PT/Prabhupada 0277 - Consciência de Krishna significa ter todos os tipos de conhecimento



Lecture on BG 7.2 -- San Francisco, September 11, 1968

Prabhupāda:

jñānaṁ te 'haṁ sa-vijñānam
idaṁ vakṣyāmy aśeṣataḥ
yaj jñātvā neha bhūyo 'nyaj
jñātavyam avaśiṣyate
(BG 7.2)

Temos discutido este verso, o que é conhecimento. Conhecimento significa como esse universo está a funcionar, qual é a força de trabalho, qual é a energia. Assim como os cientistas, eles estão a procurar energias diferentes. Assim como esta Terra está a flutuar na ausência de peso. Uma massa tão grande de corpo material com tantas montanhas, tantos mares, oceanos, arranha-céus, cidades, vilas, países - está a flutuar como um cotonete, cotonete no ar. Portanto, se alguém entende como está a flutuar, isso é conhecimento.

Então, consciência de Kṛṣṇa significa ter todo o tipo de conhecimento. Não que nós, pessoas conscientes de Kṛṣṇa, estejamos a ser levadas por algum sentimento. Não. Temos filosofia, ciência, teologia, ética, moralidade, tudo - tudo o que é necessário para ser conhecido na forma de vida humana. Então Kṛṣṇa diz: "Vou falar consigo sobre o conhecimento". Então isso é a consciência de Kṛṣṇa. A consciência de Kṛṣṇa ... Uma pessoa consciente de Kṛṣṇa não deve ser tola. Se ele é obrigado a explicar como esses planetas universais estão a flutuar, como esse corpo humano está a girar, quantas espécies de vida, como elas estão a ser desenvolvidas ... Estes são todos conhecimentos científicos. Física, botânica, química, astronomia, tudo. Portanto, Kṛṣṇa diz, yaj jñātvā, se entende esse conhecimento, consciência de Kṛṣṇa, então não terá nada para saber. Isso significa que terá conhecimento completo. Estamos a ansiar por conhecimento, mas se tivermos conhecimento da consciência de Kṛṣṇa, se conhecemos Kṛṣṇa, todo o conhecimento está incluído.

Então tac-chakti viṣaya vivikta-svarūpa viṣayakaṁ jñānam. Terá total conhecimento sobre a sua posição constitucional, este mundo material, o mundo espiritual, Deus, a nossa interrelação, tempo, espaço, tudo. Há muitas coisas a serem conhecidas, mas o principal é que o ... Deus, as entidades vivas, tempo, trabalho e essa energia material. Essas cinco coisas devem ser conhecidas. Não pode afirmar que "Deus não existe". Deus é o controlador, o controlador supremo. Não pode dizer que não é controlado. Existe um controlador. Assim como no Estado, não pode dizer que não há um controlador. Existe um controlador. Em todas as ruas, em todas as casas, há controle, controle governamental. Suponha esta loja, também tem controle do governo. Tem que construir uma loja de certa forma, não pode viver. Se for uma casa residencial, "O arranjo de incêndio deve ser assim". Existe controle. Até como anda na rua, como dirige o seu carro, há controle: "Mantenha-se à direita". Não pode atravessar onde está escrito "Pare".

Tem que parar. Então, de todas as formas, está sob controlo. Portanto, há um controlador. E o controlador supremo é Kṛṣṇa. Há um controlador sobre outro controlador. Se você continuar a procurar quem é o melhor controlador, encontrará Kṛṣṇa. Sarva-kāraṇa-kāraṇam (Bs. 5.1). O Brahma-saṁhitā afirma, īśvaraḥ paramaḥ, o controlador supremo é Kṛṣṇa. Īśvaraḥ paramaḥ kṛṣṇaḥ (Bs. 5.1). Vśvaraḥ significa controlador. Portanto, temos que obter conhecimento sobre esse controlador, como Ele está a controlar.. (criança fazendo barulhos) É perturbador. Então jñānaṁ vijñānaṁ te sahitam. Não apenas para conhecer o controlador, mas para saber como Ele está a controlar, quantas energias o controlador tem e como Ele as está a controlar - isso é vijñānam. Então jñānaṁ vijñānaṁ te nate tubhyāṁ prapannāya aśeṣataḥ.