PTBR/Prabhupada 0051 - Um cérebro embotado não pode entender o que existe além desde corpo: Difference between revisions

 
(Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
 
Line 7: Line 7:
[[Category:PTBR-Quotes - in USA]]
[[Category:PTBR-Quotes - in USA]]
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- BEGIN NAVIGATION BAR -- DO NOT EDIT OR REMOVE -->
{{1080 videos navigation - All Languages|Portuguese (Brazil)|PTBR/Prabhupada 0050 - Eles não sabem o que é a próxima vida|0050|PTBR/Prabhupada 0052 - Diferença entre Bhakta e Karmi|0052}}
<!-- END NAVIGATION BAR -->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<div class="center">
<div class="center">
Line 15: Line 18:


<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
{{youtube_right|1oQZJVsaJuA|Dull Brain Cannot Understand What is Beyond this Body - Prabhupāda 0051}}
{{youtube_right|YUfGnoUE_Ks|Um cérebro embotado não pode entender o que existe além desde corpo <br />- Prabhupāda 0051}}
<!-- END VIDEO LINK -->
<!-- END VIDEO LINK -->


<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<mp3player>http://vaniquotes.org/w/images/760714I2.NY_clip1.mp3</mp3player>
<mp3player>https://s3.amazonaws.com/vanipedia/clip/760714I2.NY_clip1.mp3</mp3player>
<!-- END AUDIO LINK -->
<!-- END AUDIO LINK -->


Line 27: Line 30:


<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT -->
<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT -->
Entrevistador: voce acha que um dia isso movimento de consciencia de Krishna vai ser aceitado de todas as pessoas no mundo?
Entrevistadora: Você acha que algum dia o movimento para a consciência de Krishna vai se espalhar para todas as pessoas no mundo?  


Prabhupada: Isso não è possivel. Isso movimento é mais pra as pessoas mais inteligentes. De verdade isso movimento de Hare Krishna será somente interessante pra a classe mais inteligente das homens.
Prabhupāda: Isso não é possível. Isto é mais para a classe mais inteligente dos homens. Por isso, esse movimento, é para a classe mais inteligente dos homens.  


Entrevistador: Mais entre a assim-falada classe de homens mais inteligente não tem muitos seguidores de Hare Krishna.
Entrevistadora: Somente entre as classes mais inteligentes.  


Prabhupada: Salvo se que voce é um homen muito inteligente, voce não vai entender nossa filosofia e sabedoria. Então nos nao esperamos que todos vão aceitar nossa mensagem. Krishna ye bhaja se bada catura. Salvo se que uma pessoa é muito intelligente, ele nao pode virar devoto de Krishna, porque essa inteligência é além do isso mundo. A gente é ocupada por completo no conceito da vida material. Do corpo, sentidos, prazer, prestigio e dinheiro. Nossa consciencia supera isso. Então o cérebro obtuso nao consegui entender o que é alem do isso mundo material. Então voce nao pode esperar que todos vão entender a mensagem de consciencia de Krishna. Isso nao é possivel.
Prabhupāda: Salvo se a pessoa é da classe inteligente, pertencente ao..., ela não consegue entender. Então, nós não esperamos que todo mundo seja inteligente. Kṛṣṇa ye bhaja se baḍa catura. Salvo se uma pessoa é muito inteligente, ela não pode se tornar consciente de Krishna, porque é um assunto diferente. As pessoas estão absortas com o conceito de vida corpórea. É além disso. Então o cérebro embotado não consegue entender o que está além deste corpo. Então você não pode esperar que todos vão entender a consciência de Krishna. Isso não é possível.  


Entrevistador: As cientistas falam hoje em dia muito sobre a perfeiçao genética do ser humano, ou falamos assim que eles são tentando.
Entrevistadora: Tem havido muita conversa de perfeição genética da humanidade, ou, digamos, tentar uma perfeição genética.  


Prabhupada: O que significa genetico?
Prabhupāda: O que significa genético?  


Entrevistador: Eh... não se que significa perfeiçao genetica de verdade?
Entrevistadora: Eh... O que é a perfeição genética?  


Bali-mardana: Ontem nos estivemos discutindo sobre a ciência de genes. Eles tentam de analisar os mais pequenos traços do corpo e a mente e querem modificar eles.
Bali-mardana: Nós estávamos discutindo ontem sobre a ciência da genética. Eles tentam compreender os traços, como o corpo e a mente são formados, e, em seguida, tentam mudá-los.  


Prabhupada: Nos já falamos sobre isso... Aonde é esse livro?
Prabhupāda: Nós já falamos sobre isso... Onde está aquele livro?  


