PT/Prabhupada 0206 - Na sociedade védica não há questão de dinheiro
Morning Walk -- October 16, 1975, Johannesburg
Prabhupāda: Partindo do princípio de que: "Todo mundo é patife." Treine-os. Isso é desejado. Considere inicialmente, todos como malandros. Não há a questão de que: "Aqui está um homem inteligente, aqui está um patife, aqui está o ..." Não. Em primeiro lugar, considere-os todos como patifes, e depois treine-os. Isso é desejado. Isso é necessário agora. No momento presente, o mundo inteiro está cheio de patifes. Agora, se eles aceitam a consciência de Krishna, selecione entre eles. Assim como eu estou a treina-los. Você é brāhmaṇa através de treino. Então, quem está preparado para ser treinado como brāhmaṇa, classifique-o como brāhmaṇa. Uma pessoa é treinada como Kshatriya, classifique-a como Kshatriya . Desta forma, cātur-varṇyaṁ māyā sṛṣ ...
Harikeśa: E esse kṣatriya iria envolver todos basicamente como śūdras e depois escolher entre eles.
Prabhupāda: Hm?
Harikeśa: Ele inicialmente escolheria ...
Prabhupāda: Não, não, não. Você escolhe ... Consideras toda a massa de pessoas como śūdra. Então...
Harikeśa: Escolher.
Prabhupāda: Escolher. E o resto, que não é brāhmaṇa nem kṣatriya nem vaiśya, então é śūdra. Isso é tudo, coisa muito fácil. Se ele não pode ser treinado como engenheiro, então permanece como um homem comum. Não pela força. Essa é a maneira de organizar a sociedade. Não há força. Śūdra também é necessário.
Puṣṭa Kṛṣṇa: Agora, o incentivo na sociedade moderna para se tornar educado ou se tornar engenheiro é o dinheiro. Qual é o incentivo na cultura védica?
Prabhupāda: Não há necessidade de dinheiro. O brāhmaṇa ensina tudo de graça. Não há questão de dinheiro. Qualquer um pode receber educação como um brāhmaṇa ou um kṣatriya, como um vaiśya. Não há ... o Vaiśya não requer nenhuma educação. Kṣatriyas requerem pouca. Brāhmaṇa precisam. Mas isso é grátis. Basta descobrir um guru brāhmaṇa e ele dará educação gratuita. Isso é tudo. Esta é a sociedade. Agora, assim que ... No momento presente, assim que alguém quer ser educado, precisa de ter dinheiro. Mas na sociedade védica não há questão de dinheiro. Educação gratuita.
Harikeśa: Então, o incentivo é a felicidade na sociedade?
Prabhupāda: Sim, isso é ... Todo mundo está ansiando: "Onde está a felicidade?" Esta será a felicidade. Quando as pessoas forem pacíficas, felizes nas suas condições de vida, isso trará felicidade, não imaginando que "Se eu tiver um arranha-céus, ficarei feliz." e depois salta e suicida-se. Isso está a acontecer. Ele está a pensar : "Se eu tiver um arranha-céus, ficarei feliz." e quando está frustrado, salta. Isso está a acontecer. Isso é felicidade. Isso significa que todos são patifes. Eles não sabem o que é felicidade. Portanto, todos precisam de orientação de Krishna. Essa é consciência de Krishna. Agora, estavas a dizer que há uma alta taxa de suicídio aqui?
Puṣṭa Kṛṣṇa: Sim.
Prabhupāda: Por quê? Este é um país que possui minas de ouro e por que eles estão ...? E disseste que é difícil tornar-se pobre aqui.
Puṣṭa Kṛṣṇa: Sim. A pessoa precisa de se esforçar para se tornar um homem pobre aqui.
Prabhupāda: Sim. E ainda assim há suicídio. Por quê? Todas as pessoas são ricas, e por que se estão a suicidar? Hm? Podes responder?
Devoto: Falta a felicidade central?
Prabhupāda: Sim. Não há felicidade.