PTBR/Prabhupada 0136 - O conhecimento desceu através da sucessão discipular



Lecture with Translator -- Sanand, December 25, 1975

Então, Bhagavan significa: A Suprema Personalidade de Deus. A verdade absoluta é realizada em três aspectos: Brahman, Paramatma e Bhagavan. A Verdade Absoluta é realizada em três fases: brahmeti, paramātmeti e bhagavān iti śabdyate (SB 1.2.11). A Verdade Absoluta pode ser realizada no começo como o Brahmam, impessoal, o qual é o objetivo dos jñānīs, e e por último, a última palavra na compreensão absoluta é Pessoa, A Suprema Personalidade de Deus. A questão final é a Suprema Personalidade de Deus assim como entendemos que no Sol há a Pessoa Suprema, ou a sūrya-nārāyaṇa, ou a pessoa chefe dentro do Sol. O nome dele também é dado no Bhagavad-gītā - Vivasvān. O Senhor diz no Quarto Capítulo: imaṁ vivasvate yogaṁ proktavān aham avyayam: (BG 4.1) "Antes de tudo, eu explico essa ciência, esse sistema de yoga do Bhagavad-gītā, para Vivasvān, o semi-deus do Sol. Vivasvān manave prāhur manur ikṣvākave 'bravīt. E Vivasvān, o semi-deus do Sol, explicou para Manu e Manu explicou a seu filho. Dessa forma, pela sussessão dscipular o conhecimento chegou. Então, quando falamos de jñāna, conhecimento, isso deve er aprendido a partir de uma pessoa. Então, Bhagavān, a última palavra na compreensão da Verdade Absoluta, Ele diz nesse Bhagavad-gītā.

Então, Vyasadeva especificamente significa aqui: bhagavān uvāca. Ele não diz kṛṣṇa uvāca, porque às vezes Kṛṣṇa é mal entendido pelos tolos. Então essa palavra, bhagavān uvāca, significa o que quer que Ele diga. Não há defeitos ou diferenças. Para pessoas leigas como nós, existem quatro defeitos: bhrama pramāda vipralipsā kara-ṇāpāṭava. Então na Suprema Personalidade de Deus, ou pessoa autorrealizada, servos de Kṛṣṇa, que compreenderam Kṛṣṇa, para eles não há deficiências. Eles são perfeitos. Por essa razão Kṛṣṇa dá a instrução:

tad viddhi praṇipātena
paripraśnena sevayā
upadekṣyanti tad jñānaṁ
jñāninas tattva-darśinaḥ
(BG 4.34)

Você tem que tomar conhecimentos com a pessoa que realmente viu ou realizou a verdade. Então nós temos que nos aproximar dessa pessoa. Caso contrário, se nos aproximamos de um especulador, nós não podemos tomar conhecimento verdadeiro. Então, esses especuladores não podem entender o que é Deus. Portanto, eles cometem erros dizendo que "Deus é assim", "Deus é aquilo". "Não existe Deus", "Não existe forma". Todas essas coisas sem sentido são propostas, porque são imperfeitas. Bhagavān, portanto, diz: avajānanti māṁ mūḍhā mānuṣīṁ tanum āśritāḥ (BG 9.11). Por ele vir para o nosso benefício na forma humana, os tolos e patifes o consideram uma pessoa ordinária. Se o Bhagavān diz: ahaṁ bīja-pradaḥ pitā (BG 14.4), "Eu sou o pai que dá a semente", cada um de nós sabe que o meu pai é uma pessoa, o pai dele é uma pessoa, o pai dela é uma pessoa... e porque a Suprema Personalidade ou o Pai Supremo deveria se tornar impessoal? Por quê? E, portanto, nós temos que aprender do Bhagavān, a Pessoa Suprema, todo o conhecimento. Esse Bhagavad-gītā é, portanto, o conhecimento completo vindo da Personalidade de Deus. Nós não podemos mudar sequer uma palavra desse Bhagavad-gītā. Isso é loucura. Então o nosso Movimento para a Consciência de Nós não manufaturamos nada inventado. Nós simplesmente distribuímos a mensagem da Suprema Personalidade de Deus E isso está se tornando praticamente efetivo.