PTBR/Prabhupada 0120 - Poder místico inconcebível



Morning Walk At Cheviot Hills Golf Course -- May 17, 1973, Los Angeles

Prabhupāda: Você já traduziu ou não?

Svarūpa Dāmodara: Inconcebível?

Prabhupāda: Sim. Inconcebível ou místico.

Svarūpa Dāmodara: Poder místico.

Prabhupāda: Sim.

Svarūpa Dāmodara: Estou apenas coletando o que Śrīla Prabhupāda explicou, os diferentes acintya-śaktis que observamos.

Prabhupāda: Aqui o acintya-śakti está funcionando, essa névoa, nevoeiro. Você não tem poder para afastá-lo. Está além de seu poder. Você pode explicar com algum jogo de palavras...

Transeunte: Bom dia.

Prabhupāda: Bom dia. ...Que "tais produtos químicos, tais moléculas, como este, aquele", há tantas coisas. Mas (rindo) você não tem poder para afastá-lo.

Svarūpa Dāmodara: Sim. Eles têm uma explicação de como a névoa é formada. Eles chamam isso de...

Prabhupāda: Isso você pode fazer. Ou seja, eu posso fazer também. Não é muito grande crédito. Mas se você sabe como ele é formado, então combata-o.

Svarūpa Dāmodara: Nós sabemos como ele é formado. Nós sabemos como ele é formado.

Prabhupāda: Sim. Então, você sabe, então descubra, combata-o. Assim como antigamente, na guerra, a brahmāstra atômica foi lançada. Por outro lado... brahmāstra significa calor excessivo. Então eles causaram alguma coisa, eles se transformaram em água. Porque depois de calor, deve haver água. Então, onde é que está a ciência?

Svarūpa Dāmodara: É como o leite. O leite parece branco, mas é apenas água. Eles o chamam, é uma suspensão coloidal de proteínas, estas caseínas, em água. Assim, de forma semelhante, esta névoa é apenas uma suspensão coloidal de água no ar.

Prabhupāda: Sim. Então você cria algum fogo. Ele será imediatamente afastado. A água pode ser expulsa pelo fogo. Então crie. Isso você não pode. Você acabou de atirar uma bomba. Haverá um pouco de calor, e toda a névoa irá embora. Faça.

Karandhara: Isso explodiria o planeta. Isso explodiria o planeta. (Risos)

Prabhupāda: Hare Kṛṣṇa. A água pode ser combatida pelo fogo ou ar. Todo mundo sabe disso. Então faça isso, suspensão. Então isto é poder místico para você. Você pode falar todo tipo de bobagem, mas você não pode agir contra isso. Por isso, é poder místico. Então, da mesma forma, há tantas coisas. Isso é acintya-śakti. Você não pode nem mesmo pensar. De acordo com as leis da natureza, logo que o sol nasce - não há mais névoa. Tudo termina. Um pouco de aumento da temperatura do sol, e tudo termina. Nīhāram iva bhāskaraḥ. Este exemplo é dado no Bhāgavata. Nīhāra, isso é chamado nīhāra. Assim como nīhāra é imediatamente dissipada por bhāskara, pelo sol, Da mesma forma, se um indivíduo pode despertar sua devoção dormente, então tudo acabado, toda a sua reação proveniente de atividades pecaminosas, terminada. Nīhāram iva bhāskaraḥ. Você apenas cria... Você calcula que o sol é composto deste produto químico, daquela substância química. Basta criar um sol e jogá-lo. Simplesmente uma tese para o futuro, blefe e jogo de palavras, isso não é bom.

Svarūpa Dāmodara: Isso é o que significa pesquisa. Investigação significa entender o que não era conhecido antes.

Prabhupāda: Sim. Investigação significa que você admite que vocês são todos tolos e patifes. Pesquisa destinada a quem? A quem não conhece. Caso contrário, onde está a questão de pesquisa? Você não sabe. Você admite isso. Então tantos poderes místicos existem. Você não sabe como isso está sendo feito. Portanto, você tem que aceitar o poder inconcebível. E sem aceitar este princípio de poder inconcebível, não há nenhum significado para Deus. Não como aquele Bala-yogī tornou-se um Deus. Então estes são para os patifes, tolos. Mas aqueles que são inteligentes, eles vão testar o poder inconcebível. Assim como aceitamos Kṛṣṇa como Deus - poder inconcebível. Aceitamos Rāma - poder inconcebível. Não tão barato. Um patife vem e diz: "Eu sou a encarnação de Deus". Outro malandro aceita. Não é assim. "Ramakrishna é Deus". Nós não aceitamos. Temos de ver o poder místico inconcebível. Assim como Kṛṣṇa, quando criança, levantou uma colina. Isso é poder místico inconcebível. Rāmacandra, Ele construiu uma ponte de pedra sem pilar. A pedra começou a flutuar: "Flutue". Então esse é um poder inconcebível. E porque você não pode ajustar esse poder inconcebível, quando eles são descritos, você diz: "Oh, estas são todas histórias". Como é chamado? Mitologia. Mas estes grandes, grandes sábios, Vālmīki e Vyāsadeva e outros ācāryas, eles simplesmente desperdiçaram seu tempo escrevendo mitologia? Tais eruditos? E eles não interpretaram que isso é mitologia. Eles aceitaram isso como fato, real. Houve um incêndio na floresta. Todos os amigos e vaqueirinhos, eles se perturbaram. Eles começaram a olhar na direção de Kṛṣṇa: "Kṛṣṇa, o que fazer?" "Tudo bem". Ele simplesmente engoliu todo o fogo. Isto é inconcebível poder místico. Isso é Deus. Aiśvaryasya samagrasya vīryasya yaśasaḥ śriyaḥ (Viṣṇu Purāṇa 6.5.47). Estes seis opulências em totalidade. Isso é Deus. Energia inconcebível ou poder místico, nós temos também. Em quantidade muito pequena. Tantas coisas estão acontecendo dentro do nosso corpo. Nós não podemos explicar. O mesmo exemplo. Minhas unhas estão crescendo exatamente com a forma certa. Embora sejam estragadas por alguma doença, mais uma vez elas crescem. Eu não sei que tipo de mecanismo está funcionando, e a unha está chegando, encaixando exatamente a posição e tudo. Isso está vindo do meu corpo. Então isso é poder místico. É poder místico até mesmo para mim e para o médico, para todos... Eles não podem explicar.