PTBR/Prabhupada 0104 - Pare o ciclo de nascimento e morte: Difference between revisions

 
(Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
 
Line 6: Line 6:
[[Category:PTBR-Quotes - in Australia]]
[[Category:PTBR-Quotes - in Australia]]
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- BEGIN NAVIGATION BAR -- DO NOT EDIT OR REMOVE -->
{{1080 videos navigation - All Languages|Portuguese (Brazil)|PTBR/Prabhupada 0103 - Nunca tente abandonar a sociedade dos devotos|0103|PTBR/Prabhupada 0105 - Esta ciência é compreendida pela sucessão discipular, parampara|0105}}
<!-- END NAVIGATION BAR -->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<div class="center">
<div class="center">
Line 14: Line 17:


<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
{{youtube_right|M2Bpp23YnzQ|Stop the Cycle of Birth and Death - Prabhupāda 0104}}
{{youtube_right|ocus8dsrGyw|Pare o ciclo de nascimento e morte<br> - Prabhupāda 0104}}
<!-- END VIDEO LINK -->
<!-- END VIDEO LINK -->


<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<mp3player>http://vaniquotes.org/w/images/760419BG.MEL_clip.mp3</mp3player>
<mp3player>https://s3.amazonaws.com/vanipedia/clip/760419BG.MEL_clip.mp3</mp3player>
<!-- END AUDIO LINK -->
<!-- END AUDIO LINK -->


Line 26: Line 29:


<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT -->     
<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT -->     
Puṣṭa Kṛṣṇa: Como entra a alma de um animal do corpo do um animal no corpo de um sero humano?
Puṣṭa Kṛṣṇa: Como é que a alma espírito de um animal entra na forma de um ser humano?  


Prabhupāda: Exatamente como um ladrão na prisão. Como ele fica liberado? Quando o julgamento de soffrimento do culpado na prisão é terminado, depois ele é de novo um homem livre. E quando ele é de novo um criminoso, ele vai de novo na cadeia. Então a vida de um sero humano é pra entender isso, como eu esto explicando, o que é a problema da minha vida. Eu não quero morrer, mais eu esto julgado pra morrer. Eu não quero fica um velhice, mais eu esto obrigado a fica um velhice. Janma-mrtyu-jara-vyadhi-duhkha-dosanudarsanam ([[Vanisource:BG 13.9|BG 13.9]]). Então ele... exatamente como o exemplo com o ladrão. Quando ele esta livre, quando ele pensa, refleti, que `Porque eu estava julgado pra ficar nessa condiçao miseravel de 6 meses na prisão? Foi tanto aborrecimento,` pois ele vira de verdade um sero humano. Então semelhante, o sero humano tem poder de deliberaçao avançado. Quando ele pensa `Porque eu esto lançado nessa condiçao de vida tão miseravel?` Todos nos precisamos admitir que nos somos em uma condiçao miseravel. Ele esta tentando de ficar feliz, mais aqui não tem felicidades. Então como essa felicidades pode ser alcançado? Essa chance é sò como sero humano. Mais quando nos por misericordia da natureza material recebemos um corpo de sero humano e nos não utilizamos issa vida sinceramente, quando nos exploramos essa bençao e vivemos como gatos e cachorros ou outros animais, pois nos precisamos de novo aceitar um corpo de animal, e quando isso julgamento é terminado... Dura muito, muito tempo porque tem um processo de evoluçao. Então de novo voce vai chegar ate a forma de sero humano, quando o castigo é terminado. Exatamente o mesmo exemplo: Um ladrão, quando ele termina sua duraçao de prisão, ele de novo é um homen livre. Mais quando de novo ele comete crime, novamente ele vai na cadeia. Da mesma maneira tem o ciclo de nascimento e morte. Quando nos utilizamos nossa vida de sero humano adequadamente , pois nos paramos isso ciclo de repetiçao de nascimento e morte. E quando nos nâo utilizamos essa forma de sero humano adequadamente, novamente nos caimos no isso ciclo de nascimento e morte como animal.
Prabhupāda: Assim como um ladrão na prisão. Como ele se tornou liberado? Quando o seu período de sofrimento no cárcere está terminado, então ele é novamente um homem livre. E se ele agir criminosamente mais uma vez, ele é colocado na cadeia. Assim, a forma de vida humana é destinada para a compreensão, como eu estou explicando, qual é o problema da minha vida. Eu não quero morrer; Estou condenado à morte. Eu não desejo me tornar um homem de idade; Eu sou obrigado a me tornar velho. Janma-mṛtyu-jarā-vyādhi-duḥkha-doṣānudarśanam ([[Vanisource:BG 13.8-12 (1972)|BG 13.9]]). Então ele... Exatamente como o mesmo exemplo, como um ladrão. Quando ele está livre, se ele pensa, pondera, que "Por que eu fui colocado nesta miserável condição de vida como se eu estivesse na prisão por seis meses? Foi muito aborrecimento," então ele se torna realmente ser humano. Então, da mesma forma, o ser humano tem poder avançado de deliberação. Se ele pensa: "Por que eu estou nesta condição miserável?" Todo mundo tem que admitir que está em condição miserável. Ele está tentando ser feliz, mas não há felicidade. Então, como essa felicidade pode ser alcançada? Essa chance está no ser humano. Mas se nós recebemos, pela misericórdia da natureza material, um ser humano e nós não o utilizamos corretamente, se nós abusamos desta bênção vivendo como gatos e cães ou outros animais, então nós temos que aceitar novamente a forma animal, e quando o prazo está acabado... Leva um longo, longo tempo de duração, porque um processo evolutivo. Então, novamente, você vai chegar a esta forma humana, quando o termo for concluído. Exatamente o mesmo exemplo: Um ladrão, quando ele termina sua pena de prisão, ele é de novo um homen livre. Mas se ele comete crime novamente, ele vai na cadeia mais uma vez. Portanto, há ciclo de nascimento e morte. Se nós utilizamos a nossa forma de vida humana corretamente, então nós paramos o ciclo de nascimento e morte. E se nós não utilizamos esta forma de vida humana corretamente, novamente vamos para este ciclo de nascimento e morte.
<!-- END TRANSLATED TEXT -->
<!-- END TRANSLATED TEXT -->

