PT/Prabhupada 0025 - Se oferecemos algo genuíno, haverá impacto



Conversation with Yogi Amrit Desai of Kripalu Ashram (PA USA) -- January 2, 1977, Bombay

Yogi Amrit Desai: Tenho tanto amor por você que disse para comigo que tinha que visitar para obter darśana.

Prabhupāda: Muito obrigado.

Yogi Amrit Desai: Enquanto falava com os devotos, eu dizia-lhes que você é...

Prabhupada: Estás a viver com o Dr. Mishra?

Yogi Amrit Desai: Não, não estou. Estava a comentar com todos os devotos daqui. Disse-lhes: Sri Prabhupada foi o primeiro homem que trouxe bhakti para o Ocidente, o lugar onde fazia mais falta. Existe tanta coisa que passa pela cabeça: pensar, pensar, pensar. Este processo do amor é muito profundo.

Prabhupada: Estás a ver. Se apresentarmos algo verdadeiramente genuíno

Yogi Amrit Desai: Muito genuíno.

Prabhupada: Será realizado.

Yogi Amrit Desai: Por isso está a crescer tão maravilhosamente, porque é genuíno.

Prabhupada: É dever dos indianos dar-lhes algo genuíno. Isso é para-upakara. Antes de mim, todos esse swamis e yogis foram lá para os enganar,

Yogi Amrit Desai: Não, eles tiveram medo de lhes dar a verdade, porque tinham medo de não ser aceites.

Prabhupada: Não sabiam qual é a verdade. (risos) Não foi o medo. Porquê? Se estamos na plataforma da verdade, porque deveríamos ter medo?

Yogi Amrit Desai: Claro.

Prabhupada: Começando com o Vivekananda, ninguém sabia o que é a verdade.

Yogi Amrit Desai: Sim, todos eles, certo. Desde que você foi... Eu estava lá em 1960. Comecei a ensinar yoga. Mas quando você chegou tornei-me destemido e comecei a ensinar bhakti e a cantar mantras. Agora praticamos muito bhakti no asram, muito bhakti. E isso devo-o ao senhor, porque eu tinha medo de lhes dar eu pensava, "Eles são Cristãos. Não gostarão de devoção. Terão uma compreensão errónea." Mas o senhor executou um milagre, Deus, Krsna, executou um milagre através do senhor. É simplesmente maravilhoso, o maior milagre na terra. Tenho esse sentimento muito forte dentro de mim.

Prabhupada: É muita bondade sua fazer essas declarações. Se dermos algo genuíno, funcionará.

Yogi Amrit Desai: Correcto. Isso é o que também estou a fazer. Todos.... Temos aproximadamente 180 pessoas que vivem permanentemente no asram e todos praticam celibato. Todos se despertam às 4:00 e deitam-se às 9:00. E nem sequer se tocam. Dormem em diferentes quartos. Até no sat-sanga sentam-se separados. Tudo é feito estritamente. Não há drogas, nem álcool, nem carne, nem chá, nem café, nem alho, nem cebola. Puro.

Prabhupada: Muito bom. Sim. Estamos a seguir essas normas.

Yogi Amrit Desai: Sim.

Prabhupada: Têm algumas Divindades?

Yogi Amrit Desai: Sim. As nossas Divindades são o Senhor Krsna e Radha. O meu guru é Swami Kripalu-anandi. Ele vive em... Tem um asram perto de Baroda. Há vinte e sete anos que pratica o seu sadhana e esteve em silêncio completo durante doze anos. A pedido de muitas pessoas, nos últimos nos, tem falado uma ou duas vezes por ano.

Prabhupada: Ele não pronuncia?

Yogi Amrit Desai: Ele pronuncia. É-lhe permitido pronunciar durante o seu silêncio. Porque quando ele diz.... Quando pronunciamos o nome do Senhor, não quebramos o silêncio. Por isso, ele pronuncia.

Prabhupada: Silêncio quer dizer que não devemos falar tolices. Devemos pronunciar Hare Krsna. Isso é silêncio. Em vez de perdermos o tempo falando sobre coisas materiais, pronunciamos Hare Krsna. Isso é positivo. E o silêncio é negativo. Paramos com as conversas sem sentido e falamos algo que faz sentido.

Yogi Amrit Desai: Certo. Isso está correcto.

Prabhupada: Param drstva nivartate (BG 2.59) Param drstva nivartate. Se pararmos com a tolice, depois, param, o Supremo... Param drstva nivartate. Quando temos coisas boas, naturalmente, abandonamos coisas do lixo. Tudo o que seja material é inferior. Karma, jnana, yoga, são todas materiais. Karma, jnana, yoga. Até mesmo as pseudo yogas, são todas materiais.