PTBR/Prabhupada 0175 - Dharma significa gradualmente tornar corvos em cisnes: Difference between revisions

(Created page with "<!-- BEGIN CATEGORY LIST --> Category:1080 Yoruba Pages with Videos Category:Prabhupada 0175 - in all Languages Category:YO-Quotes - 1973 Category:YO-Quotes - Le...")
 
(Vanibot #0023: VideoLocalizer - changed YouTube player to show hard-coded subtitles version)
 
Line 1: Line 1:
<!-- BEGIN CATEGORY LIST -->
<!-- BEGIN CATEGORY LIST -->
[[Category:1080 Yoruba Pages with Videos]]
[[Category:1080 Portuguese (Brazil) Pages with Videos]]
[[Category:Prabhupada 0175 - in all Languages]]
[[Category:Prabhupada 0175 - in all Languages]]
[[Category:YO-Quotes - 1973]]
[[Category:PTBR-Quotes - 1973]]
[[Category:YO-Quotes - Lectures, Srimad-Bhagavatam]]
[[Category:PTBR-Quotes - Lectures, Srimad-Bhagavatam]]
[[Category:YO-Quotes - in USA]]
[[Category:PTBR-Quotes - in USA]]
[[Category:YO-Quotes - in USA, Los Angeles]]
[[Category:PTBR-Quotes - in USA, Los Angeles]]
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- END CATEGORY LIST -->
<!-- BEGIN NAVIGATION BAR -- DO NOT EDIT OR REMOVE -->
{{1080 videos navigation - All Languages|Portuguese (Brazil)|PTBR/Prabhupada 0174 - Cada entidade viva é um filho de Deus|0174|PTBR/Prabhupada 0176 - Krishna permanecerá sempre com você se você amar Krishna|0176}}
<!-- END NAVIGATION BAR -->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<!-- BEGIN ORIGINAL VANIQUOTES PAGE LINK-->
<div class="center">
<div class="center">
Line 15: Line 18:


<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
<!-- BEGIN VIDEO LINK -->
{{youtube_right|51tvorG4PPQ|Dharma significa gradualmente tornar corvos em cisnes - Prabhupāda 0175}}
{{youtube_right|X1LWjNK2YeQ|Dharma significa gradualmente tornar corvos em cisnes <br>- Prabhupāda 0175}}
<!-- END VIDEO LINK -->
<!-- END VIDEO LINK -->


<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<!-- BEGIN AUDIO LINK -->
<mp3player>http://vaniquotes.org/w/images/730425SB.LA_clip.mp3</mp3player>
<mp3player>https://s3.amazonaws.com/vanipedia/clip/730425SB.LA_clip.mp3</mp3player>
<!-- END AUDIO LINK -->
<!-- END AUDIO LINK -->


Line 27: Line 30:


