PTBR/Prabhupada 0051 - Um cérebro embotado não pode entender o que existe além desde corpo

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Interview with Newsweek -- July 14, 1976, New York

Entrevistadora: Você acha que algum dia o movimento para a consciência de Krishna vai se espalhar para todas as pessoas no mundo?

Prabhupāda: Isso não é possível. Isto é mais para a classe mais inteligente dos homens. Por isso, esse movimento, é para a classe mais inteligente dos homens.

Entrevistadora: Somente entre as classes mais inteligentes.

Prabhupāda: Salvo se a pessoa é da classe inteligente, pertencente ao..., ela não consegue entender. Então, nós não esperamos que todo mundo seja inteligente. Kṛṣṇa ye bhaja se baḍa catura. Salvo se uma pessoa é muito inteligente, ela não pode se tornar consciente de Krishna, porque é um assunto diferente. As pessoas estão absortas com o conceito de vida corpórea. É além disso. Então o cérebro embotado não consegue entender o que está além deste corpo. Então você não pode esperar que todos vão entender a consciência de Krishna. Isso não é possível.

Entrevistadora: Tem havido muita conversa de perfeição genética da humanidade, ou, digamos, tentar uma perfeição genética.

Prabhupāda: O que significa genético?

Entrevistadora: Eh... O que é a perfeição genética?

Bali-mardana: Nós estávamos discutindo ontem sobre a ciência da genética. Eles tentam compreender os traços, como o corpo e a mente são formados, e, em seguida, tentam mudá-los.

Prabhupāda: Nós já falamos sobre isso... Onde está aquele livro?

Rāmeśvara: O livro de Svarūpa Dāmodara.

Prabhupāda: Sim, Traga ele.

Rāmeśvara: O que você quer saber?

Entrevistador: eu quero saber o seguinte... Antes vocês estavam falando sobre o uso das ferramentas de tecnologia, e, se houver alguma sociedade em que exista alguma...

Prabhupāda: Esse livro não está aqui? Em nenhum outro lugar?

Entrevistadora: Deixe-me lhe perguntar. Se através de meios tecnológicos a humanidade está um pouco melhor, em outras palavras, o homem médio hoje em dia é muito mais inteligente, o que você considera agora como um homem inteligente...

Prabhupāda: Homem inteligente... significa que ele sabe que ele não é esse corpo - ele está dentro desse corpo... Assim como você está vestindo uma camisa. Você não é a camisa. Qualquer um pode entender. Você está dentro da camisa. Da mesma forma, uma pessoa que entende que ela não é o corpo - ela está dentro do corpo... Isso todos podem entender porque quando o corpo está morto, o que aconteceu? Porque a força viva dentro do corpo se foi, portanto, nós falamos que a pessoa está morta.

Entrevistadora: Mas existem alguns homens muito inteligentes que não são iluminados espiritualmente, talvez até mesmo homens que entendem que eles não são o corpo, ou que o corpo não é tudo, que o corpo está morto e há outra coisa. Por que essas pessoas não aceitam a consciência de Krishna?

Prabhupāda: Quando alguém não entende essa coisa simples, que ele não é o corpo, então ele não é melhor do que um animal. Essa é a primeira plataforma de entendimento espiritual. Se ele pensa que ele é corpo, então ele está na mesma categoria que os animais.

Rāmeśvara: A pergunta dela é... Suponha que alguém tem um pouco de fé na vida após a morte, e pode ser que essa pessoa também seja considerada inteligente pelos padrões materiais. Por que ela não é automaticamente...?

Prabhupāda: Não, o padrão material não é inteligência. Padrão material é que "eu sou este corpo. Eu sou americano. Eu sou um índio. Eu sou raposa. Eu sou cão. Eu sou homem." Este é o entendimento material. O entendimento espiritual está além de isso, que "Eu não sou esse corpo". E quando ele tenta compreender esta identificação espiritual, então ele é inteligente. Mas de outra forma ele não é inteligente.

Entrevistadora: Então, isso significa...

Prabhupāda: Eles têm sido descritos como mūḍha. Mūḍha significa jumentos. Portanto, essa é a primeira lição espiritual, que você não deve se identificar com seu corpo.

Entrevistadora: Que entendimentos vêm depois...?

Prabhupāda: Exatamente como um cão. O cão não sabe que ele não é o corpo. Se um homem se entende assim - eu sou o corpo - então ele não é melhor do que o cão.

Entrevistadora: Quais outros entendimentos vêm depois desse?

Bali-mardana: Quando você realiza que você não é o corpo, então qual é a próxima realização?

Prabhupāda: Ha! Isso é uma pergunta inteligente. Em seguida, a pessoa tem que descobrir que "eu estou envolvido apenas neste conceito de vida corpórea. Então qual é a minha ocupação?" Essa é a pergunta de Sanātana Gosvāmī, a saber "Você tem me aliviado deste engajamento material. Agora deixe-me saber qual é o meu dever." Por essa razão deve-se aproximar de um mestre espiritual, para saber, entender qual é meu dever de verdade agora. "Se eu não sou este corpo, então qual é o meu dever? Porque eu estou ocupado todo dia e noite com este corpo. Eu estou comendo, eu estou dormindo, eu estou fazendo sexo, eu estou me defendendo - estas são todas necessidades corporais. Se eu não sou o corpo, então qual é o meu dever?" Isso é inteligência.

Rāmeśvara: Então você falou, "Qual é a próxima coisa depois de perceber que você não é esse corpo?" Prabhupāda fala que a próxima coisa é descobrir o que você deve fazer, e para isso, você pega informações com uma alma auto-realizada ou mestre espiritual.

Entrevistadora: mestre espiritual na forma de seus livros.

Bali-mardana: Pessoalmente ou...

Puṣṭa Kṛṣṇa: Prabhupāda estava explicando que agora, no conceito corpóreo temos muitas funções. Nós estamos trabalhando, estamos a ter vida sexual, estamos comendo, dormindo, nos defendendo - muitas coisas. Tudo isso está relacionado com o corpo. Mas se eu não sou este corpo, então qual é o meu dever? Qual é a minha responsabilidade? Então o próximo passo é que quando a pessoa entende isso, então ela deve tomar instrução de um mestre espiritual, fazer progressos e entender qual é o verdadeiro dever. Isso é muito importante.

Prabhupāda: Mesmo para comer, dormir, ter vida sexual e se defender nós requeremos algum conhecimento de um professor. Por exemplo, comer, então nós aprendemos com um especialista quais alimentos nós podemos cozinhar e como cozinhar, quais tipos de vitaminas nós precisamos, quais minerais... Então isso também requer uma certa educação. E para dormir a mesma coisa. E assim para o conceito de vida corpórea é necessário obter conhecimento de outros. Então, quando ele está acima deste conceito de vida corpórea - ele entende que "eu não sou este corpo, eu sou alma espiritual" - de modo semelhante ele tem que tomar lição e educação de um especialista.