais. Era para testar o mantra védico. Se os brāhmaṇas que estavam empenhados em oferecer o sacrifício, se eles estavam cantando o mantra védico da maneira correta, isso era testado oferecendo-se um animal e, novamente, dando-lhe uma nova vida. Esse era o sacrifício de animais. Às vezes cavalos, às vezes vacas, eram oferecidos. Mas nesta época, Kali-Yuga, eles são proibidos porque não existe tal yājñika-brāhmaṇa. Todos os tipos de sacrifícios são proibidos nesta idade.

aśvamedhaṁ gavālambhaṁ
sannyāsaṁ pala-paitṛkam
devareṇa sutotpattiṁ
kalau pañca vivarjayet
(CC Adi 17.164)

Sacrifício aśvamedha, sacrifício gomedha, sannyāsa, e obter uma criança por devara, pelo irmão mais novo do marido, essas coisas são proibidas nesta época.