<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT -->     
<!-- BEGIN TRANSLATED TEXT -->     
Qualquer literatura que não tem nenhuma ligação com o conhecimento de Deus, tad, tad vayasam tirtham, ela é como o lugar onde os corvos se divertem. Onde os corvos se divertem? No lugar imundo. E os cisnes, os cisnes brancos, eles têm prazer em Nice, nas águas cristalinas, onde há jardim, há pássaros. Portanto, há, mesmo nos animais, há divisões. Classe cisne e classe corvo. Divisão natural. O corvo não vai para o cisne. O cisne não vai para o corvo. Da mesma forma, na sociedade humana, há homens de classe corvo e homens de classe cisne. Os homens de classe cisne virão aqui, porque aqui tudo é claro, agradável, boa filosofia, boa comida, boa educação, boa roupa, boa mente, tudo de bom. E os homens de classe corvo irão para clube tal e tal, tal e tal festa, dança nua, tantas coisas. Você vê. Portanto, este movimento da consciência de Kṛṣṇa é feito para a classe cisne de homens. Não é para a classe corvo de homens. Não. Mas podemos converter os corvos em cisnes. Essa é a nossa filosofia. Aquele que foi corvo está agora nadando como cisne. Isso nós podemos fazer. Esse é o benefício da consciência de Kṛṣṇa. Assim, quando os cisnes se tornam corvos, isso é o mundo material. Isso é o que Kṛṣṇa diz: yada yada hi dharmasya glanir bhavati ([[Vanisource:BG 4.7|BG 4.7]]). A entidade viva está aprisionada neste corpo material e ela está tentando satisfazer os sentidos, um corpo após o outro, um corpo após o outro, um corpo após o outro. Esta é a posição. E dharma significa transformar gradualmente os corvos em cisnes. Isso é dharma. Assim como um homem pode ser muito analfabeto, inculto, mas ele pode ser convertido em homem educado, culto. Pela educação, por treinamento. Então, essa possibilidade está lá na forma de vida humana. Eu não posso treinar um cão para se tornar um devoto. Isso é difícil. Isso pode ser feito também. Mas eu posso não ser tão poderoso. Assim como Caitanya Mahaprabhu fez. Quando Ele estava passando pela selva, Jharikhanda, os tigres, as cobras, os veados, todos os animais, eles se tornaram devotos. Tornaram-se devotos. Então, o que era possível para Caitanya Mahaprabhu... Porque Ele é o próprio Deus. Ele pode fazer qualquer coisa. Nós não podemos fazer isso. Mas podemos trabalhar na sociedade humana. Não importa o quão caído um homem é. Se ele segue nossa instrução, então ele pode ser transformado. Isso é chamado de dharma. Dharma significa trazer um indivíduo para a sua posição original. Isso é dharma. Então, pode haver diferentes graus. Mas a posição original é que somos parte integrante de Deus, e, quando entendemos que somos parte integrante de Deus, essa é a nossa posição real na vida. Isso é chamado de estágio brahma-bhuta ([[Vanisource:SB 4.30.20|SB 4.30.20]]), entendendo sua realização Brahman, identificação.
Qualquer literatura que não tem nenhuma ligação com o conhecimento de Deus, tad, tad vayasam tirtham, ela é como o lugar onde os corvos se divertem. Onde os corvos se divertem? No lugar imundo. E os cisnes, os cisnes brancos, eles têm prazer em Nice, nas águas cristalinas, onde há jardim, há pássaros. Portanto, há, mesmo nos animais, há divisões. Classe cisne e classe corvo. Divisão natural. O corvo não vai para o cisne. O cisne não vai para o corvo. Da mesma forma, na sociedade humana, há homens de classe corvo e homens de classe cisne. Os homens de classe cisne virão aqui, porque aqui tudo é claro, agradável, boa filosofia, boa comida, boa educação, boa roupa, boa mente, tudo de bom. E os homens de classe corvo irão para clube tal e tal, tal e tal festa, dança nua, tantas coisas. Você vê. Portanto, este movimento da consciência de Kṛṣṇa é feito para a classe cisne de homens. Não é para a classe corvo de homens. Não. Mas podemos converter os corvos em cisnes. Essa é a nossa filosofia. Aquele que foi corvo está agora nadando como cisne. Isso nós podemos fazer. Esse é o benefício da consciência de Kṛṣṇa. Assim, quando os cisnes se tornam corvos, isso é o mundo material. Isso é o que Kṛṣṇa diz: yada yada hi dharmasya glanir bhavati ([[Vanisource:BG 4.7 (1972)|BG 4.7]]). A entidade viva está aprisionada neste corpo material e ela está tentando satisfazer os sentidos, um corpo após o outro, um corpo após o outro, um corpo após o outro. Esta é a posição. E dharma significa transformar gradualmente os corvos em cisnes. Isso é dharma. Assim como um homem pode ser muito analfabeto, inculto, mas ele pode ser convertido em homem educado, culto. Pela educação, por treinamento. Então, essa possibilidade está lá na forma de vida humana. Eu não posso treinar um cão para se tornar um devoto. Isso é difícil. Isso pode ser feito também. Mas eu posso não ser tão poderoso. Assim como Caitanya Mahaprabhu fez. Quando Ele estava passando pela selva, Jharikhanda, os tigres, as cobras, os veados, todos os animais, eles se tornaram devotos. Tornaram-se devotos. Então, o que era possível para Caitanya Mahaprabhu... Porque Ele é o próprio Deus. Ele pode fazer qualquer coisa. Nós não podemos fazer isso. Mas podemos trabalhar na sociedade humana. Não importa o quão caído um homem é. Se ele segue nossa instrução, então ele pode ser transformado. Isso é chamado de dharma. Dharma significa trazer um indivíduo para a sua posição original. Isso é dharma. Então, pode haver diferentes graus. Mas a posição original é que somos parte integrante de Deus, e, quando entendemos que somos parte integrante de Deus, essa é a nossa posição real na vida. Isso é chamado de estágio brahma-bhuta ([[Vanisource:SB 4.30.20|SB 4.30.20]]), entendendo sua realização Brahman, identificação.
<!-- END TRANSLATED TEXT -->
<!-- END TRANSLATED TEXT -->

