PT/Prabhupada 0018 - Firmemente fiel aos pés de lótus do guru



Lecture on SB 6.1.26-27 -- Philadelphia, July 12, 1975

Prabhupāda: Devemos utilizar o tempo para dar uma solução à vida. Repetidamente morremos e aceitamos outro corpo. Como vão entender as pessoas a menos que se aproximem de um guru apropriado? Portanto, o śāstra diz, tad-vijñānārtham: "Se quisermos saber qual o verdadeiro problema da vida e se quisermos ser educados a como nos tornarmos conscientes de Kṛṣṇa, como nos tornarmos eternos e ir de volta a casa, de volta a Deus, teremos que nos aproximar de um guru." E quem é o guru? Isso está explicado de uma forma muito simples. O guru nunca manufactura ideias tais como, "Faz isto, dá-me dinheiro e vais ser feliz." Isso não é ser um guru. É outro processo para ganhar dinheiro. Aqui está explicado, mūḍha, todos aqueles que vivam de uma forma disparatada e tal como Ajāmila, manufacturem as suas próprias ideias... Alguém pode pensar, "Este é o meu dever," e outro pode... É disparatado. Devemos aprender qual o nosso dever através do guru. Cantamos todos os dias, guru-mukha-padma-vākya, cittete koriyā aikya, ār nā koriho mane āśā. Isto é vida. Isto é vida. Guru-mukha-pad... Aceitamos um guru fidedigno e as suas instruções são para serem seguidas. Então a nossa vida torna-se um êxito. Ār nā koriho mane āśā. Patifes! Não desejem nada mais. Não cantam todos os dias? Sabem qual é o significado? Ou só cantam e nada mais? Qual é o significado? Quem pode explicar? Ninguém sabe? Sim, qual é o significado?

Devoto, " O meu único desejo é que minha mente se purifique com as palavras que emanam da boca de meu mestre espiritual. Não tenho nenhum desejo além deste "

Prabhupāda: Sim. Essa é a instrução. Guru-mukha-padma-vākya, cittete koriyā aikya. Citta quer dizer consciência ou coração. "Só farei isto e nada mais. O meu Guru Mahārāja instruiu-me e eu devo levar a cabo." Cittete koriyā aikya, ār nā koriho mane āśā. Não estou orgulhoso por isto, mas posso dizer, para o vosso benefício, que cumpri. Portanto, qualquer pequeno sucesso que possam observar da minha parte e de todos os meus irmãos espirituais, deve-se a isto. Não tenho nenhuma capacidade, mas segui as palavras de meu guru como a minha vida e alma. Isso é uma realidade. Guru-mukha-padma-vākya, cittete koriyā aikya. Todos devemos seguir desta maneira. Mas se juntamos ou alteramos algo, estamos perdidos. Nem juntar nem alterar. Devemos aproximar-nos do guru-guru quer dizer um servo fiel de Deus, Kṛṣṇa e seguir as suas instruções de como servi-Lo. Então, teremos êxito. Se pensarmos, "Sou mais inteligente que meu guru, e vou juntar ou alterar algo," Estamos acabados. Essa é a única coisa. Cantem mais.

Devoto: Śrī-guru-caraṇe rati, ei se uttama-gati.~

Prabhupāda: Śrī-guru-caraṇe rati, ei se, uttama-gati. Se quisermos progredir verdadeiramente, teremos que estar fielmente firmes aos pés de lótus do guru. A seguir?

Devoto: Je prasāde pūre sarva āśā.

Prabhupāda: Je prasāde pūre sarva āśā. Yasya prasādāt... Esta é a instrução que encontramos em toda a filosofia Vaiṣṇava. A menos que sigamos, permaneceremos mūḍha. Está muito bem explicado neste Ajāmila-upākhyāna. Hoje, estamos a ler este verso, sa evaṁ vartamānaḥ ajñaḥ. De novo ele diz, Vyāsadeva diz de novo, "Este desavergonhado estava absorto no serviço de seu filho que se chamava Nārāyaṇa." Não sabia....."Que tolice é esta, Nārāyaṇa?" Ele conhecia seu filho Mas Nārāyaṇa é tão bondoso que, devido a que ele estava a chamar constantemente seu filho, "Nārāyaṇa, vem cá por favor. Nārāyaṇa, por favor leva isto." Kṛṣṇa aceitava que "Ele está a exclamar o nome de Nārāyaṇa.' Kṛṣṇa é muito bondoso. Ele não tinha em mente, "Vou ter com Nārāyaṇa." Como era afectuoso com seu filho queria estar com ele. E dessa maneira teve a oportunidade de exclamar o santo nome de Nārāyaṇa. Essa foi a sua grande fortuna. De acordo a esta passagem, nós mudamos o nome. Porquê? Porque cada nome está direccionado para tornar-nos servos de Kṛṣṇa. Tal como Upendra. Upendra quer dizer Vāmanadeva. Se exclamarmos "Upendra, Upendra," ou algum nome parecido, esse nome é levado em consideração. Isto será explicado mais .tarde.