PT/Prabhupada 0348 - Se por 50 anos a pessoa canta apenas Hare Krishna, tornara-se perfeita



Lecture on BG 7.14 -- Hamburg, September 8, 1969

Rapaz inglês: É possível fazer isso nesta vida? Nesta? É possível que alguém caia?

Prabhupāda: É possível num segundo, desde que estejas a falar sério. Não é difícil. Kṛṣṇa-bhakti ... Bahūnāṁ janmanām ante jñānavān māṁ prapadyate: (BG 7.19) "Depois de muitos, muitos nascimentos, quando alguém é inteligente, sábio, plenamente crescido, sábio, ele rende-se a Mim ", diz Kṛṣṇa. Então, se eu sou inteligente, vou ver que "Se esse é o objetivo da vida, que, após muitos e muitos nascimentos, é preciso se render a Kṛṣṇa, porque não me render imediatamente?" Isso é inteligência. Se isso é um facto, é preciso chegar a esse ponto, depois de cultivar o conhecimento por muitos, muitos nascimentos, então porque não aceitá-lo imediatamente? Porque devo esperar por muitos, muitos nascimentos, se isso é um facto?

Então, isso requer um pouco de inteligência. Não requer muitos, muitos nascimentos. Requer um pouco de inteligência. Leva a sério essa consciência de Kṛṣṇa; os teus problemas estão resolvidos. Agora, se não acreditas, então vem à discussão, à filosofia, à razão. Continua a discutir. Existem volumes de livros. Estar convencido. Podes aprender. Todas as respostas existem no Bhagavad-gītā. Você pode tentar entender com a sua razão, com os seus argumentos. Está aberto. Assim como Arjuna. Arjuna aprendeu o Bhagavad-gītā, em quanto tempo? No máximo, em meia hora. Porque ele era muito inteligente. Este Bhagavad-gītā, as pessoas do mundo estão o lendo. Eruditos muito, muito eruditos, homens sábios, eles o estão lendo. Eles estão tentando entender, dando uma interpretação diferente. Existem milhares de edições, de comentários. Mas Arjuna era inteligente; ele entendeu em meia hora.

Portanto, isto requer inteligência relativa. Tudo, este mundo é relativo. Lei da relatividade. Isso é científico. Teoria do professor Einstein? Lei da relatividade? Portanto, é relativamente. A pessoa pode se tornar imediatamente consciente de Kṛṣṇa num segundo, e pode não tornar-se consciente de Kṛṣṇa depois de muitos, muitos nascimentos. Portanto, é relativo. Se você tem inteligência suficiente, pode aceita-la imediatamente. Se houver menos inteligência, isso levará tempo. Você não pode dizer: "Será possível depois de tantos anos." Isso não pode ser dito. É relativo. Tudo é relativo. Para um ser humano, daqui até ali, um passo; e para um pequeno micróbio, são dezesseis quilômetros daqui até ali, dezesseis quilômetros para ele. Então, tudo é relativo. Este mundo é um mundo relativo. Não existe uma fórmula que diga "Alguém pode ser consciente de Kṛṣṇa depois de tantos anos". Não. Essa fórmula não existe. A pessoa pode não ser consciente de Kṛṣṇa mesmo depois de milhões de nascimentos, e pode-se tornar consciente de Kṛṣṇa dentro de um segundo. Mas, por outro lado, nesta vida podemos tornar-nos perfeitos em consciência de Kṛṣṇa se levarmos isso a sério. Especialmente vocês, que são todos jovens. Esperamos que pelo menos vocês vivam mais cinquenta anos. Oh, isso é tempo suficiente. Suficiente. Mais do que suficiente. Mais do que suficiente. Se por cinquenta anos alguém simplesmente cantar Hare Kṛṣṇa, Hare Kṛṣṇa, com certeza tornar-se-á perfeito. Não há dúvidas sobre isso. Simplesmente se ele cantar este mantra, Hare Kṛṣṇa, oh, não há dúvida sobre isso.