PTBR/Prabhupada 0134 - Não matarás, e você está matando



Morning Walk -- October 4, 1975, Mauritius

Prabhupāda: Padres cristãos, me perguntaram: "Por que o cristianismo está diminuindo? O que nós fizemos?" Então eu falei para eles, "O que vocês não fizeram?" (risos)

Cyavana: Sim.

Prabhupāda: "Vocês violaram desde o início as ordens de Cristo, "Não matarás", mas vocês são matando, somente matando. Então, o que vocês não fizeram?"

Devoto 1: Eles falam que o homem tem que dominar sobre os animais. Eles devem...

Prabhupāda: Por isso, vocês devem mata-los e come-los. Muito bom raciocínio. "O pai deve dominar sobre os filhos; portanto, os filhos devem ser mortos e comidos. Então, patifes, e eles estão professando líderes religiosos.

Puṣṭa Kṛṣṇa: Prabhupāda, se a cada momento estamos matando ao respirar e caminhar e ao fazer tantas coisas, e então ele diz: "Não matarás", então, Deus nos deu uma instrução que é impossível?

Prabhupāda: Não. Conscienciosamente você não deve matar. Mas, inconscientemente, se você o fizer, isso é desculpado. (pausa)... na punar baddhyate. Āhlādinī-śakti, é a potência de prazer. Assim, a potência de prazer não é dolorosa para Krishna. Mas é dolorosa. É dolorosa para nós, almas condicionadas. Este Golden Moon (nome de um bar?), todos vão lá por lazer, mas ele está se envolvendo em atividades pecaminosas. Portanto, não é prazer. Isto vai lhe trazer sofrimento. Assim, muitos efeitos colaterais. Vida sexual, mesmo que não seja ilícita, ainda assim, é dolorosa, efeitos colaterais. Você vai precisar cuidar das crianças. Você precisa dar suporte às crianças. Isso é doloroso. Você tem que pagar o parto para o hospital, em seguida, a formação, a conta do médico - muito doloroso. Portanto, este prazer, o prazer sexual, é seguido por tantas coisas dolorosas. Tāpa-karī. A mesma potência de prazer está lá no ser vivo em pouca quantidade, e, logo que eles a utilizam, torna-se sofrimento. E a mesma potência de prazer no mundo espiritual, Krishna está dançando com as gopīs, isso não traz sofrimento. Isso é agradável. (pausa)... o homem, se ele toma bons alimentos é sofrimento. Se um homem doente, se ele toma...

Cyavana: Ele fica mais doente.

Prabhupāda: mais doente. Portanto, essa vida é destinada a tapasya, não aceitar - voluntariamente rejeitar. Em seguida, ela é boa.