PT/Prabhupada 0066 - Devemos aceitar os desejos de Krishna: Difference between revisions

(Created page with "<!-- BEGIN CATEGORY LIST --> Category:1080 Portuguese Pages with Videos Category:Prabhupada 0066 - in all Languages Category:PT-Quotes - 1975 Category:PT-Quotes...")
 
(Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
 
Line 7: Line 7:
[[Category:PT-Quotes - in USA]]
[[Category:PT-Quotes - in USA]]
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- BEGIN NAVIGATION BAR -- DO NOT EDIT OR REMOVE -->
{{1080 videos navigation - All Languages|Portuguese|PT/Prabhupada 0065 - Todos serão felizes|0065|PT/Prabhupada 0067 - Os Goswamis Só Dormiam Duas Horas|0067}}
<!-- END NAVIGATION BAR -->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<div class="center">
<div class="center">
Line 15: Line 18:


<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
{{youtube_right|jVuD5hEurxo|We Should Agree to Kṛṣṇa's Desires - Prabhupāda 0066}}
{{youtube_right|xfUNCNC_PqQ|We Should Agree to Kṛṣṇa's Desires - Prabhupāda 0066}}
<!-- END VIDEO LINK -->
<!-- END VIDEO LINK -->


<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<mp3player>http://vaniquotes.org/w/images/750130BG.HAW_clip4.mp3</mp3player>
<mp3player>https://s3.amazonaws.com/vanipedia/clip/750130BG.HAW_clip4.mp3</mp3player>
<!-- END AUDIO LINK -->
<!-- END AUDIO LINK -->


Line 27: Line 30:


<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT -->
<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT -->
Pertence-nos a escolha: se queremos tornar-nos um devoto ou se queremos permanecer um demónio. Essa é a minha escolha. Kṛṣṇa diz, "Abandona essa ocupação demoníaca e rende-te a Mim." Esse é o desejo de Kṛṣṇa. Mas se não concordarmos com o desejo de Kṛṣṇa, se queremos desfrutar o nosso próprio desejo, Kṛṣṇa também fica satisfeito. Ele dar-nos-à o que necessitamos. Mas isso não é muito bom. Devemos concordar com os desejos de Kṛṣṇa. Não devemos permitir que os nossos desejos, os desejos demoníacos, cresçam. A isto chama-se tapasya. Devemos sacrificar os nossos desejos. A isto chama-se sacrifício. Devemos aceitar só os desejos de Kṛṣṇa. Essa é a instrução do Bhagavad-gītā. Arjuna não queria lutar mas o desejo de Kṛṣṇa era que houvesse luta. Justamente o oposto. Em última instância, Arjuna concordou com o desejo de Kṛṣṇa. "Sim," kariṣye vacanaṁ tava ([[Vanisource:BG 18.73|BG 18.73]]): "Sim, farei o que Tu quiseres." Isto é bhakti. Esta é a diferença entre bhakti e karma. Karma implica a satisfação dos meus desejos e bhakti implica a satisfação dos desejos de Kṛṣṇa. Essa é a diferença. Nós fazemos a escolha, entre satisfazer os nossos desejos ou satisfazer o desejo de Kṛṣṇa. Se escolhermos satisfazer o desejo de Kṛṣṇa a nossa vida torna-se um sucesso. Esta é a nossa vida consciente de Kṛṣṇa. "Kṛṣṇa quer e eu executo. Não farei nada para mim." Essa é Vṛndāvana. Todos os habitantes de Vṛndāvana tentam satisfazer o desejo de Kṛṣṇa. Os pequenos vaqueiros, os bezerros, as vacas, as árvores, as flores, a água, as gopīs, os habitantes idosos, a Mãe Yaśodā, Nanda, estão todos ocupados em satisfazer o desejo de Kṛṣṇa. Isso é Vṛndāvana. Podemos transformar este mundo em Vṛndāvana desde que concordamos em satisfazer os desejos de Kṛṣṇa. Essa é Vṛndāvana. E se quisermos satisfazer os nossos desejos, é material. Essa é a diferença entre material e espiritual.
Pertence-nos a escolha: se queremos tornar-nos um devoto ou se queremos permanecer um demónio. Essa é a minha escolha. Kṛṣṇa diz, "Abandona essa ocupação demoníaca e rende-te a Mim." Esse é o desejo de Kṛṣṇa. Mas se não concordarmos com o desejo de Kṛṣṇa, se queremos desfrutar o nosso próprio desejo, Kṛṣṇa também fica satisfeito. Ele dar-nos-à o que necessitamos. Mas isso não é muito bom. Devemos concordar com os desejos de Kṛṣṇa. Não devemos permitir que os nossos desejos, os desejos demoníacos, cresçam. A isto chama-se tapasya. Devemos sacrificar os nossos desejos. A isto chama-se sacrifício. Devemos aceitar só os desejos de Kṛṣṇa. Essa é a instrução do Bhagavad-gītā. Arjuna não queria lutar mas o desejo de Kṛṣṇa era que houvesse luta. Justamente o oposto. Em última instância, Arjuna concordou com o desejo de Kṛṣṇa. "Sim," kariṣye vacanaṁ tava ([[PT/BG 18.73|BG 18.73]]): "Sim, farei o que Tu quiseres." Isto é bhakti. Esta é a diferença entre bhakti e karma. Karma implica a satisfação dos meus desejos e bhakti implica a satisfação dos desejos de Kṛṣṇa. Essa é a diferença. Nós fazemos a escolha, entre satisfazer os nossos desejos ou satisfazer o desejo de Kṛṣṇa. Se escolhermos satisfazer o desejo de Kṛṣṇa a nossa vida torna-se um sucesso. Esta é a nossa vida consciente de Kṛṣṇa. "Kṛṣṇa quer e eu executo. Não farei nada para mim." Essa é Vṛndāvana. Todos os habitantes de Vṛndāvana tentam satisfazer o desejo de Kṛṣṇa. Os pequenos vaqueiros, os bezerros, as vacas, as árvores, as flores, a água, as gopīs, os habitantes idosos, a Mãe Yaśodā, Nanda, estão todos ocupados em satisfazer o desejo de Kṛṣṇa. Isso é Vṛndāvana. Podemos transformar este mundo em Vṛndāvana desde que concordamos em satisfazer os desejos de Kṛṣṇa. Essa é Vṛndāvana. E se quisermos satisfazer os nossos desejos, é material. Essa é a diferença entre material e espiritual.
<!-- END TRANSLATED TEXT -->
<!-- END TRANSLATED TEXT -->

