PT/Prabhupada 0208 - Tome abrigo numa pessoa que é devota de Krishna



Lecture on SB 6.1.16 -- Denver, June 29, 1975

Um vaiṣṇava nunca comete nenhuma actividade pecaminosa, e o que quer que tenha feito no passado, também está terminado. Isto é dito por Krishna. Ou, em outras palavras, se te envolves com devoção no serviço do Senhor, então certamente estás livre de toda a reacção de actividades pecaminosas.

Então, como é possível? Yathā kṛṣṇārpita-prāṇaḥ. Prāṇaḥ, prāṇair arthair dhiyā vācā. Prāṇa, prāṇa significa vida. Aquele que dedicou a sua vida ao serviço de Krishna, essa pessoa. Como essa dedicação da vida ao serviço de Krishna pode ser tornada possível? Isso também está indicado aqui: tat-puruṣa-niṣevayā. Precisas de te abrigar numa pessoa devota de Krishna, e deves servir. Isso significa que deves aceitar um devoto, um verdadeiro devoto, um devoto puro, como teu guia. Esse é o nosso processo. Rūpa Gosvāmī diz no Bhakti-rasāmṛta-sindhu, "O primeiro processo é, o primeiro passo é ādau gurvāśrayam, aceitar o guru." Aceitar o guru. Guru significa o representante de Krishna. Quem não é representante de Krishna, não pode torna-se um guru. Guru não significa que qualquer absurdo pode se tornar um guru. Não. Apenas tat-puruṣa. Tat-puruṣa significa uma pessoa que aceitou a Suprema Personalidade de Deus como tudo. Tat-puruṣa-niṣevayā. Isso significa Vaiṣṇava, devoto puro. Portanto, não é muito difícil. Pela graça de Krishna, há devotos puros, então é preciso abrigar-se neles. Ādau gurvāśrayam. Então,sad-dharma-pṛcchāt: depois de aceitar um mestre espiritual genuíno, deve-se ser curioso sobre saber qual é a ciência de Krishna. Sad-dharma-pṛcchāt sādhu-mārga-anugamanam. E esta consciência de Krishna significa que é preciso seguir os passos dos devotos, sādhu-mārga-anugamanam.

Então, quem são esses sādhus? Isso também é mencionado no śāstra, já discutimos isso.

svayambhūr nāradaḥ śambhuḥ
kumāraḥ kapilo manuḥ
prahlādo janako bhīṣmo
balir vaiyāsakir vayam
(SB 6.3.20)

Esses dois ..., doze personalidades são mencionadas especialmente, eles são mahājana, eles são autorizados, guru fidedignos, e tens que seguir seu caminho. Não é difícil. Então Svayambhū significa o senhor Brahmā. Svayambhūḥ nāradaḥ śambhuḥ. Śambhu significa o senhor Śiva. Então, cada um deles ... Desses doze mahājana, quatro são muito proeminentes. Isso é Svayambhū, significa Brahmā, e então śambhuḥ, senhor Śiva e depois kumāraḥ. E há outra sampradāya, Śrī sampradāya, de Lakṣmījī. Portanto, devemos aceitar um mestre espiritual que está estrictamente nessas 4 linhas de sucessão discipular. Então seremos ganhadores. Se aceitarmos um assim chamado guru, então não será possível. Temos que aceitar um guru na sucessão discipular. Portanto, é recomendado aqui, tat-puruṣa-niṣevayā: devemos servi-lo fiel e sempre honestamente. Então o nosso objetivo será atingido. E se tomas essa linha de acção, dedicando a vida a Krishna e sempre estás comprometido com o serviço a Krishna sob a direção de tat-puruṣa - - significa que ele não tem outra coisa senão pregar a consciência de Krishna - então a nossa vida é bem sucedida. Nós tornamo-nos livres de toda a reacção pecaminosa, e sem ser purificados ... Porque Krishna, ou Deus, é puro. Arjuna disse, paraṁ brahma paraṁ brahma pavitraṁ paramaṁ bhavān: "Meu Senhor Krishna, ``Es o supremo puro." Então, a menos que sejamos puros, não podemos nos aproximar de Krishna. Essa é a afirmação nos śāstra. Sem se tornar fogo, não se pode entrar no fogo. Da mesma forma, sem se tornar completamente puro, não se pode entrar no reino de Deus. Isso é aceito por todos os sistemas religiosos. O sistema cristão também é assim, que, sem tornar-se puro, não se pode entrar no reino de Deus.