PTBR/Prabhupada 0082 - Krishna está presente em toda parte



Lecture on BG 4.24 -- August 4, 1976, New Mayapur (French farm)

Devoto: Nós dizemos que Kṛṣṇa está presente dentro do espiritual, dentro do coração da entidade viva.

Prabhupāda: Kṛṣṇa está presente em toda parte.

Devoto: Como uma pessoa ou como uma energia?

Prabhupāda: Na Sua energia. E também pessoa, pessoa que não podemos ver com os olhos atuais, mas a energia nós podemos sentir. Clareie este ponto mais e mais. Assim, quando plenamente realizado, então este verso - que tudo é brahma - sarvaṁ khalv idaṁ brahma... O devoto avançado, ele não vê nada a não ser Kṛṣṇa.

Devoto: Śrīla Prabhupāda, existe alguma real diferença entre energia material e energia espiritual?

Prabhupāda: Sim, diferença, há muitas diferenças. O mesmo exemplo: a eletricidade. Tantas coisas estão funcionando, diferença de energia. Mesmo o ditafone está trabalhando, eletricidade. Pela mesma energia, a eletricidade. Portanto, Kṛṣṇa diz ahaṁ sarvasya prabhavaḥ (BG 10.8). Ele é a origem de tudo.

Devoto: Isso é explicado na Bhagavad-gītā que se muda de corpo durante a vida, mas vemos que um homem negro nunca se torna branco, ou que há uma constante, há algo constante dentro do corpo embora ele mude. O que é isso? Como é que o corpo muda, mas ainda podemos reconhecer alguém desde sua juventude até sua velhice?

Prabhupāda: Assim, quando você tiver avançado mais, você descobrirá que não há distinção entre negro e branco. Assim como uma flor que está saindo: existem muitas cores. Assim, isso está vindo da mesma fonte. Como tal, não há tanta diferença, mas, para torná-lo bonito, existem tantas cores. Na luz do sol há sete cores e, dessas sete cores, multicores estão saindo, originadas da única cor branca, e então, tantas cores saindo. Está claro ou não? Devoto: Śrīla Prabhupāda, se Kṛṣṇa criou tudo e tudo é submetido à vontade de Kṛṣṇa, podemos realmente dizer o que é bom ou mau? Prabhupāda: Não há bom ou mau, isso é invenção mental. Mas, no geral, no mundo material significa que tudo é ruim.