PTBR/Prabhupada 0105 - Esta ciência é compreendida pela sucessão discipular, parampara: Difference between revisions

 
(Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
 
Line 7: Line 7:
[[Category:PTBR-Quotes - in India]]
[[Category:PTBR-Quotes - in India]]
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- BEGIN NAVIGATION BAR -- DO NOT EDIT OR REMOVE -->
{{1080 videos navigation - All Languages|Portuguese (Brazil)|PTBR/Prabhupada 0104 - Pare o ciclo de nascimento e morte|0104|PTBR/Prabhupada 0106 - Tome o elevador de bhakti até Krishna diretamente|0106}}
<!-- END NAVIGATION BAR -->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<div class="center">
<div class="center">
Line 15: Line 18:


<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
{{youtube_right|UbXdMsbhESo|Esta ciência é compreendida pela sucessão discipular, parampara - Prabhupāda 0105}}
{{youtube_right|m8EjCjEOoKw|Esta ciência é compreendida pela sucessão discipular, parampara <br>- Prabhupāda 0105}}
<!-- END VIDEO LINK -->
<!-- END VIDEO LINK -->


<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<mp3player>http://vaniquotes.org/w/images/721210BG.AHM_clip.mp3</mp3player>
<mp3player>https://s3.amazonaws.com/vanipedia/clip/721210BG.AHM_clip.mp3</mp3player>
<!-- END AUDIO LINK -->
<!-- END AUDIO LINK -->


Line 39: Line 42:
:vivasvān manave prāha
:vivasvān manave prāha
:manur ikṣvākave 'bravīt
:manur ikṣvākave 'bravīt
:([[Vanisource:BG 4.1|BG 4.1]])
:([[Vanisource:BG 4.1 (1972)|BG 4.1]])


Primeiro de tudo, Kṛṣṇa falou esta ciência da consciência de Krishna para o deus-Sol, e o deus-Sol Vivasvān explicou-a ao seu filho Manu. E Manu explicou a seu filho Ikṣvāku. Evaṁ paramparā-prāptam imaṁ rājarṣayo viduḥ ([[Vanisource:BG 4.2|BG 4.2]]). Portanto, esta ciência é entendida pela sucessão discipular paramparā. Assim como temos entendido pelo sistema paramparā de meu Guru Mahārāja, de modo que qualquer um dos meus alunos que entenderem, ele vai mantê-lo em execução. Este é o processo. Não é uma coisa nova. É algo antigo. Simplesmente temos de distribuí-lo corretamente, como ouvimos do nosso ācārya antecessor. Portanto, no Bhagavad-gītā, recomenda-se: ācārya upāsanam: "Um indivíduo deve aproximar-se do ācārya". Ācāryavān puruṣo veda. Simplesmente especulando, pela chamada erudição, não é possível. Não é possível. É preciso abordar o ācārya. Assim, o ācārya está vindo pelo sistema paramparā, sucessão discipular. Portanto Kṛṣṇa recomenda, tad viddhi praṇipātena paripraśnena sevayā: ([[Vanisource:BG 4.34|BG 4.34]]) "Um indivíduo deve abordar o ācārya e tentar entender por praṇipāta, rendição." Essa coisa toda está dependente de rendição. Ye yathā māṁ prapadyante. O processo de rendição, a proporção da rendição, é o meio de compreender Kṛṣṇa. Se estamos completamente entregues, então podemos compreender plenamente Kṛṣṇa. Se estamos parcialmente rendidos, então nós entendemos Kṛṣṇa parcialmente. Assim ye yathā māṁ prapadyante. É a proporção da rendição. Aquele que se entregou totalmente, ele pode entender esta filosofia e ele pode pregar também, pela graça de Kṛṣṇa.
Primeiro de tudo, Kṛṣṇa falou esta ciência da consciência de Krishna para o deus-Sol, e o deus-Sol Vivasvān explicou-a ao seu filho Manu. E Manu explicou a seu filho Ikṣvāku. Evaṁ paramparā-prāptam imaṁ rājarṣayo viduḥ ([[Vanisource:BG 4.2 (1972)|BG 4.2]]). Portanto, esta ciência é entendida pela sucessão discipular paramparā. Assim como temos entendido pelo sistema paramparā de meu Guru Mahārāja, de modo que qualquer um dos meus alunos que entenderem, ele vai mantê-lo em execução. Este é o processo. Não é uma coisa nova. É algo antigo. Simplesmente temos de distribuí-lo corretamente, como ouvimos do nosso ācārya antecessor. Portanto, no Bhagavad-gītā, recomenda-se: ācārya upāsanam: "Um indivíduo deve aproximar-se do ācārya". Ācāryavān puruṣo veda. Simplesmente especulando, pela chamada erudição, não é possível. Não é possível. É preciso abordar o ācārya. Assim, o ācārya está vindo pelo sistema paramparā, sucessão discipular. Portanto Kṛṣṇa recomenda, tad viddhi praṇipātena paripraśnena sevayā: ([[Vanisource:BG 4.34 (1972)|BG 4.34]]) "Um indivíduo deve abordar o ācārya e tentar entender por praṇipāta, rendição." Essa coisa toda está dependente de rendição. Ye yathā māṁ prapadyante. O processo de rendição, a proporção da rendição, é o meio de compreender Kṛṣṇa. Se estamos completamente entregues, então podemos compreender plenamente Kṛṣṇa. Se estamos parcialmente rendidos, então nós entendemos Kṛṣṇa parcialmente. Assim ye yathā māṁ prapadyante. É a proporção da rendição. Aquele que se entregou totalmente, ele pode entender esta filosofia e ele pode pregar também, pela graça de Kṛṣṇa.
<!-- END TRANSLATED TEXT -->
<!-- END TRANSLATED TEXT -->

