PT/Prabhupada 0201 - Como parar a morte



Lecture on CC Madhya-lila 20.102 -- Baltimore, July 7, 1976

Então, estamos á procura de conhecimento, mas muitas coisas são desconhecidas para nós. Por isso, Sanātana Gosvāmī está a nos ensinar pelo seu comportamento prático a como nos aproximarmos do mestre espiritual, e diz: "Eu estou a sofrer desta maneira". Ele era um ministro, não havia possibilidade de sofrimento. Ele estava muito bem situado. Isso ele já explicou, grāmya-vyavahāre paṇḍita, tāi satya kari māni. "Há tantas questões a que não posso responder. Não há solução. Ainda assim, as pessoas dizem que eu sou um homem muito erudito - eu aceito isso como tolice. " Ninguém é um homem erudito, a menos que vá até ao guru. Tad-vijñānārthaṁ sa gurum evābhigacchet (MU 1.2.12). Portanto, a injunção védica é que, se queres ser erudito, então aproximas-te do guru, um guru autentico, não um assim chamado guru.

Tad viddhi praṇipātena paripraśnena sevayā upadekṣyanti te jñānaṁ jñāninas tattva-darśinaḥ (BG 4.34)

Guru significa aquele que viu a Verdade Absoluta. Isso é um guru. Tattva-darśinaḥ, tattva significa a Verdade Absoluta, e darśinaḥ, aquele que viu. Portanto, este movimento, o nosso movimento para a consciência de Krishna, é para esse propósito, para ver a Verdade Absoluta, para entender a Verdade Absoluta, conhecer os problemas da vida e como fazer para arranjar uma solução. Essas coisas são nosso assunto. O nosso assunto não são as coisas materiais, que, de alguma forma, tens um carro e um bom apartamento e uma boa esposa, e então todos os teus problemas foram resolvidos. Não. Isso não é solução dos problemas. O problema real é como parar a morte. Esse é o problema real. Mas porque é assunto muito difícil, ninguém o toca. "Oh, a morte - morremos pacificamente." Mas ninguém morre pacificamente. Se eu pegar numa adaga e disser: "Agora morra pacificamente." (risadas) Toda a condição pacífica terminá imediatamente. A pessoa vai chorar. Então, são disparatess, se alguém diz: "Morreremos pacificamente." Ninguém morre em paz, isso não é possível. Portanto, a morte é um problema. O nascimento também é um problema. Ninguém está pacífico enquanto está dentro do útero da mãe. Está embalado numa condição hermética e, hoje em dia, existe o risco de ser morto também. Portanto, não há hipótese de paz, no nascimento e morte. E depois a velhice. Assim como eu sou velho, tantos problemas que tenho. Então, a idade avançada. E a doença, todos têm experiência, mesmo uma dor de cabeça é suficiente para dar problemas. O problema real é o seguinte: nascimento, morte, velhice e doença. Essa é a afirmação dada por Krishna: janma-mṛtyu-jarā-vyādhi duḥkha-doṣānudarśanam (BG 13.9). Se és inteligente, deves considerar esses quatro problemas da vida como muito perigosos.

Mas as pessoas não têm conhecimento; portanto, elas evitam essas questões. Mas nós levamos estas questões muito a sério. Essa é a diferença entre outros movimentos e o movimento para a consciência de Krishna. O nosso movimento é sobre como resolver esses problemas.