PT/Prabhupada 0227 - Porque tenho que mprrer



Lecture -- Los Angeles, May 18, 1972

Então, entender Krishna é um pouco difícil. Na verdade, entender Deus é um assunto muito difícil. Mas o próprio Deus está a explica-se no Bhagavad-gītā. "Eu sou assim. Eu sou assim, esta natureza material é assim, a natureza espiritual é assim, as entidades vivas são como ..." Tudo é descrito completamente no Bhagavad-gītā. O próprio Deus, a dar o seu próprio conhecimento e esse é o único processo para entender a Deus. Caso contrário, através de especulação, não podemos entender Deus. Não é possível. Ele é ilimitado e nós somos limitados. O nosso conhecimento, a nossa percepção, todos eles são muito limitados. Então, como podemos entender o ilimitado? Mas se aceitarmos a versão do ilimitado, que Ele é assim e assim, então podemos entender. Isso é conhecimento perfeito. O conhecimento especulativo de Deus não tem valor. Conhecimento real, assim como ... Eu dou este exemplo. Assim como se um menino quer saber quem é o pai, quem é o seu pai, o mais simples é perguntar à mãe. Ou a mãe diz: "Aqui está seu pai". Esse é um conhecimento perfeito. E se você especular: "Quem é o meu pai?" e pergunta á cidade inteira "Você é meu pai? Você é meu pai? Você é meu pai?" O conhecimento sempre permanecerá imperfeito. Ele nunca descobrirá quem é o seu pai. Mas este processo simples, se ele recebe o conhecimento do seu pai, da autoridade, a mãe, "Meu querido menino, aqui está o seu pai", então o seu conhecimento é perfeito.

Da mesma forma, conhecimento transcendental ... Assim como eu estava a dizer que existe um mundo espiritual. Não é assunto para a nossa especulação. Mas quando Deus diz: "Sim, existe um mundo espiritual, que é o meu quartel general", tudo bem. Sim. Assim, recebemos conhecimento de Krishna, a melhor autoridade. Portanto, o nosso conhecimento é perfeito. Nós não somos perfeitos, mas o nosso conhecimento é perfeito. Porque recebemos conhecimento do Ser perfeito. O mesmo exemplo: eu não sou perfeito para entender quem é o meu pai, mas a minha mãe é perfeita e porque aceito o perfeito conhecimento da minha mãe, portanto o meu conhecimento sobre o pai é perfeito. Portanto, este movimento para a consciência de Krishna é para dar conhecimento perfeito à sociedade humana: o que a pessoa é, o que é Deus, o que é este mundo material, por que você veio aqui, por que você tem que passar por tantas tribulações, condições miseráveis de vida, porque é que eu morro. Eu não gosto de morrer, mas a morte é compulsória. Eu não gosto de ser um homem velho, mas ainda assim, é obrigatório. Eu não gosto de sofrer doenças, mas é compulsório. Estes problemas devem ser resolvidos. Estes são realmente problemas da vida humana.

Não é melhorar o método de comer, dormir, acasalar e defender-se. Isso não é vida humana. Um homem dorme e um cachorro dorme. Então, porque um homem dorme num apartamento muito bonito, isso não significa que ele tenha avançado mais que o cachorro. A situação é dormir. Isso é tudo. Porque o homem descobriu a arma atómica para se defender e o cachorro tem as suas unhas e dentes ... Ele também pode defender-se. Então a defesa está lá. Você não pode dizer: "Porque eu tenho esta bomba atómica, portanto eu posso conquistar o mundo inteiro ou todo o universo". Isso não é possível. Você pode se defender do seu próprio jeito e o cão também pode defender á sua maneira. Então, um método maravilhoso de defender-se, um método maravilhoso de comer, um lindo método de dormir e um lindo método de vida sexual não fazem uma nação ou uma pessoa avançada. Isso não é avanço. Isso é a mesma coisa. Proporcionalmente, cinco sobre dois mil ou cinco, quinhentos e dois mil e cinco e vinte, a mesma proporção. Portanto, as qualidades animais de uma maneira polida, de uma maneira científica, não significam que a sociedade humana seja avançada. Isso pode ser chamado de animalismo polido. Isso é tudo. Avanço real significa conhecer Deus. Isso é avanço.