PTBR/Prabhupada 0291 - Eu não quero ser subordinado, não quero me curvar - Essa é a sua doença

Revision as of 10:00, 20 May 2015 by Visnu Murti (talk | contribs) (Created page with "<!-- BEGIN CATEGORY LIST --> Category:1080 Portuguese (Brazil) Pages with Videos Category:Prabhupada 0291 - in all Languages Category:PTBR-Quotes - 1968 Category...")
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)


Invalid source, must be from amazon or causelessmery.com

Lecture -- Seattle, September 30, 1968

Prabhupada: Sim?

Jovem: Por favor explica para mim o que significa subordinação?

Tamala Krishna: Pode explicar subordinação de novo, mestre?

Prabhupada: Subordinação é simples. Aceita ser subordinado. Você não entende o que significa subordinação? Qual é a dificuldade? Você não é subordinado a alguém?

Jovem: Ah, sim, eu acho que se poderia falar que eu sou.

Prabhupada: Sim. Você é. Todos nos devemos aceitar ser subordinado a alguém.

Jovem: Pode ser, mas no aspecto espiritual, eu não mim sento subordinado...

Prabhupada: Primeiro você precisa entender o que é vida espiritual, depois... Na vida espiritual você tem que ser subordinado porque nossa alma é subordinado ao Deus. Espiritual, o que você quer falar com espiritual e material?

Jovem: Eh, como assim, meu corpo é em um especifico lugar é dentro de um especifico tempo (falando indistinto) Quando eu tem um emprego, pois eu sou subordinado a meu padrão, mas eu dentro de mim, meu verdadeiro eu, minha alma não é... Eu não mim sento subordinado ao meu padrão. Eu mim sento mais o menos igual a ele. Só agora dentro desse tempo ele é meu padrão...

Prabhupada: Sim. Isso pensamento é muito bom que você se sente assim. Mais você não sente insatisfação sendo subordinado ao seu padrão?

Jovem: Não, não é isso.

Prabhupada: Então?

Jovem: Eu não posso especialmente...

Prabhupada: Como?

Jovem: Eu não acho que... Falando especificamente sobre esse exemplo, necessariamente não é verdade que eu deve ter inveja com meu padrão porque ele esta em cima de mim. Mas eu mim sento que como seres nos somos igual. Sabe, isso é minha própria filosofia na vida. Eu não acho que eu preciso mim prostrar aos pés de ninguém e ninguém a mim.

Prabhupada: Porque? Porque você não quer se prostrar?

Jovem: Porque eu não acho que eu estou devendo ele uma coisa ou que ele esta mim devendo.

Prabhupada: Exatamente isso é nossa doentia. O mundo esta forçando nos de prostrar-nos, e nos pensamos que eu não vou mim prostrar. Isso é a problema.

Jovem: Ele não esta mim forçando de prostrar-me.

Prabhupada: Sim.

Jovem: Ele não esta mim forçando para fazer nada. É só tipo assim que ele esta lá e eu também.

Prabhupada: Não. Simplesmente tenta de entender. Essa pergunta é muito bom. Você fala que `Eu não quer mim prostrar.´ Não é?

Jovem: Isso é basicamente a verdade, sim.

Prabhupada: Sim, é porque?

Jovem: Porque eu não acho que eu estou inferior a ninguém...

Prabhupada: Isso é exatamente a doentia. Agora você analisou sua própria doentia. Isso é exatamente a problema do materialismo. Todos pensam que `Eu quer ser mestre. Eu não mim prostrar a ninguém.´ Todo mundo é assim, não só você... Deixa mim termina falar. Isso é a doentia, doentia material. Primeiro tentam de entender isso. Isso não é somente sua doentia ou minha doentia. Todo mundo tem essa doentia, que `Porque eu preciso me prostrar a alguém´? Porque eu preciso ser subordinado? Mas a natureza esta te forçando de ser subordinado a alguém. Agora quém quer enfrentar a morte? Porque as pessoas são morrendo? Mim fala.