Latest revision as of 22:13, 14 October 2018



Lecture on SB 1.8.33 -- Los Angeles, April 25, 1972

Qualquer literatura que não tem nenhuma ligação com o conhecimento de Deus, tad, tad vayasam tirtham, ela é como o lugar onde os corvos se divertem. Onde os corvos se divertem? No lugar imundo. E os cisnes, os cisnes brancos, eles têm prazer em Nice, nas águas cristalinas, onde há jardim, há pássaros. Portanto, há, mesmo nos animais, há divisões. Classe cisne e classe corvo. Divisão natural. O corvo não vai para o cisne. O cisne não vai para o corvo. Da mesma forma, na sociedade humana, há homens de classe corvo e homens de classe cisne. Os homens de classe cisne virão aqui, porque aqui tudo é claro, agradável, boa filosofia, boa comida, boa educação, boa roupa, boa mente, tudo de bom. E os homens de classe corvo irão para clube tal e tal, tal e tal festa, dança nua, tantas coisas. Você vê. Portanto, este movimento da consciência de Kṛṣṇa é feito para a classe cisne de homens. Não é para a classe corvo de homens. Não. Mas podemos converter os corvos em cisnes. Essa é a nossa filosofia. Aquele que foi corvo está agora nadando como cisne. Isso nós podemos fazer. Esse é o benefício da consciência de Kṛṣṇa. Assim, quando os cisnes se tornam corvos, isso é o mundo material. Isso é o que Kṛṣṇa diz: yada yada hi dharmasya glanir bhavati (BG 4.7). A entidade viva está aprisionada neste corpo material e ela está tentando satisfazer os sentidos, um corpo após o outro, um corpo após o outro, um corpo após o outro. Esta é a posição. E dharma significa transformar gradualmente os corvos em cisnes. Isso é dharma. Assim como um homem pode ser muito analfabeto, inculto, mas ele pode ser convertido em homem educado, culto. Pela educação, por treinamento. Então, essa possibilidade está lá na forma de vida humana. Eu não posso treinar um cão para se tornar um devoto. Isso é difícil. Isso pode ser feito também. Mas eu posso não ser tão poderoso. Assim como Caitanya Mahaprabhu fez. Quando Ele estava passando pela selva, Jharikhanda, os tigres, as cobras, os veados, todos os animais, eles se tornaram devotos. Tornaram-se devotos. Então, o que era possível para Caitanya Mahaprabhu... Porque Ele é o próprio Deus. Ele pode fazer qualquer coisa. Nós não podemos fazer isso. Mas podemos trabalhar na sociedade humana. Não importa o quão caído um homem é. Se ele segue nossa instrução, então ele pode ser transformado. Isso é chamado de dharma. Dharma significa trazer um indivíduo para a sua posição original. Isso é dharma. Então, pode haver diferentes graus. Mas a posição original é que somos parte integrante de Deus, e, quando entendemos que somos parte integrante de Deus, essa é a nossa posição real na vida. Isso é chamado de estágio brahma-bhuta (SB 4.30.20), entendendo sua realização Brahman, identificação.