PT/Prabhupada 0315 - Somos tão teimosos, estamos a tentar esquecer Krishna repetidamente



City Hall Lecture -- Durban, October 7, 1975

Senhoras e Senhores, muito obrigado por sua gentil participação neste grande movimento. Este movimento não foi iniciado por mim. Isso foi iniciado há muitos anos pelo próprio Krishna. Primeiro, Ele falou esta filosofia do Bhagavad-gītā ao deus do sol. Como é afirmado no Bhagavad-gītā, Quarto Capítulo,

imaṁ vivasvate yogaṁ
proktavān aham vyayam
vivasvān manave prāhur
manur ikṣvākave 'bravīt
(BG 4.1)
evaṁ paramparā-prāptam
imaṁ rājarṣayo viduḥ
(BG 4.2)

Portanto, se calcularmos a idade de Manu, chega a quarenta milhões de anos. Então Kṛṣṇa disse que há quarenta milhões de anos, pelo menos, Ele falou essa filosofia do Bhagavad-gītā ao deus do sol, Vivasvān. O nome da divindade predominante no planeta solar é Vivasvān. O seu filho, Manu, Vaivasvata Manu ... O seu filho, Ikṣvāku, a pessoa original na dinastia Sūrya-vaṁśa, em que o Senhor Rāmacandra apareceu, Ikṣvāku ... Assim, esse movimento da consciência de Kṛṣṇa está a ocorrer há muito, muito tempo. Mas Kṛṣṇa disse, evaṁ paramparā-prāptam imaṁ rājarṣayo viduḥ (BG 4.2): "Antigamente os rājarṣis, eles recebiam esta instrução através da cadeia de sucessão discipular". Essa era a maneira de entender o Bhagavad-gītā. Mas Kṛṣṇa disse, sa kāleneha yogo naṣṭo parantapa. Agora Kṛṣṇa, cinco mil anos atrás, quando Kṛṣṇa estava a conversar com Arjuna no campo de batalha de Kurukṣetra, ele ficou perplexo se lutava ou não, e apenas para o entusiasmar na luta, Ele falou este Bhagavad-gītā cinco mil anos atrás a Arjuna. E Ele disse, "O sistema paramparā, sucessão discipular, agora está quebrado; portanto, estou a falar com você novamente, para que as pessoas possam aprender com você qual é o significado dessa filosofia, a consciência de Kṛṣṇa. "

Então, cinco mil anos atrás, essa filosofia foi falada com Arjuna, e nós estamos a receber as instruções. Infelizmente isso está novamente sendo distorcido. Como não recebemos através do sistema paramparā, inferimos, fazemos inferências à nossa maneira, e, portanto, também está novamente quebrado. Portanto, novamente, há quinhentos anos atrás, Sri Caitanya Mahāprabhu instruiu este Bhagavad-gītā como um devoto. Sri Caitanya Mahāprabhu è suposto ser a encarnação de Kṛṣṇa. Como Kṛṣṇa, a Suprema Personalidade de Deus, Ele instruiu como o mestre que dá ordens, sarva-dharmān parityajya mām ekaṁ śaraṇaṁ vraja (BG 18.66), mas ainda assim, as pessoas não entenderam. Portanto, desta vez, quinhentos anos atrás, o Senhor Caitanya Mahāprabhu, o próprio Kṛṣṇa apareceu como um devoto de Kṛṣṇa. Sri Caitanya Mahāprabhu é Kṛṣṇa. Isso é descrito no autêntico śāstra:

kṛṣṇa-varṇaṁ tviṣākṛṣṇaṁ
sāṅgopāṅgāstra-pārṣadam
yajñair saṅkīrtanaiḥ prāyair
yajanti hi su-medhasaḥ
(SB 11.5.32)

Portanto, esse movimento da consciência de Kṛṣṇa é praticamente o movimento de Śrī Caitanya Mahāprabhu. E Sri Caitanya Mahāprabhu é o próprio Kṛṣṇa. Então Kṛṣṇa é muito gentil com as almas condicionadas. Ele está a tentar elevá-las à plataforma real da consciência de Kṛṣṇa, repetidamente. Mas somos tão teimosos que tentamos esquecer Kṛṣṇa repetidamente. Isso está a acontecer.