PT/Prabhupada 0015 - Não sou este corpo



Lecture on BG 9.34 -- New York, December 26, 1966

Existem seis sintomas da presença da alma Crescimento é um dos importantes Crescimento. Logo que a alma sai do corpo o crescimento cessa. Se a criança nasce morta não há crescimento. Os pais dirão que é inútil. Rejeitam-na. Também o Senhor Kṛṣṇa deu este primeiro exemplo a Arjuna, "A centelha espiritual está dentro do corpo, e devido à sua presença, o corpo cresce de criança a adolescente, de adolescente à juventude e da juventude à velhice. Portanto, quando este corpo torna-se inútil, imperceptivelmente, a alma abandona este corpo." Vāsāṁsi jīrṇāni yathā vihāya (BG 2.22). Assim como nós abandonamos roupa velha e vestimos nova, similarmente, aceitamos outro corpo. E ao aceitarmos um novo corpo, não o fazemos por nossa escolha. A escolha depende das leis da natureza. Essa escolha depende da lei da natureza. No momento da morte não podemos pedir, mas podemos pensar. E a variedade já existe para nós. Yaṁ yaṁ vāpi smaran loke tyajaty ante kalevaram (BG 8.6). A nossa mentalidade no momento da nossa morte, à medida que os nossos pensamentos se desenvolvem alcançaremos um próximo nascimento apropriado com essa situação. O homem inteligente, que não é louco deve compreender que não é o corpo. Primeiro: não sou o corpo. Então, ele indagará: qual é o meu dever? Qual o meu dever como alma espiritual?

O seu dever está mencionado no Bhagavad-gītā no último verso do nono capítulo, man-manā bhava. Pensamos em algo Cada um de nós, corporificados, pensamos em algo Não podemos deixar de pensar nem mesmo por um momento Não é possível. Assim, esse é o dever. Pensar em Kṛṣṇa. Pensa em Kṛṣṇa. Temos que pensar em algo. Qual é o problema se pensarmos em Kṛṣṇa? Kṛṣṇa tem muitas actividades, muita literatura e muitas coisas. Kṛṣṇa vem a este mundo. Temos muitos e muitos volumes de livros. Se quiserem pensar em Kṛṣṇa, podemos dar-vos muitas obras literárias. tantas que não poderão acaba-las em toda a vida, lendo vinte e quatro horas ao dia. Pensa em Kṛṣṇa. Existe muita coisa. Pensa em Kṛṣṇa. Man-manā bhava. Oh, eu posso pensar em ti.

Assim como uma pessoa que serve a seu patrão. Oh, ele pensa sempre no seu patrão. Oh, tenho que lá estar às nove horas para que o patrão não fique insatisfeito A sua forma de pensar é motivada. Esse tipo de pensamento não é suficiente. Portanto Ele diz, bhava mad-bhaktaḥ. "Pensa em Mim com amor." quando o mestre, quando o, ou seja quando o servo pensa no mestre, não o faz com amor. Ele pensa no seu salário. "Se não chego às nove horas ao escritório, chegarei tarde e perderei dois dólares." Portanto, ele não está a pensar no seu patrão, ele está a pensar no seu salário. Esse tipo de pensamento não nos salvará. Portanto, Ele diz, bhava mad-bhaktaḥ. "Torna-te Meu devoto. Então, tua forma de pensar em Mim será muito agradável." E o que é esse bhakti? Mad-bhaktaḥ.

Com devoção.... Devoção quer dizer serviço. Mad-yājī. Presta algum serviço ao Senhor. Assim como nós estamos constantemente ocupados aqui. Sempre que nos visitarem vão encontrar-nos ocupados nalgum dever. Criamos muitos deveres. Só para pensarmos em Kṛṣṇa.