Latest revision as of 13:58, 18 October 2018



Lecture on BG 16.4 -- Hawaii, January 30, 1975

Pertence-nos a escolha: se queremos tornar-nos um devoto ou se queremos permanecer um demónio. Essa é a minha escolha. Kṛṣṇa diz, "Abandona essa ocupação demoníaca e rende-te a Mim." Esse é o desejo de Kṛṣṇa. Mas se não concordarmos com o desejo de Kṛṣṇa, se queremos desfrutar o nosso próprio desejo, Kṛṣṇa também fica satisfeito. Ele dar-nos-à o que necessitamos. Mas isso não é muito bom. Devemos concordar com os desejos de Kṛṣṇa. Não devemos permitir que os nossos desejos, os desejos demoníacos, cresçam. A isto chama-se tapasya. Devemos sacrificar os nossos desejos. A isto chama-se sacrifício. Devemos aceitar só os desejos de Kṛṣṇa. Essa é a instrução do Bhagavad-gītā. Arjuna não queria lutar mas o desejo de Kṛṣṇa era que houvesse luta. Justamente o oposto. Em última instância, Arjuna concordou com o desejo de Kṛṣṇa. "Sim," kariṣye vacanaṁ tava (BG 18.73): "Sim, farei o que Tu quiseres." Isto é bhakti. Esta é a diferença entre bhakti e karma. Karma implica a satisfação dos meus desejos e bhakti implica a satisfação dos desejos de Kṛṣṇa. Essa é a diferença. Nós fazemos a escolha, entre satisfazer os nossos desejos ou satisfazer o desejo de Kṛṣṇa. Se escolhermos satisfazer o desejo de Kṛṣṇa a nossa vida torna-se um sucesso. Esta é a nossa vida consciente de Kṛṣṇa. "Kṛṣṇa quer e eu executo. Não farei nada para mim." Essa é Vṛndāvana. Todos os habitantes de Vṛndāvana tentam satisfazer o desejo de Kṛṣṇa. Os pequenos vaqueiros, os bezerros, as vacas, as árvores, as flores, a água, as gopīs, os habitantes idosos, a Mãe Yaśodā, Nanda, estão todos ocupados em satisfazer o desejo de Kṛṣṇa. Isso é Vṛndāvana. Podemos transformar este mundo em Vṛndāvana desde que concordamos em satisfazer os desejos de Kṛṣṇa. Essa é Vṛndāvana. E se quisermos satisfazer os nossos desejos, é material. Essa é a diferença entre material e espiritual.