PTBR/Prabhupada 0080 - Krishna gosta muito de brincar com Seus amiguinhos



Lecture on CC Madhya-lila 21.13-49 -- New York, January 4, 1967

e-mata anyatra nāhi śuniye adbhuta
yāhāra śravaṇe citta haya avadhūta
'kṛṣṇa-vatsair asaṅkhyātaiḥ'-śukadeva-vāṇī
kṛṣṇa-saṅge kata gopa-saṅkhyā nāhi jāni
(CC Madhya 21.18-19)

Gopa. Kṛṣṇa, você sabe, em Sua morada, Ele é assim como um garoto de dezesseis anos de idade, e Seu principal passatempo é levar as vacas ao pasto com Seus amigos, e brincar com eles. Essa é a atividade do dia de Kṛṣṇa. Então Śukadeva Gosvāmī escreveu um verso muito bom, que esses meninos que estão brincando com Kṛṣṇa, tinham acumulado montes de atividades piedosas em suas vidas passadas. Kṛta-puṇya-puñjāḥ (SB 10.12.11. Sākaṁ vijahruḥ. Itthaṁ satāṁ brahma-sukhānubhūtyā. Agora, Śukadeva Gosvāmī está escrevendo. Esses meninos que estão brincando com Kṛṣṇa estão brincando com quem? Eles estão brincando com a Suprema Verdade Absoluta, que é considerada como impessoal pelos grandes sábios. Itthaṁ satāṁ brahma... Brahma-sukha. Brahma, a realização transcendental no Brahman. O reservatório da realização no Brahman está aqui: Kṛṣṇa. Então, esses meninos que estão brincando com este Kṛṣṇa, Ele é o reservatório da realização no Brahman. Itthaṁ satāṁ brahma-sukhānubhūtyā dāsyaṁ gatānāṁ para-daivatena. E dāsyaṁ gatānām, aqueles que aceitaram o Senhor Supremo como mestre, isso significa os devotos, para eles, este Kṛṣṇa é o Senhor Supremo. Para os impersonalistas Ele é o Brahman Supremo, e para os personalistas Ele é o Senhor Supremo. E māyāśritānāṁ nara-dārakeṇa. E aqueles que estão sob o feitiço do materialismo, para eles Ele é um garoto comum. Māyāśritānāṁ nara-dārakeṇa sākaṁ vijahruḥ kṛta-puṇya-puñjāḥ (SB 10.12.11. Com ele, esses meninos, que acumularam milhões e milhões de nascimentos com atividades piedosas, agora eles têm a oportunidade de brincar cara a cara com Kṛṣṇa assim como meninos normais brincam. Então, da mesma forma, Kṛṣṇa gosta muito de brincar com seus amiguinhos. Isso é mencionado no Brahma-saṁhitā. Surabhīr abhipālayantam, lakṣmī-sahasra-śata-sambhrama-sevyamānam (Bs. 5.29). Assim, essas coisas também são explicadas aqui.

eka eka gopa kare ye vatsa cāraṇa
koṭi, arbuda, śaṇkha, padma, tāhāra gaṇana
(CC Madhya 21.20)

Agora existem tantos amigos, meninos vaqueiros, ninguém pode contar. Ninguém... Ilimitado, tudo ilimitado. Eles têm um número ilimitado de vacas, um número ilimitado de amigos, tudo ilimitado.

vetra, veṇu dala, śṛṅga, vastra, alaṅkāra,
gopa-gaṇera yata, tāra nāhi lekhā-pāra
(CC Madhya 21.21)

Agora, esses meninos vaqueiros têm um bastão na mão, vetra. E cada um deles tem também uma flauta. Vetra veṇu dala. E uma flor de lótus, e um śṛṅgara, um chifre. Śṛṅgara vastra, e muito bem vestidos. E cheios de ornamentos. Assim como Kṛṣṇa está vestido, da mesma forma, Seus amigos, meninos vaqueiros, eles também estão vestidos. No mundo espiritual, quando você for, você não será capaz de entender quem é Kṛṣṇa e quem não é Kṛṣṇa. Todo mundo é como Kṛṣṇa. Da mesma forma, nos planetas Vaikuṇṭha, todos são como Viṣṇu. Isso é chamado de sarupya-mukti. As entidades vivas, quando entram nos planetas espirituais, elas se tornam tão boas quanto Kṛṣṇa e Viṣṇu - não há diferença - porque isso é o mundo absoluto. Aqui, a diferença está aí. Os impersonalistas não conseguem entender que, mesmo na individualidade, não há diferença. Assim que eles pensam na individualidade, oh, eles pensam que há uma diferença. Então, o que é a liberação? Sim. E, na verdade, não há diferença. A diferença é somente que a personalidade de Kṛṣṇa e as personalidades dos outros, eles são conscientes de que "Kṛṣṇa é o nosso objeto de amor." É isso. O centro é Kṛṣṇa. Desta forma, os meninos e meninas individuais e Kṛṣṇa, todos estão desfrutando da bem-aventurança espiritual.