PT/Prabhupada 0187 - Permaneça sempre dentro da luz



Lecture on SB 2.8.7 -- Los Angeles, February 10, 1975

Então esta ignorância está a acontecer. Portanto, para orientação futura, Parīkṣit Mahārāja colocou esta questão, "Como obteve a entidade viva este corpo, o corpo material? Será automaticamente, sem qualquer causa, ou com algum motivo? " Mas com motivo ... Será explicado. Não é... Quando a causa existe ... Assim como se se infectar com alguma doença, automaticamente sofrerá a doença. Isso virá automaticamente. Isso será automaticamente. A pessoa está se infectando, essa é causa. Então, se a pessoa se tornar cautelosa para não ser infectada, então a causa do nascimento inferior ou sofrimento pode se evitar. Por isso iniciamos esta sociedade, a sociedade. A sociedade significa que aqui estará a causa para ser elevado. Assim como existem tantas sociedades, com homens de classe igual. "Pássaros da mesma plumagem voam juntos." Então, aqui está a sociedade. Quem vai morar aqui? Quem virá aqui? Porque esta sociedade é para a libertação ... As pessoas estão sofrendo tanto por causa das condições materiais da vida. Ninguém está feliz. Isso é um facto. Mas, porque eles estão na ignorância, estão aceitando a infelicidade como felicidade. Isso chama-se maya. Isso é chamado maya.

Yan maithunādi-gṛhamedhi-sukhaṁ oi tuccham (SB 7.9.45). Esta maya é muito manifesta na vida sexual. Eles aceitam a vida sexual como algo muito bom, mas depois disso, há tantas dificuldades. Legal ou ilegal, não importa. Aflições legais ou sofrimentos ilegais, são sempre sofrimentos. Todos nós sabemos. Portanto, tudo ... Para fazer o melhor uso de um mau negócio. Nós temos este corpo material. A causa existiu. A causa foi: queríamos desfrutar e não gostavamos de servir Krishna. Esta é a causa. Kṛṣṇa-bahirmukha hañā bhoga vāñchā kare. Estamos a servir Krishna. Esse é o nosso, eu quero dizer, lugar, posição constitucional, servir Krishna, mas às vezes desejámos: "Por que devo servir Krishna? Por que devo servir o mestre espiritual? Eu quero gozar. Eu quero gozar." Mas o prazer estava ali, ao servir Krishna, mas a pessoa queria se tornar um desfrutador independente de Krishna. Essa é a causa da queda. Com Krishna, podemos desfrutar muito bem. Vocês viram a foto, como com Krishna as gopīs estão dançando bem, divertindo-se; os vaqueiros estão jogando, divertindo-se. Com Krishna - esse é o nosso verdadeiro prazer. Mas sem Krishna, quando queres desfrutar, isso é maya. Isso é maya.

Então, maya está sempre ali, e nós estamos ... Porque a menos que haja trevas, não podes apreciar as qualidades da luz; portanto Krishna criou a escuridão, e maya também, para que possamos apreciar o que é a luz. São necessárias duas coisas. Sem luz, a escuridão não pode ser apreciada, e a escuridão ... Sem escuridão, a luz não pode ser apreciada. As duas coisas estão lá, lado a lado. Assim como há luz do sol, e há a sombra, lado a lado. Podes permanecer na sombra; podes permanecer dentro da luz do sol. Essa é a tua escolha. Se permanecemos na escuridão, a nossa vida é miserável, e se permanecemos na luz, brilho ... Portanto, a literatura védica instrui, tamasi mā: "Não fiques na escuridão." Jyotir gama: "Vai para a luz." Então, esta tentativa, o movimento para a consciência de Krishna, é uma tentativa de levar as pessoas da escuridão para a luz. Então, aproveita esta oportunidade. De uma forma ou outra, entraste em contato com este movimento. Utiliza-o adequadamente. Não vás para a escuridão. Sempre permaneça na luz brilhante.

Muito obrigado.