Ramesvara: O livro de Bhakti Svarupa Damodar.
Rāmeśvara: O livro de Svarūpa Dāmodara.  


Prabhupad: Sim, traz ele.
Prabhupāda: Sim, Traga ele.  


Ramesvara: O que voce quer saber?
Rāmeśvara: O que você quer saber?  


Entrevistador: eu quero saber seguinte... Antes voces estavam falando sobre o uso de tecnologia moderna, é quando a sociedade tem tecnologia moderna...
Entrevistador: eu quero saber o seguinte... Antes vocês estavam falando sobre o uso das ferramentas de tecnologia, e, se houver alguma sociedade em que exista alguma...  


Prabhupada: Esse livro de Bhakti Svarupa Damodar? Esta onde?
Prabhupāda: Esse livro não está aqui? Em nenhum outro lugar?  


Entrevistador: Deixa me te falar. Hoje em dia atravez da tecnologia moderna o ser humano é aperfeiçoado, com outros palavras, o homem comun hoje em dia é muito mais inteligente, que agora voce considerasse como um homem inteligente...
Entrevistadora: Deixe-me lhe perguntar. Se através de meios tecnológicos a humanidade está um pouco melhor, em outras palavras, o homem médio hoje em dia é muito mais inteligente, o que você considera agora como um homem inteligente...  


Prabhupada: Homem inteligente significa que ele sabe que ele nao é isso corpo - ele é a alma dentro desse corpo... Exatamente como assim, voce tem uma camisa. Voce vesti ela mas voce nao é essa camisa. Todos podem entender. Voce esta dentro da camisa. Semelhante, uma pessoa inteligente sabe que ele nao é o corpo - ele esta dentro do corpo... Isso todos podem entender porque quando o corpo é morto, o que aconteceu? Porque a força da vida, o espirito dentro do corpo saiu, portanto nos falamos que a pessoa é morto.
Prabhupāda: Homem inteligente... significa que ele sabe que ele não é esse corpo - ele está dentro desse corpo... Assim como você está vestindo uma camisa. Você não é a camisa. Qualquer um pode entender. Você está dentro da camisa. Da mesma forma, uma pessoa que entende que ela não é o corpo - ela está dentro do corpo... Isso todos podem entender porque quando o corpo está morto, o que aconteceu? Porque a força viva dentro do corpo se foi, portanto, nós falamos que a pessoa está morta.  


Entrevistador: Mas existem tantas pessoas inteligentes que nao são iluminadas espiritualmente, talvez ainda essas pessoas inteligentes entendem que eles nao são o corpo, ou que o corpo nao é todo, o corpo é morto e existe uma outra energia. Porque essas pessoas nao aceitam a consciencia de Krishna?
Entrevistadora: Mas existem alguns homens muito inteligentes que não são iluminados espiritualmente, talvez até mesmo homens que entendem que eles não são o corpo, ou que o corpo não é tudo, que o corpo está morto e outra coisa. Por que essas pessoas não aceitam a consciência de Krishna?  


Prabhupada: Quando alguem nao entende essa coisa muito simples, que ele nao é o corpo, então ele nao é melhor do que um animal. Isso é a primeira coisa de realizar sobre espiritualidade. Quando ele acha que ele é o corpo, pois ele é na mesma categoria do que as animais.
Prabhupāda: Quando alguém não entende essa coisa simples, que ele não é o corpo, então ele não é melhor do que um animal. Essa é a primeira plataforma de entendimento espiritual. Se ele pensa que ele é corpo, então ele está na mesma categoria que os animais.  


Ramesvara: A pergunta dela é seguinte... Supomos que alguem tem um pouco fé que existe vida apois a morte, e pode ser que essa pessoa tambem é considerada muito inteligente no mundo. Porque ele nao é automaticamente...?
Rāmeśvara: A pergunta dela é... Suponha que alguém tem um pouco de na vida após a morte, e pode ser que essa pessoa também seja considerada inteligente pelos padrões materiais. Por que ela não é automaticamente...?  


Prabhupada: Nao, inteligencia aceitado por a sociedade nao é inteligencia. A sociedade fala que: `Eu só esse corpo´. Eles falam que eu sou americano. `Eu sou indiano. Eu sou medico. Eu sou homem. Eu sou cachorro´. Isso é o entendimento da nossa sociedade material. O entendimento espiritual è alem de isso, que `Eu nao sou esse corpo´. E quando ele prosegui nesse entendimento da identificaçao espiritual, pois ele é inteligente. Mas de outra forma ele é um burro.
Prabhupāda: Não, o padrão material não é inteligência. Padrão material é que "eu sou este corpo. Eu sou americano. Eu sou um índio. Eu sou raposa. Eu sou cão. Eu sou homem." Este é o entendimento material. O entendimento espiritual está além de isso, que "Eu não sou esse corpo". E quando ele tenta compreender esta identificação espiritual, então ele é inteligente. Mas de outra forma ele não é inteligente.  


