PT/Prabhupada 0180 - O Mantra Hare Krishna é desinfectante



Lecture on SB 1.5.11 -- New Vrindaban, June 10, 1969

Prabhupāda: Vināpi pada-cāturyaṁ bhagavad-yaśaḥ-pradhānāṁ vacaḥ pavitram ity aha tad vāg pavitra iti. É tão puro. Como é chamado? Desinfectante. O mundo inteiro está infectado com a influência de māyā, e este movimento da consciência de Krishna, Hare Krishna mantra, é desinfetante. É certo. Desinfectante. Tad-vāg-visargo janatāgha-viplavaḥ. Bhagavad-yaśaḥ-pradhānāṁ vacaḥ pavitram ity aha tad vāg iti, sa cāsau vāg-visargo vacaḥ prayogaḥ. Janānāṁ samuho janatā, tasya aghaṁ viplavati naśayati. Viplava significa que mata. Por ser desinfectante. Por exemplo, podemos dar... Agora. Como é este movimento da consciência de Krishna desinfectante, que aqueles que o levaram a sério, imediatamente pararam as infecções pecaminosas, os quatro princípios, os princípios reguladores, a vida sexual ilícita, a intoxicação, o jogo e a carne. Como é desinfectante. Estes quatro princípios aumentam as actividades pecaminosas. Todas as outras actividades pecaminosas virão uma após a outra, uma após a outra. Roubar, depois enganar, então ... Muitas outras coisas virão se seguimos estes quatro princípios. E se nós pararmos esses quatro princípios, então a mudança será parar de cometer outras actividades pecaminosas. Deveis saber isso. E como isso pode ser mantido? Através deste método desinfectante, cantar Hare Krishna. Caso contrário, não, simplesmente pelo conhecimento teórico não acontecerá.

Então é desinfectante, realmente. Janatāgha-viplavaḥ. Ele pára outras actividades pecaminosas dessa pessoa. E se continuarmos, pensando "Bem, eu tenho um método desinfectante, cantar Hare Krishna, por isso, posso continuar a cometer estes quatro princípios do pecado e vou ser desinfectado." Assim como na igreja cristã, as pessoas vão e confessam-se. Está tudo bem. Confessar-se é desinfectante. Mas como é que fazes isso de novo? Qual é o sentido? Vais à igreja, confessas-te. Isso é muito bom. Agora, as tuas actividades pecaminosas estão neutralizadas. Está tudo bem. Mas por que as cometes de novo? Qual é a resposta? Hm? Qual será a resposta possível se eu perguntar a qualquer cavalheiro cristão : "Está a cometer actividades pecaminosas; tudo bem, confessa na igreja perante o Senhor Jesus Cristo, ou o seu representante, ou Deus. As suas actividades pecaminosas foram neutralizadas, desculpadas. Está tudo bem. Mas por que está a comete-las de novo? " Qual será a resposta?

Nara-nārāyaṇa. Eles vão confessar-se novamente.

Prabhupāda: eles vão confessar-se novamente. Isso significa que se tornou um negócio. Que "Eu pratico ..." Essa não é a idéia. A nossa. Observaste essa lista ofensiva, a lista ofensiva, que proíbe que... Nāmno balād yasya oi pāpa-buddhiḥ. Quem pensa assim: "Porque eu tenho esse método desinfectante, então posso cometer actividades pecaminosas; depois vou cantar Hare Krishna, e serão neutralizadas ". Esse é o maior pecado.