PTBR/Prabhupada 0057 - Limpando o coração



Lecture on SB 6.1.34-39 -- Surat, December 19, 1970

Revatīnandana: Nós sempre encorajamos cantar Hare Krishna, não é?

Prabhupāda: Sim. Esse é o único método nesta era. Através do canto de Hare Krishna, a pessoa... O reservatório de compreensão fica purificado. E depois ele pode receber, ele pode receber o conhecimento espiritual. Sem purificar o coração é muito difícil entender e receber conhecimento espiritual. Todas estas medidas reformadoras - brahmacārī, gṛhastha, vānaprastha - elas são simplesmente o método de limpeza. E bhakti também é um método de limpeza, vidhi-bhakti. Mas por envolver-se neste culto à Deidade, ela também torna-se limpa. Tat-paratve... Sarvopādhi... Como ela se torna iluminada ou avançada no entendimento de que ela é serva eterna de Krishna, ela se torna purificada. Ela fica purificada. Sarvopādhi significa que ela não faz... Sarvopādhi. Ela tenta eliminar sua upādhi, sua designação, que "eu sou americano", "Eu sou índio", "eu sou isso", "eu sou aquilo". Assim, desse modo, quando você se torna completamente livre deste conceito de vida corpórea, então, nirmalam. Ela se torna nirmala, sem contaminação. E enquanto este conceito de vida estiver acontecendo "eu sou isso", "eu sou aquilo", ela está ainda no... Sa bhaktaḥ prakṛtaḥ smṛtaḥ.

(fora da conversação:) sente-se corretamente, não é assim. Sa bhaktaḥ prakṛtaḥ smṛtaḥ. Arcāyām eva haraye... Mesmo neste processo, quando elas estão envolvidas em adoração à Deidade, arcāyāṁ haraye yat-pūjāṁ śraddhāyehate, fazendo com grande devoção, entretanto na tad bhakteṣu cānyeṣu, entretanto ele não tem compaixão ou ele não sabe qual é a posição de um devoto, então sa bhaktaḥ prakṛtaḥ smṛtaḥ: "Ele é chamado de devoto material, devoto material." Portanto, temos de nos elevar a partir da fase devocional material para a segunda plataforma, quando se pode entender o que é um devoto, o que é um não-devoto, o que é Deus, o que é ateu. Estas discriminações estão lá. E no estágio paramahaṁsa não existe essa discriminação. Ele vê todo mundo que está empenhado no serviço do Senhor. Ele não inveja ninguém, ele não vê nada, ninguém. Mas esse é um outro estágio. Nós não devemos imita-lo, tentar imitar, mas nós podemos saber que paramahaṁsa é o estágio mais alto da perfeição. Como pregadores nós precisamos sinalizar... exatamente como eu falei para esse rapaz, "Você deve sentar-se assim." Mas um paramahaṁsa não vai falar. Um paramahaṁsa, ele vê de outra forma: "ele está bem assim." Ele vê. Mas nós não devemos imitar um paramahaṁsa. Porque nós somos pregadores, nós somos professores, nós não devemos imitar um paramahaṁsa. Nós devemos falar a fonte correta, a razão correta.

Revatīnandana: Você deve estar mais alto do que o estágio de paramahaṁsa, Prabhupāda.

Prabhupāda: Eu sou mais baixo do que você. Eu sou mais baixo do que você.

Revatīnandana: Você é tão bonito. Você é paramahaṁsa, mas ainda assim você está pregando para nós.

Prabhupāda: Não, eu sou mais baixo do que você. Eu sou o mais baixo de todas as criaturas. Eu estou simplesmente tentando executar a ordem do meu mestre espiritual. Somente isso. Isso deve ser a ocupação de todos. Faça o melhor. Faça o seu melhor para executar a ordem superior. Essa é a maneira mais segura de progredir. Alguém pode estar no estágio mais baixo, mas se ele tenta executar o dever confiado a ele, ele é perfeito. Ele pode estar em estágio mais baixo, mas porque ele está tentando executar o dever confiado a ele, então ele é perfeito. Essa é a consideração.