PT/Prabhupada 0369 - Os meus discípulos, são parte integrante de mim



Room Conversation with Life Member, Mr. Malhotra -- December 22, 1976, Poona

Sr. Malhotra: Como pode ser que tantos sábios do passado, tenham proclamado ahaṁ brahmāsmi.

Prabhupāda: (Hindi). Você é Brahman. Porque você é parte integrante de Parabrahman. Isso eu já te disse, que ... Ouro, ouro grande e partícula pequena, isso é ouro. Da mesma forma, Bhagavān Parabrahman, e nós somos parte integrante Dele. Portanto, eu sou Brahman. Mas eu não sou Parabrahman. Kṛṣṇa é aceito como Parabrahman por Arjuna: paraṁ brahma paraṁ dhāma pavitraṁ paramaṁ bhavān (BG 10.12). Parabrahman. Portanto, param, esta palavra é usada, Paramātmā, Parabrahman, Parameśvara. Porquê? Essa é a diferença. Um é supremo e o outro é subordinado. Brahman subordinado. Você é Brahman, não há dúvida disso. Mas não aquele Parabrahman. Se você é Parabrahman, então porque está fazendo sādhana para se tornar Parabrahman? Porquê? Se você for Parabrahman, então será sempre Parabrahman. Porque caiu nesta condição de que precisa de realizar sādhana para se tornar Parabrahman? Isso é tolice. Você não é Parabrahman. Você é Brahman. Você é ouro, uma pequena partícula. Mas você não pode dizer "Eu sou uma mina de ouro". Isso você não pode fazer. Paraṁ brahma paraṁ dhāma pavitraṁ paramaṁ bhavān (BG 10.12).

Gopāla Kṛṣṇa: Então, ele está a verificar se é hora de ir. Você vai vir com a gente também? Muito bom.

Prabhupāda: Traga um pouco de água. Estes, os meus discípulos, são parte integrante de mim. Toda a missão está a acontecer com a cooperação deles. Mas se ele diz, "Eu sou igual ao meu Guru Mahārāja", isso é uma ofensa. Sr. Malhotra: Às vezes o guru deseja que o seu discípulo seja mais alto do que ele.

Prabhupāda: Isso significa que ele está em um estágio inferior. Isso você tem que aceitar antes de tudo. Sr. Malhotra: Como todo pai que vê que os seus filhos crescem.

Prabhupāda: Sim, ainda assim o pai continua sendo o pai, e um filho não pode se tornar o pai. Sr. Malhotra: Pai continua pai mas sente que pode, vai progredir ...

Prabhupāda: Não, não. O pai pode querer ver se o filho é igualmente qualificado, mas ainda assim o pai é pai e o filho é filho. Isso é perpétuo. Da mesma forma, uma parte integrante de Deus pode ser muito poderosa, mas isso não significa que ele se tornou Deus. Sr. Malhotra: Outras tradições, discípulo guru, então o discípulo se torna guru, então discípulo. Os gurus podem mudar.

Prabhupāda: Eles não podem mudar. Se houver mudança de guru, o discípulo age, mas não, nunca dirá que me tornei igual ou uno com o guru. Isso não é assim. Sr. Malhotra: Estou pensando sobre isso, Swamiji, o seu Guru Mahārāja está pregando através de você, e você está pregando por meio deles.

Prabhupāda: Sim. Sr. Malhotra: Então, o discípulo é guru por meio dos seus discípulos.

Prabhupāda: Tudo bem. Evaṁ paramparā prāptam (BG 4.2). Mas isso não se tornou, ele se tornou ... Ele pode ser representante do guru, representante de Deus, mas isso não significa que ele se tornou Deus. Sr. Malhotra: Mas ele se torna guru perante os seus discípulos.

Prabhupāda: Tudo bem. Sr. Malhotra: Nunca igual ao seu guru.

Prabhupāda: Diferente, representante. Não igual. Eu envio um representante deste homem, e ele pode ser muito especialista, fazendo bons negócios, ainda assim ele não pode ser igual a mim. Ele está actuando como o meu representante, isso é outra coisa. Mas não que ele tenha se tornado o proprietário original. Sr. Malhotra: Mas como os seus discípulos, você é tomado como guru. Prabhupāda: Mas eles nunca dirão que se tornaram iguais a mim. "Eu avancei para ser o meu guru." Nunca dirão. Assim como este rapaz, ele está a oferecer reverências. Ele pode ser mais especialista do que eu em pregar , mas sabe que "sou subordinado". Caso contrário, porque deve ele oferecer reverências? Ele pode pensar: "Oh, agora sou tão erudito. Estou tão avançado. Porque devo aceitá-lo como superior? ”Não. Isso continua. Mesmo depois da minha morte, depois do meu desaparecimento, ele oferecerá reverências à minha foto. Sr. Malhotra: Mas entre os seus discípulos ele será adorado ...

Prabhupāda: Tudo bem, mas ele continua sendo um discípulo do seu guru. Ele nunca dirá: "Agora eu me tornei guru, então não me importo com o meu guru." Ele nunca vai dizer. Exatamente como estou a fazer, mas ainda estou adorando o meu guru. Portanto, permaneço subordinado ao meu guru, sempre. Embora eu tenha me tornado guru, ainda sou subordinado a ele.