PT/Prabhupada 0367 - Vrndavana significa que Krishna é o centro



Lecture on BG 7.1 -- Bombay, December 20, 1975

Então, Kṛṣṇa está a instruir pessoalmente o Bhagavad-gītā para O entender, então devemos aproveitar isso, do contrário estaremos perdendo a oportunidade dessa forma de vida humana. Kṛṣṇa não está a ensinar o Bhagavad-gītā a alguns cães e gatos. Ele está a ensinar a pessoa mais influente, imaṁ rājarṣayo viduḥ (BG 4.2). Portanto, o Bhagavad-gītā é destinado ao rājarṣi, uma pessoa muito rica, opulenta e ao mesmo tempo santa. Anteriormente, todos os reis eram rājarṣi. Rāja e ṛṣi combinados. Portanto, o Bhagavad-gītā não se destina à classe dos vagabundos. Deve ser entendido pelos chefes da sociedade: yad yad ācarati śreṣṭhas tat tad evetaro janaḥ (BG 3.21). Portanto, aqueles que afirmam ser os líderes da sociedade, devem aprender o Bhagavad-gītā, como se tornar um líder prático e real, e então a sociedade será beneficiada. E se seguirmos as instruções do Bhagavad-gītā e de Kṛṣṇa, todos os problemas serão resolvidos. Não é um sentimento religioso sectário ou fanatismo. Não é isso. É uma ciência - ciência social, ciência política, ciência cultural. Tudo está aí.

Portanto, o nosso pedido é que cada um de vocês se torne um guru. Essa é a ordem de Caitanya Mahāprabhu. Ele deseja que todos se tornem gurus. Como? Ele diz:

yāre dekha tāre kaha 'kṛṣṇa'-upadeśa
āmāra ājñāya guru hañā tāra' ei deśa
(CC Madhya 7.128)

Este é o guru. Suponha que seja um membro da família. Tantas entidades vivas, seus filhos, suas filhas, sua nora ou filhos, vocês podem tornar-se os seus gurus. Exatamente assim, você pode sentar-se à noite e falar sobre o Bhagavad-gītā, yāre dekha tāre kaha kṛṣṇa-upadeśa (CC Madhya 7.128). Você não tem que fabricar nada. A instrução está lá, simplesmente repete-a e deixa-os ouvir - você se torna um guru. Não é nada difícil. Então, essa é a nossa pregação. Não queremos nos tornar gurus sozinhos, mas queremos pregar de forma que cada, o chefe, ou qualquer homem, ele pode se tornar guru no seu entorno. Qualquer um pode fazer isso. Até um coolie, ele também pode, ele tem família, ele tem amigos, portanto, mesmo sendo analfabeto, ele pode ouvir as instruções de Kṛṣṇa e pregar as mesmas. Isso nós queremos. E convidamos todos os cavalheiros respeitáveis, líderes a aprender isso. É muito simples: man-manā bhava mad-bhakto mad-yājī māṁ namaskuru (BG 18.65), e ao executar esta ordem de Kṛṣṇa, Ele garante, mām evaiṣyasi, "Você vem a Mim." Yad gatvā na nivartante tad dhāma paramaṁ mama (BG 15.6). Tyaktvā dehaṁ punar janma naiti mām eti kaunteya (BG 4.9). Uma coisa muito fácil.

Portanto, o nosso único pedido é que os líderes da sociedade levem os ensinamentos do Bhagavad-gītā muito a sério, aprenda e ensine aos outros. Esse é o movimento da consciência de Kṛṣṇa. Não é nada difícil, Isso é muito fácil. Todos podem fazer isso. Mas o resultado será que, assim que você entender, as pessoas entenderem Kṛṣṇa, janma karma ca me divyaṁ yo jānāti tattvataḥ (BG 4.9), qualquer um que entenda Kṛṣṇa, o resultado é tyaktvā dehaṁ punar janma naiti ... Depois de abandonar este corpo, ele não aceita mais nenhum corpo material. Ele permanece na sua identidade espiritual e desfruta da companhia de Kṛṣṇa. Isso é Vṛndāvana. Gopījana-vallabha. Kṛṣṇa ... Kṛṣṇa, Vṛndāvana significa que Kṛṣṇa é o centro. Ele é o objecto adorável de todos. As gopis, os vaqueirinhos, os bezerros, as vacas, as árvores, as frutas, flores, o pai, a mãe - todos estão apegados a Kṛṣṇa. Isso é Vṛndāvana. Portanto, esta é uma réplica, esta Vṛndāvana, e existe a verdadeira Vṛndāvana. Isso também é real. No absoluto não há diferença. Mas para o nosso entendimento, há a Vṛndāvana original,

Cintāmaṇi-prakara-sadmasu kalpa-vṛkṣa-
lakṣāvṛteṣu surabhīr abhipālayantam
lakṣmī-sahasra-śata-sambhrama-sevyamānaṁ
govindam ādi-puruṣaṁ tam ahaṁ bhajāmi
(Bs. 5.29)
Veṇuṁ kvaṇantam aravinda-dalāyatākṣaṁ
barhāvataṁsam asitāmbuda-sundarāṅgam
kandarpa-koṭi-kamanīya-viśeṣa-śobhaṁ
govindam
(Bs. 5.30).

Esta é a descrição, Goloka Vṛndāvana.