Latest revision as of 22:01, 14 October 2018



Lecture on BG 18.67 -- Ahmedabad, December 10, 1972

Devoto: Śrīla Prabhupāda, alguém fez a seguinte pergunta: "Quem vai continuar este movimento depois de você?"

Prabhupāda: Quem está me perguntando, ele vai fazê-lo. (Risos)

Homem indiano (5): Posso perguntar aos meus bons devotos seu plano para levar mais uma vez, para continuar o seu movimento depois de você, o que vem depois de Śrī Bhaktivedanta Prabhu, para manter esta escada de, manter esta escada em pé: Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa.

Prabhupāda: Isso é mencionado no Bhagavad-gītā:

imaṁ vivasvate yogaṁ
proktavān aham avyayam
vivasvān manave prāha
manur ikṣvākave 'bravīt
(BG 4.1)

Primeiro de tudo, Kṛṣṇa falou esta ciência da consciência de Krishna para o deus-Sol, e o deus-Sol Vivasvān explicou-a ao seu filho Manu. E Manu explicou a seu filho Ikṣvāku. Evaṁ paramparā-prāptam imaṁ rājarṣayo viduḥ (BG 4.2). Portanto, esta ciência é entendida pela sucessão discipular paramparā. Assim como temos entendido pelo sistema paramparā de meu Guru Mahārāja, de modo que qualquer um dos meus alunos que entenderem, ele vai mantê-lo em execução. Este é o processo. Não é uma coisa nova. É algo antigo. Simplesmente temos de distribuí-lo corretamente, como ouvimos do nosso ācārya antecessor. Portanto, no Bhagavad-gītā, recomenda-se: ācārya upāsanam: "Um indivíduo deve aproximar-se do ācārya". Ācāryavān puruṣo veda. Simplesmente especulando, pela chamada erudição, não é possível. Não é possível. É preciso abordar o ācārya. Assim, o ācārya está vindo pelo sistema paramparā, sucessão discipular. Portanto Kṛṣṇa recomenda, tad viddhi praṇipātena paripraśnena sevayā: (BG 4.34) "Um indivíduo deve abordar o ācārya e tentar entender por praṇipāta, rendição." Essa coisa toda está dependente de rendição. Ye yathā māṁ prapadyante. O processo de rendição, a proporção da rendição, é o meio de compreender Kṛṣṇa. Se estamos completamente entregues, então podemos compreender plenamente Kṛṣṇa. Se estamos parcialmente rendidos, então nós entendemos Kṛṣṇa parcialmente. Assim ye yathā māṁ prapadyante. É a proporção da rendição. Aquele que se entregou totalmente, ele pode entender esta filosofia e ele pode pregar também, pela graça de Kṛṣṇa.