PTBR/Prabhupada 0082 - Krishna está presente em toda parte

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.


Lecture on BG 4.24 -- August 4, 1976, New Mayapur (French farm)

Devoto: Nós dizemos que Kṛṣṇa está presente dentro do espiritual, dentro do coração da entidade viva.

Prabhupāda: Kṛṣṇa está presente em toda parte.

Devoto: Como uma pessoa ou como uma energia?

Prabhupāda: Na Sua energia. E também pessoa, pessoa que não podemos ver com os olhos atuais, mas a energia nós podemos sentir. Clareie este ponto mais e mais. Assim, quando plenamente realizado, então este verso - que tudo é brahma - sarvaṁ khalv idaṁ brahma... O devoto avançado, ele não vê nada a não ser Kṛṣṇa.

Devoto: Śrīla Prabhupāda, existe alguma real diferença entre energia material e energia espiritual?

Prabhupāda: Sim, diferença, há muitas diferenças. O mesmo exemplo: a eletricidade. Tantas coisas estão funcionando, diferença de energia. Mesmo o ditafone está trabalhando, eletricidade. Pela mesma energia, a eletricidade. Portanto, Kṛṣṇa diz ahaṁ sarvasya prabhavaḥ (BG 10.8). Ele é a origem de tudo.

Devoto: Isso é explicado na Bhagavad-gītā que se muda de corpo durante a vida, mas vemos que um homem negro nunca se torna branco, ou que há uma constante, há algo constante dentro do corpo embora ele mude. O que é isso? Como é que o corpo muda, mas ainda podemos reconhecer alguém desde sua juventude até sua velhice?

Prabhupāda: Assim, quando você tiver avançado mais, você descobrirá que não há distinção entre negro e branco. Assim como uma flor que está saindo: existem muitas cores. Assim, isso está vindo da mesma fonte. Como tal, não há tanta diferença, mas, para torná-lo bonito, existem tantas cores. Na luz do sol há sete cores e, dessas sete cores, multicores estão saindo, originadas da única cor branca, e então, tantas cores saindo. Está claro ou não? Devoto: Śrīla Prabhupāda, se Kṛṣṇa criou tudo e tudo é submetido à vontade de Kṛṣṇa, podemos realmente dizer o que é bom ou mau? Prabhupāda: Não há bom ou mau, isso é invenção mental. Mas, no geral, no mundo material significa que tudo é ruim.