PT/Prabhupada 0134 - Não deves matar e vós estais a matar



Morning Walk -- October 4, 1975, Mauritius

Prabhupāda: Os sacerdotes cristãos perguntaram-me, "Porquê a Cristandade está em declínio? Que fizemos nós? Eu disse-lhes, "Que é que vocês não fizeram?" (risos)

Cyavana: Sim.

Prabhupāda: "Desde o início, vocês têm violado as instruções de Cristo, `Não matarás´ e vocês estão a matar, só a matar. Por isso, o que é que vocês não fizeram?"

Devoto 1: Eles dizem que o ser humano tem que ter domínio sobre os animais. Eles devem...

Prabhupāda: Portanto devem matar e comê-los. Que bom raciocínio. "O pai deve ter domínio sobre os filhos; portanto, os filhos devem ser mortos e comidos." Que canalhas. E eles estão a fazer-se passar por líderes religiosos.

Puṣṭa Kṛṣṇa: Prabhupāda, se a cada momento nós matamos, enquanto respiramos, caminhamos e fazemos tantas outras coisas, e depois diz-se que, "Não matarás,"será que Deus não nos deu uma instrução que é impossível seguir?

Prabhupāda: Não. Conscientemente, não devemos. Mas se o fizermos inconscientemente, será desculpado. (pausa)...na punar baddhyate. Āhlādinī-śakti, é a energia de prazer. Para Kṛṣṇa, a energia de prazer não é dolorosa. Mas é dolorosa. É dolorosa para nós, almas condicionadas. Todos visitam o Golden Moon(nome de um bar)para desfrutar, mas envolvem-se em actividades pecaminosas. Portanto, não é prazer. O resultado é sofrimento. Muitos efeitos secundários. A vida sexual, mesmo que não seja ilícita, é dolorosa, devido aos efeitos posteriores. Terão que cuidar dos filhos. Terão que arcar com os filhos. Isso é doloroso. Temos que pagar à maternidade, depois vem a escola, a conta do médico- muito doloroso. Por isso, este prazer, o prazer sexual, é seguido de muitas situações dolorosas. Tāpa-karī. A mesma energia de prazer existe no ser vivo, em quantidades pequenas, e logo que a usamos, torna-se dolorosa. E a mesma energia de prazer no mundo espiritual, Quando Kṛṣṇa dança com as gopīs não é doloroso. É agradável. (pausa)...ser humano, se ele come comida opulenta, torna-se dolorosa Se um enfermo come...

Cyavana: Ele fica mais doente.

Prabhupāda: Mais doente. Portanto, a vida está feita para tapasya, não para aceitar - rejeitar voluntariamente. Então, torna-se agradável.