Entrevistador: Entâo isso significa...
Entrevistadora: Então, isso significa...  


Prabhupada: Na nossas escrituras reveladas essas pessoas sâo descrito como `mudha´. Mudha significa burro. Então isso é a primeira lição espiritual, o que voce nao deve se identificar com seu corpo.
Prabhupāda: Eles têm sido descritos como mūḍha. Mūḍha  significa jumentos. Portanto, essa é a primeira lição espiritual, que você não deve se identificar com seu corpo.  


Entrevistador: Quais respostas vão depois esse entendimento...?
Entrevistadora: Que entendimentos vêm depois...?  


Prabhupada: Exatamente como um cão. O cão nao sabe que ele nao é o corpo. Quando um homem pensa de mesma maneira - `Eu sou o corpo´ - então ele é do mesmo nivel do cão.
Prabhupāda: Exatamente como um cão. O cão não sabe que ele não é o corpo. Se um homem se entende assim - eu sou o corpo - então ele não é melhor do que o cão.  


Entrevistador: Quais outras entendimentos serão realizados depois esse?
Entrevistadora: Quais outros entendimentos vêm depois desse?  


Bali-mardana: Quando voce realiza que voce nao é o corpo, qual é a proxima realizaçao?
Bali-mardana: Quando você realiza que você não é o corpo, então qual é a próxima realização?  


Prabhupada: Ha! Isso é uma pergunta muito inteligente. Depois voce precisa realizar seguinte: `Que horrível eu estou somente empenhado nesse conceito material, corporal da vida.´ `Então agora qual é o meu desempenho de verdade´? Isso foi a pergunta importante do grande santo Sanatan goswami, a saber `Agora voce, Krishna me livrarei do engaiolamento material` `Agora meu Deus me fala o que é meu desempenho natural´. Pelo essa razão deve-se aproximar a um mestre espiritual, pra saber, entender o que é meu dever de verdade agora. `Quando eu não sou esse corpo, o que eu sou e que eu precisa fazer´? Porque antes eu estava dia e noite somente interessado em trabalho por isso corpo. `Eu estou comendo, eu estou dormindo, eu estou namorando, eu estou me defendendo - essas coisas pertencem somente ao corpo´. `Quando eu nao sou o corpo, pois o que é meu dever´? Isso é inteligencia.
Prabhupāda: Ha! Isso é uma pergunta inteligente. Em seguida, a pessoa tem que descobrir que "eu estou envolvido apenas neste conceito de vida corpórea. Então qual é a minha ocupação?" Essa é a pergunta de Sanātana Gosvāmī, a saber "Você tem me aliviado deste engajamento material. Agora deixe-me saber qual é o meu dever." Por essa razão deve-se aproximar de um mestre espiritual, para saber, entender qual é meu dever de verdade agora. "Se eu não sou este corpo, então qual é o meu dever? Porque eu estou ocupado todo dia e noite com este corpo. Eu estou comendo, eu estou dormindo, eu estou fazendo sexo, eu estou me defendendo - estas são todas necessidades corporais. Se eu não sou o corpo, então qual é o meu dever?" Isso é inteligência.  


Ramesvara: Então voce falou, `Qual é a proxima coisa de entender depois realizando que voce nao é o corpo`? Prabhupad fala que a proxima coisa é de procurar conhecimento sobre o desempenho eterna da alma com o Deus, Krishna. e pra isso voce precisa-se aproximar a um mestre espiritual, uma alma auto-realizada por Deus.
Rāmeśvara: Então você falou, "Qual é a próxima coisa depois de perceber que você não é esse corpo?" Prabhupāda fala que a próxima coisa é descobrir o que você deve fazer, e para isso, você pega informações com uma alma auto-realizada ou mestre espiritual.  


Entrevistador: Aproximar-se dele como. Atravez dos seus livros o como.
Entrevistadora: mestre espiritual na forma de seus livros.  


Bali-mardana: tambem pessoalmente ou...
Bali-mardana: Pessoalmente ou...  


