PT/Prabhupada 0328 - Este Movimento para a Consciência de Krishna é abrangente



University Lecture -- Calcutta, January 29, 1973

Portanto, esse movimento da consciência de Kṛṣṇa é abrangente. Pode resolver todos os problemas do mundo - político, social, económico, religioso, tudo. É abrangente. Portanto, o meu pedido é que eu esteja a trabalhar agora com os meus discípulos americanos e europeus. Porque não indianos? Penso que nesta reunião há muitos jovens, educados e eruditos. Junte-se a este movimento e, de acordo com a ordem de Śrī Caitanya Mahāprabhu,

bhārata-bhūmite manuṣya janma haila
yāra janma sārthaka kari 'karo paropakāra
((CC Adi 9.41)

Este é o momento de realizar atividades de bem-estar para o mundo inteiro. Eles são em confusão, em toda a parte. Você sabe que nos países ocidentais os movimentos hippies. Quem são os hippies? Eles também são educados, vindos de famílias muito ricas também, mas eles não gostam do meio ambiente como os seus pais e avós gostaram. Eles rejeitaram. Portanto, esta é a oportunidade de ouro para pregar o culto de Kṛṣṇa em todo o mundo. Você está a lamentar porque alguns metros de terra foram retirados do seu país, como o Paquistão, mas se você espalhar esse movimento da consciência de Kṛṣṇa, o mundo inteiro se tornará hindustão. Existe tanta potência; Eu dou-lhe a minha perceção direta. As pessoas estão ansiosas por isso. Há tanto tempo que estou na Índia, praticamente perdendo o meu tempo. Fora da Índia, essa receção é levada tão a sério que cada parte do meu tempo é utilizada adequadamente.

Então, eu vim para esta universidade com a esperança de que alguns de vocês se tornem realmente brāhmaṇas. O departamento de sânscrito é destinado a brāhmaṇas. Paṭhan pāṭhan yajana yājana dāna pratigraha. Um brāhmaṇa é chamado paṇḍita. Porquê? Porque um brāhmaṇa deve ser instruído. Brāhmaṇa não é chamado tolo. Portanto, este departamento, sânscrito, é destinado aos brāhmaṇas. Então, eu gostaria que alguns de vocês se juntassem a este movimento, fossem para os países estrangeiros, Pregar este culto sublime de Caitanya Mahāprabhu. Pṛthivīte āche yata nagarādi grāma. Há uma grande necessidade. É claro que estabelecemos muitos templos, mas ainda precisamos estabelecer mais templos, Templos de Rādhā-Kṛṣṇa, o templo de Caitanya Mahāprabhu, em todas as aldeias, todas as cidades do mundo. Agora, de todos os nossos centros, estamos a enviar devotos em autocarro. Eles estão a ir para o interior, para as aldeias da Europa e da América, e são muito bem recebidos. Na Inglaterra especialmente, eles estão a ir de vila em vila. Eles são muito bem recebidos. Esse culto é tão bom. Até padres cristãos, eles ficam surpresos. Eles estão surpresos. Um dos padres de Boston, ele publicou um panfleto: "Esses rapazes, são os nossos rapazes, cristãos e judeus. Antes desse movimento, eles não se importavam em ir às igrejas. Agora eles estão loucos por Deus. " Eles estão a admitir. A classe sacerdotal cristã, eles não estão contra nós. Aqueles que são de boa classe estão a admitir, " O Swamijī está a dar algo tangível". Os seus pais e antepassados vêm até mim. Eles curvam-se. Eles dizem: "Swamijī, é uma grande fortuna para nós que o senhor veio ao nosso país". Então, estou sozinho a trabalhar, e o movimento está a ser apreciado. E se pessoas, estudiosos desta Universidade se apresentarem e ensinarem esse movimento ... É para isso. A atividade do Brāhmaṇa é isso, pregar. Brahmā jānāti. É preciso conhecer o Brahman e distribuir o conhecimento sobre brahma-jñāna. Essa é a atividade dos brāhmaṇas.