PT/Prabhupada 0078 - Munidos com Fé, Tentem Escutar



Lecture on SB 1.2.16 -- Los Angeles, August 19, 1972

So śuśrūṣoḥ śraddadhānasya vāsudeva-kathā-ruciḥ. No verso anterior, ficou explicado yad anudhyāsinā yuktāḥ (SB 1.2.15). A pessoa deve estar ocupada constantemente a pensar. Esta é a espada. Temos que aceitar esta espada da consciência de Kṛṣṇa. Então libertamo-nos. O nó é cortado por esta espada. Então...Como obter essa espada? Este processo está descrito aqui: se tentarmos escutar com fé, obteremos a espada. Só isso. Na verdade, este movimento para a consciência de Kṛṣṇa está a expandir, obtemos as diferentes espadas, só por escutar. Como todos sabeis, comecei este movimento em Nova Iorque. Não tinha nenhuma espada. Algumas religiões levavam as escrituras sagradas numa mão e na outra, a espada: "Aceita esta escritura senão corto-te a cabeça." Esta também é outra pregação. Eu também tinha uma espada mas não esse tipo de espada. Tinha a espada de-dar às pessoas a oportunidade de escutar. Só isso.

Vāsudeva-kathā-ruciḥ. Logo que a pessoa experimente ruci... Ruci. Ruci quer dizer prazer. "Ah, aqui há discursos sobre Kṛṣṇa. Muito bom. Vou escutar." Imediatamente, agarramos a espada. A espada está na nossa mão. Vāsudeva-kathā-ruciḥ. Mas quem é que saboreia o ruci? O prazer? Porque, tal como já expliquei várias vezes, o sabor é tal como o açucar cande. Todos sabem que é muito doce, mas se o dermos a uma pessoa que sofre de icterícia, ele vai experimentar um sabor amargo. Todos sabem que o açucar cande é doce, mas essa pessoa em particular que está doente com icterícia, ele saboreará o açucar cande como muito amargo. Todos sabem disto. É um facto.

Esse ruci, o prazer por escutar vāsudeva-kathā, kṛṣṇa-kathā, a pessoa materialmente doente não pode saborea-lo. Para conseguirmos este ruci, prazer, temos que executar actividades preliminares. Quais? A primeira é a apreciação: "Oh, é muito bom." Ādau śraddhā, śraddadhāna. śraddhā, a apreciação, é o primeiro passo. Depois, sādhu-saṅga (CC Madhya 22.83). Depois, associar: "Sim, estas pessoas cantam e falam sobre Kṛṣṇa. Vou ter com elas, sentar-me e escutar mais." A isto chama-se sādhu-saṅga.Associamos com os devotos. Este é o segundo passo. O terceiro passo é bhajana-kriyā. Quando nos associamos correctamente, surge o pensamento, "Porque não tornar-me um discípulo?" Então eu recebo uma carta, "Prabhupāda, bondosamente aceite-me como um de seus discípulos." Este é o começo de bhajana-kriyā. Bhajana-kriyā. quer dizer ocupar-se no serviço do Senhor Este é o terceiro passo.