Latest revision as of 22:01, 14 October 2018



Lecture on BG 9.1 -- Melbourne, April 19, 1976

Puṣṭa Kṛṣṇa: Como é que a alma espírito de um animal entra na forma de um ser humano?

Prabhupāda: Assim como um ladrão na prisão. Como ele se tornou liberado? Quando o seu período de sofrimento no cárcere está terminado, então ele é novamente um homem livre. E se ele agir criminosamente mais uma vez, ele é colocado na cadeia. Assim, a forma de vida humana é destinada para a compreensão, como eu estou explicando, qual é o problema da minha vida. Eu não quero morrer; Estou condenado à morte. Eu não desejo me tornar um homem de idade; Eu sou obrigado a me tornar velho. Janma-mṛtyu-jarā-vyādhi-duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). Então ele... Exatamente como o mesmo exemplo, como um ladrão. Quando ele está livre, se ele pensa, pondera, que "Por que eu fui colocado nesta miserável condição de vida como se eu estivesse na prisão por seis meses? Foi muito aborrecimento," então ele se torna realmente ser humano. Então, da mesma forma, o ser humano tem poder avançado de deliberação. Se ele pensa: "Por que eu estou nesta condição miserável?" Todo mundo tem que admitir que está em condição miserável. Ele está tentando ser feliz, mas não há felicidade. Então, como essa felicidade pode ser alcançada? Essa chance está no ser humano. Mas se nós recebemos, pela misericórdia da natureza material, um ser humano e nós não o utilizamos corretamente, se nós abusamos desta bênção vivendo como gatos e cães ou outros animais, então nós temos que aceitar novamente a forma animal, e quando o prazo está acabado... Leva um longo, longo tempo de duração, porque há um processo evolutivo. Então, novamente, você vai chegar a esta forma humana, quando o termo for concluído. Exatamente o mesmo exemplo: Um ladrão, quando ele termina sua pena de prisão, ele é de novo um homen livre. Mas se ele comete crime novamente, ele vai na cadeia mais uma vez. Portanto, há ciclo de nascimento e morte. Se nós utilizamos a nossa forma de vida humana corretamente, então nós paramos o ciclo de nascimento e morte. E se nós não utilizamos esta forma de vida humana corretamente, novamente vamos para este ciclo de nascimento e morte.