Pusta Krsna: Prabhupad estava explicando seguinte, que agora no conceito material da vida nos temos tantos deveres. Nos somos trabalhando, comendo, dormindo, namorando, se defendendo - tantas coisas. Mas todo isso desempenho é somente em relaçao com meu corpo. Mas quando eu não sou esse corpo, pois qual é meu dever? O que é minha responsabilidade? Então o proximo estado é que quando ele entende isso, pois ele precisa tomar instruçao de um mestre espiritual, progredi na relaçao com Deus e entender o que é meu dever de verdade. Isso é muito importante.
Puṣṭa Kṛṣṇa: Prabhupāda estava explicando que agora, no conceito corpóreo temos muitas funções. Nós estamos trabalhando, estamos a ter vida sexual, estamos comendo, dormindo, nos defendendo - muitas coisas. Tudo isso está relacionado com o corpo. Mas se eu não sou este corpo, então qual é o meu dever? Qual é a minha responsabilidade? Então o próximo passo é que quando a pessoa entende isso, então ela deve tomar instrução de um mestre espiritual, fazer progressos e entender qual é o verdadeiro dever. Isso é muito importante.  


Prabhupada: Ainda mesmo pra saber como comer, dormir, namorar e defender nos precisamos de instruçao de uma pessoa superior. Por exemplo, comer, então nos precisamos saber quais alimentos nos podemos cozinhar e como cozinhar, quais vitaminas nos precisamos, quais minerais... Então isso tambem requeri uma certa educaçao. E pra dormir a mesma coisa. Então ainda mesmo pra uma vida engaiolado somente com necessidades corporais se precisa de conhecimento de outras pessoas que falar de uma vida espiritual. Então quando voce esta encima desse conceito material da vida - voce pode entender que `Eu nao estou esse corpo, eu sou um parte integrante de Deus, Krishna´- e por essa consciencia espiritual se precisa urgentemente uma direçao dada de um mestre espiritual.
Prabhupāda: Mesmo para comer, dormir, ter vida sexual e se defender nós requeremos algum conhecimento de um professor. Por exemplo, comer, então nós aprendemos com um especialista quais alimentos nós podemos cozinhar e como cozinhar, quais tipos de vitaminas nós precisamos, quais minerais... Então isso também requer uma certa educação. E para dormir a mesma coisa. E assim para o conceito de vida corpórea é necessário obter conhecimento de outros. Então, quando ele está acima deste conceito de vida corpórea - ele entende que "eu não sou este corpo, eu sou alma espiritual" - de modo semelhante ele tem que tomar lição e educação de um especialista.  
<!-- END TRANSLATED TEXT -->
<!-- END TRANSLATED TEXT -->

Latest revision as of 21:52, 14 October 2018



Interview with Newsweek -- July 14, 1976, New York

Entrevistadora: Você acha que algum dia o movimento para a consciência de Krishna vai se espalhar para todas as pessoas no mundo?

Prabhupāda: Isso não é possível. Isto é mais para a classe mais inteligente dos homens. Por isso, esse movimento, é para a classe mais inteligente dos homens.

Entrevistadora: Somente entre as classes mais inteligentes.

Prabhupāda: Salvo se a pessoa é da classe inteligente, pertencente ao..., ela não consegue entender. Então, nós não esperamos que todo mundo seja inteligente. Kṛṣṇa ye bhaja se baḍa catura. Salvo se uma pessoa é muito inteligente, ela não pode se tornar consciente de Krishna, porque é um assunto diferente. As pessoas estão absortas com o conceito de vida corpórea. É além disso. Então o cérebro embotado não consegue entender o que está além deste corpo. Então você não pode esperar que todos vão entender a consciência de Krishna. Isso não é possível.

Entrevistadora: Tem havido muita conversa de perfeição genética da humanidade, ou, digamos, tentar uma perfeição genética.

Prabhupāda: O que significa genético?

Entrevistadora: Eh... O que é a perfeição genética?

Bali-mardana: Nós estávamos discutindo ontem sobre a ciência da genética. Eles tentam compreender os traços, como o corpo e a mente são formados, e, em seguida, tentam mudá-los.

Prabhupāda: Nós já falamos sobre isso... Onde está aquele livro?

Rāmeśvara: O livro de Svarūpa Dāmodara.

Prabhupāda: Sim, Traga ele.

Rāmeśvara: O que você quer saber?

Entrevistador: eu quero saber o seguinte... Antes vocês estavam falando sobre o uso das ferramentas de tecnologia, e, se houver alguma sociedade em que exista alguma...

Prabhupāda: Esse livro não está aqui? Em nenhum outro lugar?

Entrevistadora: Deixe-me lhe perguntar. Se através de meios tecnológicos a humanidade está um pouco melhor, em outras palavras, o homem médio hoje em dia é muito mais inteligente, o que você considera agora como um homem inteligente...