Jovem: Porque as pessoas são morrendo?

Prabhupada: Sim. Ninguém quer morrer.

Jovem: Eu achei que é uma questão biológico...

Prabhupada: Tenta só de entender isso. Que governa aqui... o lei da natureza: todos nos temos que morrer. Você é subordinado a isso. Porque então você fala que você é independente?

Jovem: Eh, eu mim sento independente...

Prabhupada: Você esta sentindo errado. Isso é sua doentia.

Jovem: Como? Eu estou mim sentindo sozinho?

Prabhupada: Sim, é também errado.

Jovem: Errado?

Prabhupada: Sim. Você é subordinado. Ao fim você precisa se prostrar a morte. Quando a morte chega ela não espera ninguém. Você não pode falar `Eu não te obedece.´ Por isso você é subordinado.

Jovem: Sim, eu sou subordinado ao Deus.

Prabhpada: Não, agora sem falar sobre o Deus. Agora nos somos falando pratico senso comum.

Jovem: Krishna... eu não sei.

Prabhupada: Não, agora sem falar sobre o Deus Krishna. Isso é muito longe ainda. Agora entende simplesmente que você não quer morrer, mas você é forçado a morrer, porque?

Jovem: Porque eu preciso morrer?

Prabhupada: Sim, porque você é subordinado.

Jovem: Ah, sim.

Prabhupada: Sim, então agora entende sua posição, que você é subordinado. Você nâo pode declarar que: `Eu estou livre. Eu não sou subordinado a ninguém.´ Quando você esta desejando que `Eu não quero ser subordinado a ninguém, não quero me prostrar aos pés de ninguém,´isso é sua ilusão.

Jovem: O que você quer que eu faço...?

Prabhupada: Não, primeiro entende seu erro. Depois você pode aceitar o remédio.

Jovem: Sim, eu estou errado, tá bom, mas perante a quem eu preciso mim prostrar...?

Prabhupada: Você esta se prostrando a todos. Você esta sob o lei da morte, sob o lei da enfermidade, sob o lei da velhice. Você esta subordinado a tantas coisas. Você é forçado pela lei da natureza. E ainda você pensa que `eu não vou mim prostrar a ninguém. Eu não gosto.´ Porque você não gosta, mesmo assim você é forçado. Você precisa se prostrar. Porque você esquece da sua posição na vida? Isso é sua ilusão. Por isso a próxima pergunta deve ser `Eu estou sendo forçado a mim prostrar.´ Então agora nos temos que pesquisar `Aonde eu posso mim prostrar e ainda sentir felicidade? Isso é o Deus Krishna: Você não pode parar de se prostrar ao mundo, porque nos somos sempre subordinado. Mas quando você se prostrar perante a Krishna e o representante (mestre espiritual) de Krishna, você vai ser feliz. Experimenta. Todos nos precisamos nos prostrar na vida. Quando você não aceita a subordinação a Krishna e o representante, pois você vai ser forçado a se prostrar ao mundo, se chama: maya (ilusão). Isso é nossa posição. Você não pode ser livre da subordinação, nunca. Mais você vai se sente feliz. Exatamente como um bom filho. Ele esta 24 horas subordinado aos pais e obedecendo eles. Ele é feliz. Ele esta feliz. A mãe fala,`Querido filho, por favor venha aqui, senta aqui.´ `Sim.´ Ele esta feliz. Isso é a natureza. Simplesmente você tem que pesquisar aonde eu preciso me prostrar de verdade. Isso é o Deus Krishna. Você nunca pode para de se prostrar, mas você pode escolher subordinação com felicidade o com sofrimento. Só isso. Quando você artificialmente acha que `Eu não precisa mim prostrar a ninguém, eu sou independente,´ pois você sofre. Simplesmente você precisa pesquisar o lugar certo aonde você pode ser subordinado com felicidade. Obrigado. Tá bom. Agora cantem: Hare Krishna Hare Krishna, Krishna, Krishna, Hare Hare, Hare Rama Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.