Prabhupāda: Homem inteligente... significa que ele sabe que ele não é esse corpo - ele está dentro desse corpo... Assim como você está vestindo uma camisa. Você não é a camisa. Qualquer um pode entender. Você está dentro da camisa. Da mesma forma, uma pessoa que entende que ela não é o corpo - ela está dentro do corpo... Isso todos podem entender porque quando o corpo está morto, o que aconteceu? Porque a força viva dentro do corpo se foi, portanto, nós falamos que a pessoa está morta.

Entrevistadora: Mas existem alguns homens muito inteligentes que não são iluminados espiritualmente, talvez até mesmo homens que entendem que eles não são o corpo, ou que o corpo não é tudo, que o corpo está morto e há outra coisa. Por que essas pessoas não aceitam a consciência de Krishna?

Prabhupāda: Quando alguém não entende essa coisa simples, que ele não é o corpo, então ele não é melhor do que um animal. Essa é a primeira plataforma de entendimento espiritual. Se ele pensa que ele é corpo, então ele está na mesma categoria que os animais.

Rāmeśvara: A pergunta dela é... Suponha que alguém tem um pouco de fé na vida após a morte, e pode ser que essa pessoa também seja considerada inteligente pelos padrões materiais. Por que ela não é automaticamente...?

Prabhupāda: Não, o padrão material não é inteligência. Padrão material é que "eu sou este corpo. Eu sou americano. Eu sou um índio. Eu sou raposa. Eu sou cão. Eu sou homem." Este é o entendimento material. O entendimento espiritual está além de isso, que "Eu não sou esse corpo". E quando ele tenta compreender esta identificação espiritual, então ele é inteligente. Mas de outra forma ele não é inteligente.

Entrevistadora: Então, isso significa...

Prabhupāda: Eles têm sido descritos como mūḍha. Mūḍha significa jumentos. Portanto, essa é a primeira lição espiritual, que você não deve se identificar com seu corpo.

Entrevistadora: Que entendimentos vêm depois...?

Prabhupāda: Exatamente como um cão. O cão não sabe que ele não é o corpo. Se um homem se entende assim - eu sou o corpo - então ele não é melhor do que o cão.

Entrevistadora: Quais outros entendimentos vêm depois desse?

Bali-mardana: Quando você realiza que você não é o corpo, então qual é a próxima realização?

Prabhupāda: Ha! Isso é uma pergunta inteligente. Em seguida, a pessoa tem que descobrir que "eu estou envolvido apenas neste conceito de vida corpórea. Então qual é a minha ocupação?" Essa é a pergunta de Sanātana Gosvāmī, a saber "Você tem me aliviado deste engajamento material. Agora deixe-me saber qual é o meu dever." Por essa razão deve-se aproximar de um mestre espiritual, para saber, entender qual é meu dever de verdade agora. "Se eu não sou este corpo, então qual é o meu dever? Porque eu estou ocupado todo dia e noite com este corpo. Eu estou comendo, eu estou dormindo, eu estou fazendo sexo, eu estou me defendendo - estas são todas necessidades corporais. Se eu não sou o corpo, então qual é o meu dever?" Isso é inteligência.

Rāmeśvara: Então você falou, "Qual é a próxima coisa depois de perceber que você não é esse corpo?" Prabhupāda fala que a próxima coisa é descobrir o que você deve fazer, e para isso, você pega informações com uma alma auto-realizada ou mestre espiritual.

Entrevistadora: mestre espiritual na forma de seus livros.

Bali-mardana: Pessoalmente ou...

Puṣṭa Kṛṣṇa: Prabhupāda estava explicando que agora, no conceito corpóreo temos muitas funções. Nós estamos trabalhando, estamos a ter vida sexual, estamos comendo, dormindo, nos defendendo - muitas coisas. Tudo isso está relacionado com o corpo. Mas se eu não sou este corpo, então qual é o meu dever? Qual é a minha responsabilidade? Então o próximo passo é que quando a pessoa entende isso, então ela deve tomar instrução de um mestre espiritual, fazer progressos e entender qual é o verdadeiro dever. Isso é muito importante.

Prabhupāda: Mesmo para comer, dormir, ter vida sexual e se defender nós requeremos algum conhecimento de um professor. Por exemplo, comer, então nós aprendemos com um especialista quais alimentos nós podemos cozinhar e como cozinhar, quais tipos de vitaminas nós precisamos, quais minerais... Então isso também requer uma certa educação. E para dormir a mesma coisa. E assim para o conceito de vida corpórea é necessário obter conhecimento de outros. Então, quando ele está acima deste conceito de vida corpórea - ele entende que "eu não sou este corpo, eu sou alma espiritual" - de modo semelhante ele tem que tomar lição e educação de um especialista.